Banner

Eterno FUT x FUE (Embasado)

Raiva

1
Recentemente estive numa clinica em SP pra fazer orçamento do TC, o médico em questão opera tanto FUT quanto FUE, ele diz que depois da avaliação ele deixa para escolha do paciente qual técnica usar e deixa claro como são as duas, mas diz que a FUT em 99% dos casos tem um resultado melhor, ele é professor universitário, me mandou por email um trecho de um artigo que ele postou numa revista academica, obviamente nao direi o nome do profissional pra nao caracterizar propaganda (Deus me livre! ahha) mas é interessante porque bate com o que o Dr. Milton P. diz nas consultas:

Nos procedimentos de transplante capilar, a eficiência da extração das unidades foliculares é um fator crítico que pode afetar o resultado final do tratamento. Duas das técnicas mais prevalentes, a Extração de Unidades Foliculares (FUE) e o Transplante de Unidades Foliculares (FUT), apresentam diferenças notáveis em termos de taxas de transecção folicular.

A técnica FUT, também conhecida como método da tira, tende a apresentar taxas de transecção relativamente baixas, geralmente variando entre 1% a 5%. Esta técnica envolve a remoção de uma faixa de couro cabeludo, permitindo a subsequente dissecação e o isolamento das unidades foliculares em um ambiente controlado. A precisão do processo de dissecção contribui para a redução das taxas de transecção, aumentando assim a viabilidade dos folículos transplantados.

Por outro lado, a técnica FUE, que se caracteriza pela extração individual de unidades foliculares, tipicamente apresenta taxas de transecção mais elevadas, variando de 5% a 15%. A variabilidade na taxa de transecção na FUE pode ser atribuída a fatores como a habilidade do cirurgião, o tipo de instrumentos utilizados (tais como punches manuais ou motorizados) e a densidade do cabelo do paciente. A natureza meticulosa da extração individual aumenta o risco de danos aos folículos durante o procedimento.

Estas diferenças entre as técnicas devem ser consideradas ao planejar um transplante capilar, e a escolha da técnica pode ser influenciada por fatores como a área doadora disponível, a experiência do cirurgião, e as expectativas do paciente. Estudos contínuos e a inovação em técnicas cirúrgicas continuam a melhorar os resultados e a reduzir as taxas de transecção, contribuindo para avanços na eficácia dos transplantes capilares.

Re: Eterno FUT x FUE (Embasado)

Marcelo ABC

2
Leigamente falando, acho que ele considera a FUT melhor porque o cirurgião consegue ver exatamente onde está cortando e, por isso, a taxa de transecção é menor. Já na FUE, o folículo está escondido no couro cabeludo. Pode ser que o mamba (aparelho para retirar os folículos da área doadora) corte onde não deveria cortar, justamente porque o médico não consegue ver pra onde o folículo vai (um pouco mais pra esquerda ou um pouco mais pra direita). Sei lá.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
Minoxidil base tópico 5% industrializado
Minoxidil sulfato tópico 5% manipulado
Vitaminas específicas para o cabelo
TC em 06.2024

Raiva

3
Marcelo ABC escreveu: Janeiro 10, 2025, 12:46 pm Leigamente falando, acho que ele considera a FUT melhor porque o cirurgião consegue ver exatamente onde está cortando e, por isso, a taxa de transecção é menor. Já na FUE, o folículo está escondido no couro cabeludo. Pode ser que o mamba (aparelho para retirar os folículos da área doadora) corte onde não deveria cortar, justamente porque o médico não consegue ver pra onde o folículo vai (um pouco mais pra esquerda ou um pouco mais pra direita). Sei lá.
Tem sentido o que voce diz! eu vi um video do Ty***** e ele dizia que a FUT da um trabalho gigantesco para lapidar (eu nunca consegui entender direito) e com a FUE ele consegue extrair exatamente o foliculo que ele considera melhor, mas ai entra com o que voce disse, pois na FUE mesmo ele considerando melhor o foliculo pode estar torto e quando puxa a raiz fica e pega so a haste, parece que isso é bem comum, mas é interessante notar a taxa elevada de transecção da FUE comparado ao FUT, nao sabia que era tanto

brunoZN

4
Gozado que como praticamente todo mundo hoje só faz FUE, não tem muitos resultados pra ver de FUT na net ( gostaria que me enviassem algum link com alguns resultados )

Particularmente eu acredito que a FUT tenha menos perda mesmo mas a FUE parece que o transplante fica mais denso e mais natural ( considerando ambas técnicas bem feitas )

O Doutor Tycon ( que faz ambas ) disse em alguns vídeos que a FUE permite vc escolher os melhores folículos pra cada caso, coisa que a FUT não permite além de na FUE vc ter o folículo "limpo", sem excesso de pele em volta, permitindo uma maior compactação deles comparado com a FUT e que faz o hairline ficar mais denso e mais natural !

