Banner

Cirurgia (Standard) - 06/08/2009

Miguel

1
Olá a todos.
Os relatos dos pacientes operados pelo Doctor Peruzzo sempre foram um incentivo e uma fonte de informações muito úteis para mim. Assim, quero compartilhar com vocês a minha experiência e ser de ajuda também.
* Vou bater o record no tamanho do post!*

:: Sobre mim
Sou um usuário muito antigo do fórum. Conheci o doutor pelo fórum há uns 6 anos (na época do primeiro fórum). Sempre participei pouco e nos últimos anos venho aqui de passagem e somente para ler.

Reparei que ia ter problemas de calvície aos 19 anos e quando casei 4 anos depois eu já estava com entradas e bem menos volume na parte dianteira.
Por alguns períodos eu iniciei e parei tratamentos clínicos. Usei fina, minox (pouco tempo) GelFF entre outros.
Gastei dinheiro para nada, mas por culpa minha. Esqueço de tomar/passar as coisas e começo e paro fina várias vezes. Como o Dr fala, tratamento clínico tem que ter persistência e ser ininterrupto. Então, eu nunca dei a chance pro tratamento clínico fazer efeito e retardar o avanço da calvície.

Hoje, com 27 anos, eu tenho Grau NW6.
Sempre fiz de tudo para esconder ou disfarçar ao máximo meu estado real de calvície. Apelo desde os 22/23 anos para o toppik e nos últimos 2 anos para boné. Apesar de sempre desejar fazer cirurgia com o Doctor, nunca tive oportunidade financeira.
Fiz um esforço especial esse ano pois não aguento mais o uso diário de boné ou os 30 minutos de penteados mirabolantes com toppik e laquê quando quero me arrumar melhor. Isso sem contar nas atividades que evito ou deixo de fazer por conta desta situação.

:: A consulta
No mesmo dia que cheguei em SP fui me consultar com o Doutor. Já havia programado tudo com antecedência e a cirurgia estava marcada para o dia seguinte.
Foi muito bom finalmente conhecê-lo pessoalmente e ter uma análise do meu caso e finalmente planejar como seria a cirurgia.
Levei uma 'bronca' também por minha negligência com o tratamento clínico nestes anos todos e o forte conselho de que eu preciso iniciar imediatamente e levar a sério para preservar o que ainda tenho de natural.

:: O pré, a cirurgia e o pós
Tudo que se lê aqui de elogios ao doutor e à sua equipe só é entendido mesmo vivenciando. São muito experientes, preparados e atenciosos. Desde que havia marcado a cirurgia, eu já havia recebido orientações pré e pós operatórias. Mesmo assim, ao final da consulta eu recebi uma bonita pasta com todas as informações detalhadas. Eu a consulto todo o dia para confirmar que estou seguindo as coisas à risca e para me preparar para as próximas semanas.
Recebi também 3 produtos:
1- Shampoo pré-operatório
2- Shampoo pós-operatório
3- Spray pós-operatório

No dia da consulta conheci também a Dra Ana que é membra da equipe e super atenciosa e simpática.

Totalmente instruído e preparado fui descansar e me preparar para o dia seguinte.

- Dia 0 (Cirurgia)

Acordei cedo pra tomar um bom café da manhã antes do jejum e fui passear no Parque Ibirapuera durante toda a manhã. É uma ótimo pré-operatório também hehe.

Me internei às 13:00 h. Hospital nota 10.
Antes das 14:00 h eu já estava no quarto conversando com o Dr. Ricardo (Anestesista). O cara é muito simpático, passa um profissionalismo e segurança muito grande. Esse vale nota 1000.
Pouco tempo depois o Doutor aparece, bate papo também, tira outras fotos, faz as marcações, etc. Sempre super atencioso.
Vestido pra festa no centro cirúrgico, um mosquito pica meu braço e apago. Logo depois eu acordo no quarto e descubro que acabou e já se passaram algumas horas. :shock:
Reparo que estou com o capacetão protetor e recebo comida!
Após mais uma hora me recuperando, recebo alta e vou pro hotel dormir.

O capacete protetor te dá a segurança necessária pra dormir e a tranquilidade para essa primeira noite.

