Banner

Re: O uso de creatina aumenta o nível de DHT, provocando queda de cabelos?

mctimbu

2
Só tem um estudo em atletas de rugby mostrando que o DHT aumenta com a creatina. No entanto, se você for ver relatos na internet tem muita gente dizendo que começou a cair cabelo depois do uso.

Minha AAG avançou de uns anos pra cá, e de uns anos pra cá também venho usando creatina. Só não consigo dizer se a AAG começou a avançar exatamente quando comecei com a creatina.
Minoxidil tópico
Minoxidil oral
Finasterida tópica
Flutamida tópica
Cetoconazol
Vitamina D
Intradermoterapia com dutasterida e bicalutamida

AlexandreFreire

4
Djangosz escreveu: Novembro 24, 2024, 8:50 pm Nem creatina o cara pode usar em paz mais. N tá fácil. Vou suspender o uso, por via das dúvidas

Cara, fica tranquilo que usar creatina e ser um atleta profissional é bem diferente de malhar igual a gente faz na academia. Não precisa abrir mão de tudo, a creatina não vai aumentar seu DHT e fazer sua AAG avançar tão mais rápido. No máximo vai ter uma influência lentíssima nesse avanço, que com o uso de fina fica imperceptível.
Fina Tópica 1x ao dia
Flutamida Tópica 1x ao dia
Cetoconazol 3x/semana
Minox oral 4 mg

Djangosz

5
AlexandreFreire escreveu: Novembro 25, 2024, 1:42 am Cara, fica tranquilo que usar creatina e ser um atleta profissional é bem diferente de malhar igual a gente faz na academia. Não precisa abrir mão de tudo, a creatina não vai aumentar seu DHT e fazer sua AAG avançar tão mais rápido. No máximo vai ter uma influência lentíssima nesse avanço, que com o uso de fina fica imperceptível.
Queria acreditar em ti, mas parece que tem um estudo feito em 2009 mostrando que a creatina aumentou consideravelmente o DHT em jogadores de rugby. Pelo que pesquisei, nunca mais fizeram outros estudos nesse sentido.
Pelo que pesquisei, não existem evidências científicas concretas que de fato a creatina causa queda de cabelo em quem tem alopecia androgenetica, mas pesquisa ai no youtube sobre isso e vai ler os comentários... é uma galera falando q teve queda depois do uso da creatina. Como não é algo fundamental pra mim, eu nem costumo usar mto mesmo, vou parar, por via das dúvidas

Marcelo ABC

9
Tem um Dr. famoso aí que diz que creatina aumenta, sim, o DHT e, consequentemente, a queda de cabelo. É o mesmo Dr. que não recomenda o uso de fina/duta e que diz que a AAG pode ser combatida somente com biotina e minox oral. É o Dr. F.P. Há três dias, inclusive, ele fez uma publicação no IG dele afirmando que creatina faz cair cabelo.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
Minoxidil base tópico 5% industrializado
Minoxidil sulfato tópico 5% manipulado
Vitaminas específicas para o cabelo
TC em 06.2024

AlexandreFreire

10
brunoZN escreveu: Novembro 25, 2024, 9:22 am Carne vermelha tem creatina pra caramba, se for assim comer carne na dieta todo dia pra quem treina, faz acelerar o processo de calvície ( o que é um absurdo obviamente ... )
Sabem o que mais acelera o processo da calvície? o Sol. Sim, é isso mesmo. O calor do sol habilita o acúmulo de sebo rico em DHT nos folículos que afinam mais rápido.

Vão deixar de sair de casa por isso tbm? kkk
Fina Tópica 1x ao dia
Cetoconazol 3x/semana
Minox oral 4 mg

Marcelo ABC

11
Amigo, se você tem receio de tomar creatina por causa dessa história de que faz cair cabelo, vou lhe dar uma dica de quem treina há 12 anos. Use citrulina. É o melhor suplemento que eu já tomei. É um vasodilatador super potente. Substitui muito bem a creatina. Eu tinha que importar, porque não encontrava no Brasil. Eu usava citrulina da Primaforce. Cara, só me trouxe benefícios, inclusive sexuais.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
TC em 06.2024

UrsoPolar

12
Marcelo ABC escreveu: Novembro 25, 2024, 1:19 pm Amigo, se você tem receio de tomar creatina por causa dessa história de que faz cair cabelo, vou lhe dar uma dica de quem treina há 12 anos. Use citrulina. É o melhor suplemento que eu já tomei. É um vasodilatador super potente. Substitui muito bem a creatina. Eu tinha que importar, porque não encontrava no Brasil. Eu usava citrulina da Primaforce. Cara, só me trouxe benefícios, inclusive sexuais.
Creatina não é vasodilatador Marcelo

São aplicações bastante diferentes

Vc deve ter se confundido com Arginina(muito usado em academias) para substituir com a Citrulina, aí tudo bem ! Ambos são vasodilatadores.

