13
Pessoal, finalmente chegou o meu dia e fiz a cirurgia no sábado, dia 06.
Viajei na sexta (não sou de SP), e nesse mesmo dia, ainda na parte da mnhã, me consultei com o Dr. Mílton, onde ele explicou tudo.
Uma das minhas preocupações era em relação á área doadora, eu não tinha noção se era boa ou ruim, mas para minha felicidade eu tenho uma boa área doadora, o que me deixou bem mais tranquilo.
Viajei acompanhado da minha esposa, então aproveitamos o resto do dia para ir ao shopping, descansar, enfim. Eu sei que tem muita gente que vai sozinho, mas eu achei importantíssimo ter alguém do seu lado nesse momento.
No sábado acordei cedo, me internei às 7h (a cirurgia estava agendada para as 10h). Recebi a visita da fisioterapeuta, que faz a massagem pré-cirurgica, do anestesista, que te explica os procedimentos e em seguida, do Dr. Mílton, para a marcação definitiva do desenho da cirurgia.
No quarto mesmo fui sedado e aí só me lembro de quando acordei, depois da cirurgia (foram 7 horas de cirurgia). Fui levado para o quarto novamente, onde passei uma noite, eu diria, bem incômoda. Acho que pela posição que ficamos na cirurgia, o pescoço dói muito na primeira noite. Teve um momento em que acordei achando que já era manhã, mas quando fui ver, ainda eram 2h da madrugada, a hora não passa e sem conseguir dormir bem, parece que o relógio anda para trás. Mas enfim, a manhã chegou!! A fisioterapeuta veio para tirar o "capacete" e fazer a massagem linfática, que ajuda a diminuir muito o inchaço que possa aparecer. Logo após, fui liberado pra ir embora!!! Essa hora é muito boa.
Peguei a mala e rumei para casa.
No primeiro dia em casa já consegui dormir "bem", só não foi melhor porque não podia mudar de posição, mas consegui dormir e acordar somente pela manhã, sem problemas.
A cabeça fica toda dormente, dói um pouco sim, não vou mentir, mas é suportável.
Um coisa que eu achei muito difícil foi lavar a cabeça em casa as primeiras vezes, dá o maior medo de arrancar os transplantes, a gente nunca sabe se está usando força demais, mas é só seguir as orientações que não tem erro. O mais difícil está sendo lavar a parte dos pontos, da área doadora.
Praticamente não tive inchaço na testa, pois tentei usar o gelo com regularidade nesses primeiros dias, o que ajuda muito, e a minha esposa tem feito a massagem linfática que aprendemos com a fisioterapeuta.
Hoje já estou bem melhor, os incômodos continuam, a parte receptora fica toda avermelhada, marcada com os "pontinhos" dos transplantes, ainda não dá pra sair na rua sem que as pessoas percebam, então uso boné quando tenho que sair de casa. Mas como peguei uns dias de licença e férias, acho que quando retornar, as coisas vão estar mais tranquilas.
Bem pessoal, eu tentei relatar aqui a minha experiencia de uma forma que possa ajudar os colegas do fórum que tenham interesse em fazer a sua cirurgia também.
Espero ter colaborado e estou à disposição para quaisquer outras dúvidas em relação ao meu caso.
Ah, em relação às fotos, eu tenho tirado uma a cada dia e depois vou postar algumas para que tenham uma noção de como ficou.
Aproveito também esse espaço para agradecer ao Dr. Mílton Peruzzo e a toda sua equipe pela dedicação e profissionalismo.
Um grande abraço a todos!