Raiva

5
brunoZN escreveu: Janeiro 10, 2025, 1:47 pm Gozado que como praticamente todo mundo hoje só faz FUE, não tem muitos resultados pra ver de FUT na net ( gostaria que me enviassem algum link com alguns resultados )

Particularmente eu acredito que a FUT tenha menos perda mesmo mas a FUE parece que o transplante fica mais denso e mais natural ( considerando ambas técnicas bem feitas )

O Doutor Tycon ( que faz ambas ) disse em alguns vídeos que a FUE permite vc escolher os melhores folículos pra cada caso, coisa que a FUT não permite além de na FUE vc ter o folículo "limpo", sem excesso de pele em volta, permitindo uma maior compactação deles comparado com a FUT e que faz o hairline ficar mais denso e mais natural !
Cansei de procurar resultados de FUT em canais brasileiros no YouTube , simplesmente não existem. Pelo que entendi, a FUE é mais prática pro cirurgião: menos trabalhosa, equipe menor, sem limpeza microscópica dos folículos. Pro paciente, não deixa a cicatriz "smile" e é menos invasiva. A FUE também sai mais barata por ser menos complexa. Já o FUT tudo bem que parece medieval arrancar uma faixa de couro cabeludo, isso só dá pra fazer em hospital mesmo. Mas tem seus prós: menor taxa de transecção e resultado muito melhor.
No fim das contas nao da pra negar o resultado final deve ser melhor com FUT mesmo.

brunoZN

6
Raiva escreveu: Janeiro 10, 2025, 2:24 pm Cansei de procurar resultados de FUT em canais brasileiros no YouTube , simplesmente não existem. Pelo que entendi, a FUE é mais prática pro cirurgião: menos trabalhosa, equipe menor, sem limpeza microscópica dos folículos. Pro paciente, não deixa a cicatriz "smile" e é menos invasiva. A FUE também sai mais barata por ser menos complexa. Já o FUT tudo bem que parece medieval arrancar uma faixa de couro cabeludo, isso só dá pra fazer em hospital mesmo. Mas tem seus prós: menor taxa de transecção e resultado muito melhor.
No fim das contas nao da pra negar o resultado final deve ser melhor com FUT mesmo.
então, quanto a resultado eu acho que os FUE bem feitos ficam absurdos, antigamente vi uns resultados de FUT e a hairline nao ficava natural igual as FUE bem executadas !

Marcelo ABC

7
Olha, mesmo que a FUT seja melhor (o que eu não acho), prefiro fazer a FUE. Como a AAG é uma doença progressiva e sem cura, se um dia eu tiver que raspar o cabelo, prefiro ter uma cicatriz difusa àquele corte de fora a fora na cabeça. Quando eu morava em SP, eu via uns caras na Avenida Paulista com umas puta cicatrizes na área doadora. Ou seja, eles fizeram FUT, não deu certo (por mil motivos - não fizeram tratamento clínico, sei lá), e aí resolveram raspar o cabelo. Fica uma cicatriz enorme na parte de trás da cabeça. Feio mesmo.
Eu não tenho neura em raspar a cabeça. Fico legal com a cabeça raspada. O foda é ter aquele sorriso perto da nuca causado por uma FUT.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
TC em 06.2024

Marcelo ABC

8
O Dr. Peruzzo continua nessa de FUT por pura birra. O cara é uma sumidade em questão de conhecimento sobre tratamentos de AAG. Acontece que ele não consegue desapegar da FUT, que ele aprendeu a fazer lá em mil novecentos e bolinha. Tem que evoluir. Eu não faria TC com ele. Difícil admitir, mas não faria FUT com ele e nem com ninguém.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
TC em 06.2024

