@duban
Então, esse negócio de maturação frontal era muito discutido aqui no fórum pelos idos de 2007 até 2009 mais ou menos, inclusive eu aprendi sobre isso com o usuário Jimmy Stewart um grande researcher aqui do fórum nessa época. Eu não encontrei o link de um post antigo do dr. Rassman de 2007 publicado aqui pelo Jimmy. Mas no google eu encontrei esse post de 2007 do Dr. Rassman. O site é o baldingblog.com
Veja:
https://baldingblog.com/maturization-of ... th-photos/
O Doctor Rassman explica o seguinte:
Quando esse indivíduo tinha 12 anos, a linha de cabelo dele ia até essa zona delineada abaixo. Esse processo ocorreu como uma maturação frontal, normalmente um tipo de característica comum em caucasianos, tanto que amarelos, vermelhos e negros não tem essa característica de forma progressiva. É um gene que os caucasianos possuem que determinam a queda do nada, parecido com o ataque do Lúpus Eritematoso Discoide, uma doença autoimune.
Nessa outra foto a zona que aparece em vermelho não seria atingida pelo processo de maturação, entretanto, vemos uma miniaturização, uma vez que o indivíduo, para seu azar, possui AAG junto. Se ele tivesse só maturação esse afinamento não ocorreria no cabelo na zona vermelha. E ficaria estabilizado acima da linha delineada da zona de maturação.

Nesse link acima tem mais fotos para se observar. Mas repare que na maturação frontal o cabelo vai caindo como um arco, ele se abre com essa forma, não tem uma perda em V ou qualquer outro desenho maluco de linha de crescimento capilar. E o processo de queda de cabelo, que vai contra a natureza de miniaturização, é bem complexo, vide doenças autoimunes como o Lupus Eritematoso Discoide e a própria quimioterapia (que não é autoimune mas faz a pessoa perder o cabelo grosso). Eu já fui careca TOTAL, quando eu fiz quimioterapia em 2004. Meu cabelo era cheio, parecido com aqueles moleques dos anos 70, depois de 2, 3 dias de quimioterapia, comecei a notar a queda. Como estava meio puto, resolvi arrancar os fios literalmente, já viu aqueles desenhos do Hanna-Barbera, quando algum personagem tem os pelos arrancados? Então, comigo foi aquilo mesmo, com um simples puxão de tufos os cabelos saiam grossos, é como se você arrancasse capim, só que de forma muito mais fácil e leve. Nem todas as quedas de cabelo são ocasionadas pela miniaturização, pois o folículo capilar é complexo demais, a AAG causa miniaturização, mas outras doenças não. A síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada, tem uma queda discoide assim, sem miniaturizar. A maturação frontal é a mesma coisa, o cabelo não afina, ele simplesmente CAI. Por isso que não adianta lutar contra o processo da maturação frontal, é que nem jogar minoxidil e finasterida no caso de Lúpus ou Areata grave, o ataque é diferente no folículo, eu diria que é uma blitzkrieg na área atacada. O gene vai pra foder geral. Veja esse estudo sobre a quimioterapia e o efeito nos cabelos, o ciclo capilar é alterado abruptamente, fazendo entrar em parafuso o folículo, é bem interessante e pode ajudar a entender por que doenças autoimunes ocasionam quedas sem a miniaturização, e explicar o próprio processo de maturação frontal:
https://www.sciencedirect.com/science/a ... 4512705533
Como eu gosto de estudar síndromes desde garoto, eu sempre fiquei encafifado com esses processos genéticos. Lembrando que na coroa pode ocorrer algo similar da maturação, só que tem a ver com a expansão craniana de crescimento.
duban escreveu: ↑Maio 29, 2021, 1:01 pm
vc tem certeza disso GIR...pois eu nunca li nada sobre isso da maturação frontal não afinar e só cair....acho que isso vai contra o processo biológico de um folículo.
mas estou aberto a aprender