Creatina tem efeito na força, desempenho, cognição, etc...

Vasodilatadores tem efeiro dirente...

Sobre a creatina, perguntei ao Dr Milton Peruzzo no IG no início desse ano e ele afirmou que não tinha relação com queda. Pode tomar tranquilamente.

Marcelo ABC

13
UrsoPolar escreveu: Novembro 25, 2024, 1:40 pm Creatina não é vasodilatador Marcelo

São aplicações bastante diferentes

Vc deve ter se confundido com Arginina(muito usado em academias) para substituir com a Citrulina, aí tudo bem ! Ambos são vasodilatadores.

Creatina tem efeito na força, desempenho, cognição, etc...

Vasodilatadores tem efeiro dirente...

Sobre a creatina, perguntei ao Dr Milton Peruzzo no IG no início desse ano e ele afirmou que não tinha relação com queda. Pode tomar tranquilamente.
Não estou confundindo, não, amigo. Creio que eu tenha me expressado errado. Me desculpe por isso. O que eu quis dizer é que a citrulina é melhor que a creatina. Faz anos que não uso mais creatina. E nem é por causa da história da queda de cabelo. A citrulina me oferece tudo o que a creatina oferece. E me proporciona outros benefícios ainda. A citrulina tem efeito na força, no desempenho, promove uma maior resistência (a pessoa chega à falha bem mais tarde). Fora que deixa o pinto igual um cabo de machado... rs.
Inclusive, deve melhorar a cognição também, já que quanto mais sangue fluindo para o cérebro, melhor. Não notei esse efeito em mim, mas, se formos seguir a lógica...
Eu tomo 10g antes do treino.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
TC em 06.2024

Djangosz

14
brunoZN escreveu: Novembro 25, 2024, 9:22 am Carne vermelha tem creatina pra caramba, se for assim comer carne na dieta todo dia pra quem treina, faz acelerar o processo de calvície ( o que é um absurdo obviamente ... )
Tua afirmação não faz sentido, pois se fosse assim, não precisaria nem tomar creatina, era só comer carne.
Para conseguir saturar a creatina precisaria comer uma quantidade extremamente alta diariamente. Justamente por ser algo basicamente humanamente impossível é que existe o suplemento de creatina.

Eu entendi o que vc quis dizer, mas pelas minhas pesquisas eu vi que "um estudo duplo-cego sobre a relação entre creatina e DHT (dihidrotestosterona) em atletas de rugby mostrou que a ingestão de creatina aumentou os níveis de DHT em 56% durante a primeira semana de saturação." Pelo que vi, eles usaram 25 g na primeira semana, o que é muito alto. Depois quando fizeram a manutenção com 5 g por dia, o aumento no DHT foi de 40%. Então isso é muito maior do que só comer carne, e é algo que muitos fazer quando tomam creatina. Talvez não saturem com 25 g, mas sim com 20 g, por uma semana, mas enfim...

Sei que o pessoal ta debochando nesse tópico, eu também achava meio sem nexo essa comparação. Os médicos costumam dizer que não tem relação. Contudo, sugiro ler os comentários dos seguintes vídeos (NÃO ESTOU AFIRMANDO QUE O MÉDICO QUE PUBLICOU O VÍDEO É BOM OU RUIM, SE TEM RAZÃO NO QUE DIZ OU NÃO, ESTOU APENAS ME REFERINDO À QUANTIDADE DE GENTE NOS COMENTÁRIOS QUE DIZ QUE TOMOU CREATINA E ACENTUOU A QUEDA. )

https://www.youtube.com/watch?v=uqF28sSNtl0&t=199s

https://www.youtube.com/watch?v=7Bl-yCMoxnc

https://www.youtube.com/watch?v=VaItDNv1kTM

https://www.youtube.com/watch?v=g0vKHEdITYM

Perceba que os médicos se embasam em evidências científicas, e não há estudos suficientes para fazer essa afirmação, apenas esse estudo de 2009. Mas pelos comentários de muitas pessoas, há uma relação.
Eu estou com dúvida e confesso que eu não consigo entender a relação da creatina e o DHT. Mas na dúvida e pelos diversos comentários, eu prefiro parar, uma vez que creatina não é fundamental e eu sempre construí massa muscular sem ela, então não vai ser agora que vou precisar. Apenas comecei a usar agora e em raros momentos da vida, como um adicional. Mas na dúvida, vou parar.

brunoZN

15
Djangosz escreveu: Novembro 25, 2024, 2:02 pm Tua afirmação não faz sentido, pois se fosse assim, não precisaria nem tomar creatina, era só comer carne.
Para conseguir saturar a creatina precisaria comer uma quantidade extremamente alta diariamente. Justamente por ser algo basicamente humanamente impossível é que existe o suplemento de creatina.