- Dia 1

Apesar de ter de dormir de barriga para cima (não é meu costume), acordei bem. Não senti até agora dor nem nada.
Estou até agora impressionado como não senti dor em momento algum (Estou escrevendo esse relato no "Dia 3").
A Dra Lilian chegou no hotel ainda pela manhã e:
- Retira o capacetão.
- Lava minha cabeça pela primeira vez.
- Faz massagem linfática para evitar inchaço na testa e no rosto. Explica em detalhe o que e como fazer para que não inche nos próximos dias.
- Passa gelo na minha testa explicando o porque também. Me dá uma "Bag Gel" para pôr no congelador e usar nos dias seguintes.
- Me passa outras instruções e fala com o Doutor por telefone para dizer como estou e tenho assim a oportunidade de bater mais uma papo rápido com ele.

Toda essa atenção é muito importante nesse primeiro dia.
Todos eles deixaram seus contatos telefônicos a disposição e me deixaram a vontade para ligar se precisasse de qualquer coisa.

- Dia 2 e 3
Nos três primeiros dias eu segui as instruções de lavagem 3x/dia, massagem e gelo na testa certinho.
Não tive e pelo visto não terei inchaço e não senti dor alguma. Nem precisei tomar o analgésico receitado.
Sinto a sensibilidade da área doadora voltando ao normal aos poucos e vou pegando a confiança e o jeito de dormir a cada dia.
Estou muito satisfeito com tudo e muito ansioso agora para o tempo passar e ver o resultado final desse trabalho.

Estou esperando o doutor me passar algumas fotos para mostrar pra vocês o pré e pós e irei atualizando o tópico com o passar do tempo.
Fiquem a vontade para perguntar o que quiserem.

:: Sobre a Cirurgia "Standard"
Sei que alguns vão falar ou pensar: "Cara maluco, NW6 e faz a Standard!? Não vale a pena".
Deixem eu terminar meu tópico falando sobre isso então.

Se você é do tipo que diz que Standard não vale a pena e ponto final, eu respondo: Não seja categórico. Cada caso é um caso. E quando eu digo caso eu me refiro ao tipo de calvície, área doadora e a expectativa que a pessoa tem.
No meu caso por exemplo eu tenho:
NW6 + Ótima área doadora + expectativa realista

Não sou o careca que se importa tanto com entradas. Acho até bonita uma cabeça com bastante cabelo, mas com leves entradas. Claro que se eu pudesse escolher eu não as teria, mas o ponto que quero chegar é que elas não são a minha "neura".

Assim, resolvi fazer a Standard por motivos financeiros (óbvio) e sabendo aonde eu poderia chegar com ela no curto/médio prazo.

Apesar de ter todo um planejamento, deixei a decisão na mão de quem sabe e o doutor fez o que eu pensava mesmo. Concentrou tudo no meio frontal. Nas fotos vocês verão que ele retirou metade direita da área doadora. Tinha tanta coisa que acabou sendo uma standard vitaminada, pois foram entre 4:30 a 5 horas de cirurgia.

A perspectiva é que eu consiga pentear o cabelo para trás e largar de vez o boné :-p

Quem sabe daqui a 2 anos eu faça outra standard, tirando a metade esquerda da área doadora e ainda melhore ainda mais as coisas? 8)
Editado pela última vez por Miguel em Agosto 9, 2009, 11:10 pm, em um total de 1 vez.

Re: Cirurgia (Standard) - 06/08/2009

gassef

2
Espero que fique bom. Realmente é uma grande vantagem ter área doadora rica. Mas como vc optou pela standard, acho que realmente será necessário fazer mais uma cirurgia mais pra frente.
Finasterida EMS 1mg - 1X dia
Minoxidil 5% (+ kopexil, follicusan e B12) - 2X ao dia
Spectral DNC - 1X noite
Shampoo Cetoconazol - 3X semana
Pill Food: B6 + C + Biotina + Zinco + MSM + CoQ10 + Cisteina - 2X dia
Levedo Cerveja Herbarium 500mg - 7X ao dia

Jimmy Stewart

3
É muito simples:

A área doadora pode ter 4 vezes mais cabelo, comparando uma sujeito com área doadora das mais porbres com um com área doadora das mais ricas.

Uma Standart implanta em média um pouco menos que a metade de uma mega.