Raiva

9
Marcelo ABC escreveu: Janeiro 11, 2025, 12:29 am O Dr. Peruzzo continua nessa de FUT por pura birra. O cara é uma sumidade em questão de conhecimento sobre tratamentos de AAG. Acontece que ele não consegue desapegar da FUT, que ele aprendeu a fazer lá em mil novecentos e bolinha. Tem que evoluir. Eu não faria TC com ele. Difícil admitir, mas não faria FUT com ele e nem com ninguém.
Bom, com tudo isso, dá para afirmar que, no geral, a FUT extrai mais e perde menos folículos. Porém, tem o problema de a cirurgia ser mais cara, pois deve ser realizada apenas em hospital, requerendo mais pessoas na equipe e demandando muito mais habilidade do cirurgião, além de deixar uma cicatriz linear na cabeça. Já a FUE extrai menos (estou falando no geral) e perde mais folículos, mas a recuperação é mais rápida, é menos invasiva (e aqui não adianta muito argumentar o contrário, pois na FUT é retirada uma tira de couro cabeludo que depois é costurada), precisa de uma equipe menor e, portanto, é mais em conta. Um cirurgião habilidoso consegue fazer um bom trabalho. Quanto ao MP insistir na FUT, acho que é porque ele se especializou demais nessa técnica, e os resultados que vi até agora são excelentes. Conheci um caso em que a pessoa tinha problemas na coroa e parte superior, com um padrão difuso, mas só tinha a borda da linha de cabelo. Fez o transplante com ele e ficou com uma aparência como se nunca tivesse sido calvo. Claro que existem exceções, como um rapaz aqui do grupo que fez dois transplantes com ele e disse que ainda está bem calvo. Se procurarem nos tópicos, vão encontrá-lo. Enfim, cabe a quem vai fazer o transplante ver o que é melhor.

NFF

10
A FUT extrai infinitamente menos que a FUE, para calvícies extensas tem que fazer muitas. A FUE com umas 3 cirurgias, calvícies extensas se resolve, isso tendo doadora.
Hj não vejo muita vantagem de fazer FUT, apenas a taxa de transecção é menor, mista dependendo do caso é uma alternativa. Além de ser mais invasiva, cobre pouco e deixa a cicatriz linear.

MaxPower

11
NFF escreveu: Março 12, 2025, 7:54 pm A FUT extrai infinitamente menos que a FUE, para calvícies extensas tem que fazer muitas. A FUE com umas 3 cirurgias, calvícies extensas se resolve, isso tendo doadora.
Hj não vejo muita vantagem de fazer FUT, apenas a taxa de transecção é menor, mista dependendo do caso é uma alternativa. Além de ser mais invasiva, cobre pouco e deixa a cicatriz linear.
Só aqui no fórum ainda existe essa discussão por motivos óbvios , no resto do planeta isso já é consenso

NFF

12
MaxPower escreveu: Março 12, 2025, 8:25 pm Só aqui no fórum ainda existe essa discussão por motivos óbvios , no resto do planeta isso já é consenso
Esse fórum iniciou com o Dr. Peruzzo, acho que não está mais com ele. Em um tempo onde não se discutia sobre transplante capilar esse fórum era a única fonte de informação sobre o assunto, inclusive parte técnica. O Dr. Peruzzo sabe tudo sobre cabelo e cirurgia FUT, não consigo ver outro médico argumentando com ele sobre cabelo, cirurgia, medicação. Recentemente, acho que mais ou menos ...entre 1 ano, 1,5 ano, ele participou de um podcast, eu fiz uma pergunta sobre - ele não aderir a FUE- a resposta dele foi que, estava treinando a equipe para fazer FUE, além da FUT.

Salomão

13
Eu honestamente acho que o médico insistir em FUT é o mesmo que um cirurgião geral tirar uma vísicula com cirurgia aberta ao invés de fazer por laparoscopia. Acho que a FUT só se justifica para uma cabelo MUITO afro onde a raiz via de regra e curva e por consequência a chance de transecção pode ser maior. Tirando isso é treino na FUE. Um cirurgião bem treinado já tem as manhas para não transeccionar.
Minoxidil 4mg
MMP
Shampoo de Cetoconazol

brunoZN

14
NFF escreveu: Março 13, 2025, 11:37 am Esse fórum iniciou com o Dr. Peruzzo, acho que não está mais com ele. Em um tempo onde não se discutia sobre transplante capilar esse fórum era a única fonte de informação sobre o assunto, inclusive parte técnica. O Dr. Peruzzo sabe tudo sobre cabelo e cirurgia FUT, não consigo ver outro médico argumentando com ele sobre cabelo, cirurgia, medicação. Recentemente, acho que mais ou menos ...entre 1 ano, 1,5 ano, ele participou de um podcast, eu fiz uma pergunta sobre - ele não aderir a FUE- a resposta dele foi que, estava treinando a equipe para fazer FUE, além da FUT.
ele falou isso no ig dele também, porem na minha consulta anual presencial com ele no fim do ano ( 2024 ), questionei ele e ele deu a entender que desistiu da ideia ( pra tristeza geral de nós ). Vamos torcer pra ele mudar de idéia em breve