Eu entendi o que vc quis dizer, mas pelas minhas pesquisas eu vi que "um estudo duplo-cego sobre a relação entre creatina e DHT (dihidrotestosterona) em atletas de rugby mostrou que a ingestão de creatina aumentou os níveis de DHT em 56% durante a primeira semana de saturação." Pelo que vi, eles usaram 25 g na primeira semana, o que é muito alto. Depois quando fizeram a manutenção com 5 g por dia, o aumento no DHT foi de 40%. Então isso é muito maior do que só comer carne, e é algo que muitos fazer quando tomam creatina. Talvez não saturem com 25 g, mas sim com 20 g, por uma semana, mas enfim...

Sei que o pessoal ta debochando nesse tópico, eu também achava meio sem nexo essa comparação. Os médicos costumam dizer que não tem relação. Contudo, sugiro ler os comentários dos seguintes vídeos (NÃO ESTOU AFIRMANDO QUE O MÉDICO QUE PUBLICOU O VÍDEO É BOM OU RUIM, SE TEM RAZÃO NO QUE DIZ OU NÃO, ESTOU APENAS ME REFERINDO À QUANTIDADE DE GENTE NOS COMENTÁRIOS QUE DIZ QUE TOMOU CREATINA E ACENTUOU A QUEDA. )

Perceba que os médicos se embasam em evidências científicas, e não há estudos suficientes para fazer essa afirmação, apenas esse estudo de 2009. Mas pelos comentários de muitas pessoas, há uma relação.
Eu estou com dúvida e confesso que eu não consigo entender a relação da creatina e o DHT. Mas na dúvida e pelos diversos comentários, eu prefiro parar, uma vez que creatina não é fundamental e eu sempre construí massa muscular sem ela, então não vai ser agora que vou precisar. Apenas comecei a usar agora e em raros momentos da vida, como um adicional. Mas na dúvida, vou parar.
mas ai que ta amigo, a musculação por si só ( sem o uso de recursos ergogênicos ) aumenta seu metabolismo basal, aumenta seus níveis de testosterona e consequentemente dht, se for por ai então o exercício apenas aceleraria o processo de calvície ...

Djangosz

16
brunoZN escreveu: Novembro 25, 2024, 2:43 pm mas ai que ta amigo, a musculação por si só ( sem o uso de recursos ergogênicos ) aumenta seu metabolismo basal, aumenta seus níveis de testosterona e consequentemente dht, se for por ai então o exercício apenas aceleraria o processo de calvície ...
Pode ser, mas do que eu entendi é que o aumento do DHT foi após o uso da creatina... do que eu entendi é o seguinte: os caras sempre jogaram rugby em tinham um DHT X. Aí começaram a tomar creatina e tiveram um DHT X mais 40%, ou seja, 1,4 X. Do que eu entendi é isso. Não cheguei a ler o artigo, gostaria de ler todo ele para fazer uma análise melhor e ver se é isso mesmo e se faz sentido essa relação. Agora, do que pesquisei mta gente reclama q com o uso da creatina acentou a queda. Se foi coincidência ou não eu não sei

AlexandreFreire

18
Djangosz escreveu: Novembro 25, 2024, 2:02 pm Tua afirmação não faz sentido, pois se fosse assim, não precisaria nem tomar creatina, era só comer carne.

Lembre-se que os níveis de DHT no sangue nem sempre quer dizer muita coisa, e sim a sensibilidade dos fios ao DHT. Tem gente que fica calva com o DHT abaixo da contagem, isso se repete muito nos fóruns gringos.
Fina Tópica 1x ao dia
Cetoconazol 3x/semana
Minox oral 4 mg

Olivc27

19
Marcelo ABC escreveu: Novembro 25, 2024, 1:12 pm Tem um Dr. famoso aí que diz que creatina aumenta, sim, o DHT e, consequentemente, a queda de cabelo. É o mesmo Dr. que não recomenda o uso de fina/duta e que diz que a AAG pode ser combatida somente com biotina e minox oral. É o Dr. F.P. Há três dias, inclusive, ele fez uma publicação no IG dele afirmando que creatina faz cair cabelo.
Um Dr. famoso, o cara é competente pra caramba, isso é inegável, não a toa vem pessoas do mundo inteiro fazer implante. Ele não sugere o uso de creatina e sinceramente entendo a posição dele, a finasterida foi negligenciada por muitos anos com esse papo de estudos inconclusivos, sendo que diversas pessoas relatavam os efeitos colaterais. O mesmo acontece com a creatina, muitas pessoas relatam aumento na queda. A quantidade de relatos é algo a ser considerado.