Se vc tem área doadora das mais ricas, ou seja, com cerca de 200 fios/cm2, vai ter numa standart só um pouco menos de cabelo transplantado do quem tem uma área doadora mediana de 100 fios/cm2.
Vc ainda terá mais cabelo do que uma cara de área doadora pobre (50 fios/cm2) obtem com uma mega.
Imagino que vc tenha recebido uns 3600 fios de cabelo com essa standart, já que vc diz que sua área doadora é bem farta.

Agora quem tem médio a pouco cabelo e área calva grande, uma standart não muda muito mesmo.

Quem tem boa elasticidade e 200 fios/cm2 na área doadora, se fizer uma giga com cirurgião hábil, e não tiver nenhuma complicação, vai surpreender os conhecidos, pois terá uma cobertura bem grande comparado aos transplantes convencionais.
Mas lembro que a giga requer uma ótima elasticidade da pele na área doadora, e mesmo assim se tem mais risco de alargamento cicatricial, mesmo ue faça todas as massagens, e maior risco de problemas com a anestesia, pois a anestesia prolongada é mais arriscada.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

Dudu228

4
Miguel, primeiro parabéns pela cirurgia, você contou praticamente como eu faria, ou seja, nos minimos detalhes, isto é super legal pra incentivar aqueles que querem fazer uma cirurgia irem atras e que vale a pena.
segundo sobre ser nw6 e fazer uma standard, eu concordo com o que voce falou, cada caso é um caso, e você tem em mente suas expectativas do que a standard pode te trazer, diferentemente de 99% das pessoas que acha que uma standard vai tampar toda a cabeça e depois saem por ai difamando os outros....

estou esperando as fotos hein ;)

Jimmy Stewart

5
Mas a diferença tá no tipo de norwood 6.

Vc é um norwood 6 com a área norwood 6 bem rarefeita, com algum cabelo, mas que ao olhar se vê a região norwood 6, estou correto.
Um norwood 6 liso liso, sem nada na região praticamente, tem um resultado bem pior com os mesmo números de fios transplantados, pois os transplantes terão de cobrir uma pelada e não uma região bem rarefeita.

E se tem alguns fios aí, tratando persistentemente pode ser que melhore 8um pouquinho.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

hercules

6
Dudu228 escreveu:Miguel, primeiro parabéns pela cirurgia, você contou praticamente como eu faria, ou seja, nos minimos detalhes, isto é super legal pra incentivar aqueles que querem fazer uma cirurgia irem atras e que vale a pena.
segundo sobre ser nw6 e fazer uma standard, eu concordo com o que voce falou, cada caso é um caso, e você tem em mente suas expectativas do que a standard pode te trazer, diferentemente de 99% das pessoas que acha que uma standard vai tampar toda a cabeça e depois saem por ai difamando os outros....

estou esperando as fotos hein ;)
parabéns Miguel, é isso mesmo que o Dudu falou, vc fez sabendo exatamente o que esperar do resultado.

Dudu, sobre a parte em negrito, cabe ao cirurgiao explicar muito bem ao paciente o que ele deve esperar como resultado. Eu, vc e o Miguel sabemos o que esperar de uma Standard em um nw6, agora 99% das pessoas não sabem, nao pesquisam e olham foruns todos os dias, então cabe ao cirurgiao explicar detalhadamente que uma Standard nao ira cobrir toda area de um nw7, que tera que fazer umas 5 cirurgias destas pra ter um resultado satisfatorio.

Se eu, como a maioria das pessoas que se submetem a uma cirurgia e nao conhecem muito sobra a mesma e os resultados dela, me submetesse a uma e o Dr nao me explicasse que eu teria que fazer 4 cirurgias desta que estou fazendo pra cobrir toda minha calvicie, e apos 1 ano da cirurgia eu ficasse com uma grande area difusa e eu ficasse descontente com ela, pois nao era o resultado que eu esperava, e ao voltar ao Dr ele apenas agora me explicasse que eu teria que fazer mais 3 destas pra cobrir a calvicie, eu com certeza iria difamar o cirugiao, e com toda a razao.

E acredite, muitos cirurgioes, querendo ganhar o dinheiro da primeira cirurgia e sabendo que o "cliente" não ficara satisfeito com apenas uma, voltara pra fazer outras, não falam a principio que o paciente tera que fazer varias pra atingir o resultado desejado. Acredito que a maioria que fez transplante capilar no brasil esta insatisfeito com os resultados, seja pelo cirurgião nao ter etica, nao explicar corretamente, ou por o cirurgião utilizar tecnicas defasadas.