1. A precisão da dose na pesagem
2. E a uniformidade do ativo no Excipiente e na capsula.
Substâncias de baixo índice terapêutico são aquelas que uma dose muito pequena faz um efeito muito forte e onde a dose usal de tratamento e muito proxima da dose letal.
O minoxidil está nessa categoria, mas ele é um dos mais tranquilos nessa relação dose/efeito (comparado com outras que te matam em 1 dose errada). Mas ainda assim, é perigoso.
Nos cursos que eu fiz sobre boas práticas o professor ficou duas horas contando todos os casos de mortes (principalmente de crianças) que ja teve por causa desse tipo de substância em manipulação e levaram a restrição atual.
A farmácia pra manipular esse tipo de substância deve ter uma cabine separada com pressão de ar negativa assim nenhum pozinho vai sair de lá, eu mesmo projetei a minha (sou formado em eng química e mecânica) e mesmo assim gastei uns 30k cada pra montar as minhas (hormônio e a de sbit, citostaticos e antibióticos)
Agora a cabine é uma proteção para as outras formulas não serem contaminadas, o que perigoso pra quem toma é o seguinte:
1. Errarem a pesagem: imagina se ao invés de 2,5mg colocarem 20mg no seu minoxidil, no curto prazo voce vai passar mal, mas como é um tratamento contínuo uma hora você certamente vai sentir efeitos mais graves no figado e coração. E figado geralmente da problemas do dia ora noite num dia você ta bem no outro ta na fila do transplante.
Aconteceu com um dono de farmacia colega amigo meu, por um erro de sistema, o sistema calculou a quantidade nas fichas 3 vezes maior, e eles só perceberam depois de uns 15 dias, mas o cara foi muito homem ligou pra todo mundo que ele vendeu, recolheu o produto e ele mesmo reportou pra vigilância e pagou as consequências. Fico imaginando se esses XXXXXXXXXXXXXXX da vida fariam isso.
2. A uniformidade da dose, vamos la imagina 90 capsulas de 2mg voce vai pesar 0,18g de minoxidil base para a formula inteira, se você simplesmente colocar num saquinho e misturar isso como fazem com outras formulas, vai correr o risco de uma parte ficar com uma porção maior que a outra e a pessoa pode acabar tomando uma capsula que tenha 20mg outra com 10mg outra que não tenha nada e por ai vai. Então precisa garantir que seja muito bem misturado e uniforme. O jeito mais barato de fazer isso, é com um procedimento chamado diluição geométrica, e o melhor jeito é com um equipamento próprio para isso. É essa uniformidade que o ensaio de perfil de dissolução mede, porem assim você que escolhe a amostra que manda pro laboratório, então tem margem pra fazerem mutreta mandando uma amostra bem feita e no dia a dia fazerem de qualquer jeito.
Procedimento de diluição geométrica:
https://youtu.be/x15hzQRPmxI?si=SFqo86cgUjUuTYSl
Basicamente voce pega a quantidade total do ativo, coloca ele no grau (pilao de ceramica) e coloca uma quantidade igual de Excipiente e mistura, e ai faz isso de novo com uma quantidade novamente igual ao que você tem agora, e assim vai ate completar tudo.
Video do misturador
https://youtu.be/bMzgerDwo50?si=g_Gyu5t5OklX8qmW
Então se você ta na duvida se a farmácia onde vai manipular faz certinho, segue algumas perguntas que você pode pedir para falar com o farmacêutico responsável e ele tem que saber responder:
1. Me mostra seu alvara municipal mencionando que voce tem licença de sbit.
2. Me mostra seu último laudo de analise externa de perfil de dissolução.
3. Me manda uma foto da sua cabine.
4. Voces misturam no grau ou no powder mix?
4. Se no grau, me explica o que e diluição geométrica?
Diferente da calvície, onde a gente tem que tomar uma tonelada de coisa pra ter 10% de efeito há mais, para memória, tem um monte de coisa que faz um belo efeito. E como eu morro de medo de ter Alzheimer boa parte dessas 20 capsulas que eu tomo por dia são pra melhorar memoria e cognição haha