Pessoal, bom dia!
Estou tentando elaborar uma fórmula de minoxidil pra eu poder usar, mas estou tendo alguns entraves, pois não tenho conhecimento técnico. Gostaria muito que me ajudassem com suas experiências.
Minha ideia inicial era essa formulação simples:
Minoxidil......... 5%
Cafeina.......... 2,5%
Fator IGF-1........ 1,5%
Tretinoína.........0,01%
Propilenoglicol...... 20%
Solução hidroalcoolica a 70% de álcool.
Minha primeira dúvida é sobre a quantidade de álcool da loção. O quanto o álcool vai impactar nessa loção?
Em relação ao propilenoglicol vi que a maioria das fórmulas que são vendidas na Internet contém apenas 10% desse ativo, o Rogaine por exemplo contém 50% de propilenoglicol, pq nenhuma fórmula manipulada chega a essa proporção de 50%?
Outra dúvida que tenho é em relação ao tipo de loção, por exemplo, algumas são em solução hidroalcóolica e outras em Loção Capilar. Qual a diferença? Nas fórmulas de Loção Capilar por exemplo não tem propilenoglicol isso não atrapalharia a absorção do minox?
Uma vez o cleition e o admin me explicaram que peptídeos e fatores de crescimento podem ter no máximo 10% de álcool, se eu manipular em Loção Capilar a 10% não precisa de propilenoglicol?
Por fim, tretinoína é a mesma coisa que ácido retinóico? Nas fórmulas gringas o ativo tretinoína é usado a 0,01% e no brasil é usado o ácido retinóico a 0,025%. São a mesma coisa? Se não, no Brasil manipula a tretinoína?
Obrigado a todos que ajudarem!

Re: Ajuda na elaboração de uma fórmula de minoxidil
Boss
2O ácido retinoico, que é a mesma coisa que tretinoína, não pode ser manipulado sem prescrição médica no Brasil, mas vai saber se a sua farmácia vai exigir receita né. Se bem que se ela não exigir, dá pra desconfiar se a farmácia é de confiança....
Loção capilar normalmente traz ppg junto, mas varia de farmácia pra farmácia. A loção capilar não é universalmente padronizada. Cada farmácia tem uma composição diferente, e geralmente eles mesmos adaptam o teor de ppg e álcool na fórmula com base nos ativos. Você pode querer especificar o teor de álcool e ppg, mas corre o risco de fazer alguma besteira.
Loção capilar normalmente traz ppg junto, mas varia de farmácia pra farmácia. A loção capilar não é universalmente padronizada. Cada farmácia tem uma composição diferente, e geralmente eles mesmos adaptam o teor de ppg e álcool na fórmula com base nos ativos. Você pode querer especificar o teor de álcool e ppg, mas corre o risco de fazer alguma besteira.
andrewsbr
3Entendi Boss... Obrigado!Boss escreveu: ↑Novembro 6, 2023, 11:49 am O ácido retinoico, que é a mesma coisa que tretinoína, não pode ser manipulado sem prescrição médica no Brasil, mas vai saber se a sua farmácia vai exigir receita né. Se bem que se ela não exigir, dá pra desconfiar se a farmácia é de confiança....
Assim, o problema então é que a gente fica a mercê da farmácia de manipulação ser uma boa farmácia. Em tese, para a Loção Capilar, o álcool eu precisaria especificar por causa do fator de crescimento, agora o propilenoglicol não tenho ideia.
admin
4qd tem fator de crescimento não pode ter mais de 10% de alcol na formula
Nota: Nós não toleramos linguagem ofensiva ou ataques pessoais. Links de marketing,de clínicas,médicos ou anúncios comerciais serão eliminados.
MEU TRATAMENTO: MNX E FINA ORAL, LOÇÕES MANIPULADAS DE MINOX E INTRADERMOTERAPIA COM BICALUTAMIDA E DUTASTERIDA
MEU TRATAMENTO: MNX E FINA ORAL, LOÇÕES MANIPULADAS DE MINOX E INTRADERMOTERAPIA COM BICALUTAMIDA E DUTASTERIDA
admin
6sim, até 50%
Nota: Nós não toleramos linguagem ofensiva ou ataques pessoais. Links de marketing,de clínicas,médicos ou anúncios comerciais serão eliminados.
andrewsbr
7Se eu pedir essa fórmula então na farmácia de manipulação, você acha que tecnicamente ela está correta? Ou melhor deixar a quantidade de propilenoglicol por conta deles? Meu medo é eles colocarem pouco ou nem colocarem...
Minoxidil......... 5%
Cafeina.......... 2,5%
IGF-1............ 1,5%
Propilenoglicol...20%
Loção capilar em álcool de cereais a 10%.... 100ML
admin
8acho ok
Boss
9Olha, sendo bem sincero, eu não sei se essa pequena quantidade de ppg e álcool vai ser suficiente pra uma boa formula de minoxidil. É muito provável que você obtenha resultados piores que um simples aloxidil de farmácia, que costumam ter mais de 70% de ppg + álcool por um bom motivo.
Eu diria que se você questionar a farmacêutica ela te dará uma luz e poderá fazer uma formulação que atenda o que você quer. Dito isso, é bem provável que ela utilize a base trichosol para fazer essa fórmula, tendo em vista a presença de fator de crescimento
Eu diria que se você questionar a farmacêutica ela te dará uma luz e poderá fazer uma formulação que atenda o que você quer. Dito isso, é bem provável que ela utilize a base trichosol para fazer essa fórmula, tendo em vista a presença de fator de crescimento
andrewsbr
10Entendi... Vou tirar o propilenoglicol da fórmula então e fazer esse questionamento a eles. Obrigado!Boss escreveu: ↑Novembro 7, 2023, 1:38 am Olha, sendo bem sincero, eu não sei se essa pequena quantidade de ppg e álcool vai ser suficiente pra uma boa formula de minoxidil. É muito provável que você obtenha resultados piores que um simples aloxidil de farmácia, que costumam ter mais de 70% de ppg + álcool por um bom motivo.