Pessoal, bom dia!
Estou tentando elaborar uma fórmula de minoxidil pra eu poder usar, mas estou tendo alguns entraves, pois não tenho conhecimento técnico. Gostaria muito que me ajudassem com suas experiências.
Minha ideia inicial era essa formulação simples:
Minoxidil......... 5%
Cafeina.......... 2,5%
Fator IGF-1........ 1,5%
Tretinoína.........0,01%
Propilenoglicol...... 20%
Solução hidroalcoolica a 70% de álcool.
Minha primeira dúvida é sobre a quantidade de álcool da loção. O quanto o álcool vai impactar nessa loção?
Em relação ao propilenoglicol vi que a maioria das fórmulas que são vendidas na Internet contém apenas 10% desse ativo, o Rogaine por exemplo contém 50% de propilenoglicol, pq nenhuma fórmula manipulada chega a essa proporção de 50%?
Outra dúvida que tenho é em relação ao tipo de loção, por exemplo, algumas são em solução hidroalcóolica e outras em Loção Capilar. Qual a diferença? Nas fórmulas de Loção Capilar por exemplo não tem propilenoglicol isso não atrapalharia a absorção do minox?
Uma vez o cleition e o admin me explicaram que peptídeos e fatores de crescimento podem ter no máximo 10% de álcool, se eu manipular em Loção Capilar a 10% não precisa de propilenoglicol?
Por fim, tretinoína é a mesma coisa que ácido retinóico? Nas fórmulas gringas o ativo tretinoína é usado a 0,01% e no brasil é usado o ácido retinóico a 0,025%. São a mesma coisa? Se não, no Brasil manipula a tretinoína?
Obrigado a todos que ajudarem!

Re: Ajuda na elaboração de uma fórmula de minoxidil
Boss
2O ácido retinoico, que é a mesma coisa que tretinoína, não pode ser manipulado sem prescrição médica no Brasil, mas vai saber se a sua farmácia vai exigir receita né. Se bem que se ela não exigir, dá pra desconfiar se a farmácia é de confiança....