Olivc27

20
Marcelo ABC escreveu: Novembro 25, 2024, 1:19 pm Amigo, se você tem receio de tomar creatina por causa dessa história de que faz cair cabelo, vou lhe dar uma dica de quem treina há 12 anos. Use citrulina. É o melhor suplemento que eu já tomei. É um vasodilatador super potente. Substitui muito bem a creatina. Eu tinha que importar, porque não encontrava no Brasil. Eu usava citrulina da Primaforce. Cara, só me trouxe benefícios, inclusive sexuais.
Qual citrulina você indica sem ser importada?

cleition

21
Olivc27 escreveu: Novembro 27, 2024, 7:24 am Um Dr. famoso, o cara é competente pra caramba, isso é inegável, não a toa vem pessoas do mundo inteiro fazer implante. Ele não sugere o uso de creatina e sinceramente entendo a posição dele, a finasterida foi negligenciada por muitos anos com esse papo de estudos inconclusivos, sendo que diversas pessoas relatavam os efeitos colaterais. O mesmo acontece com a creatina, muitas pessoas relatam aumento na queda. A quantidade de relatos é algo a ser considerado.
Eu sigo esse pensamento tambem hahaha

Eu gostaria de tomar creatia, mas não tomo porque sei dos relatos e confio neles hahahahah

Marcelo ABC

22
Olivc27 escreveu: Novembro 27, 2024, 7:24 am Um Dr. famoso, o cara é competente pra caramba, isso é inegável, não a toa vem pessoas do mundo inteiro fazer implante. Ele não sugere o uso de creatina e sinceramente entendo a posição dele, a finasterida foi negligenciada por muitos anos com esse papo de estudos inconclusivos, sendo que diversas pessoas relatavam os efeitos colaterais. O mesmo acontece com a creatina, muitas pessoas relatam aumento na queda. A quantidade de relatos é algo a ser considerado.
Entendo completamente seu pensamento. Eu mesmo sou vítima da finasterida. Já quanto à creatina, tomei por anos e nunca notei aumento na queda de cabelo. Parei porque tenho pedras nos rins e sempre li que faz um grande mal aos rins. Até meu nefrologista disse pra eu parar. Acabei por achar a citrulina, que é um suplemento extraordinário.
Editado pela última vez por Marcelo ABC em Novembro 27, 2024, 9:50 am, em um total de 1 vez.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
TC em 06.2024

Marcelo ABC

23
Olivc27 escreveu: Novembro 27, 2024, 7:25 am Qual citrulina você indica sem ser importada?
Amigo, eu desconheço citrulina nacional, a não ser que seja manipulada. Eu compro no mercado livre a da Primaforce. Não tenho um vendedor favorito. Pego a que estiver mais barata, mas sempre da marca Primaforce. Às vezes, raramente, eu pego a da Allmax Essentials.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
TC em 06.2024

Olivc27

24
Marcelo ABC escreveu: Novembro 27, 2024, 9:49 am Amigo, eu desconheço citrulina nacional, a não ser que seja manipulada. Eu compro no mercado livre a da Primaforce. Não tenho um vendedor favorito. Pego a que estiver mais barata, mas sempre da marca Primaforce. Às vezes, raramente, eu pego a da Allmax Essentials.
Já vi algumas pessoas elogiando esse suplemento, vou experimentar. Esse da Primaforce você toma conforme indicação do fabricante? 2000mg? Tem uma nacional da Bodyactive bem mais barata, não sei se presta.

Marcelo ABC

25
Olivc27 escreveu: Novembro 27, 2024, 10:45 am Já vi algumas pessoas elogiando esse suplemento, vou experimentar. Esse da Primaforce você toma conforme indicação do fabricante? 2000mg? Tem uma nacional da Bodyactive bem mais barata, não sei se presta.
Eu tomo 5x mais. Tomo 10g. Mas, comece com uma dose baixa e vá aumentando. Eu treino apenas 3 vezes na semana. Então, um pote de 200g acaba rendendo. Faço todos os grupos musculares uma única vez na semana. Infelizmente, é o que dá pra fazer por causa da correria do dia a dia. Mas, como nos meus 8 primeiros anos de academia eu treinava todo dia, construí um volume legal que consigo manter hoje com 3 treinos por semana. São 3 treinos de sair morto da academia.
Se for muito caro pra você a citrulina, compre arginina mesmo. A arginina se transforma em citrulina no corpo. A vantagem de tomar a citrulina é que não é preciso essa conversão de arginina em citrulina feita pelo metabolismo. Mal comparando, é igual o minoxidil base. Quando você passa no couro cabeludo, ele se liga com alguma enzima (que não sei o nome) e se transforma em minoxidil sulfato. Então, é melhor manipular o minoxidil sulfato logo de uma vez.
Alguém me corrija se eu estiver errado.
Dutasterida oral 0,5mg
Minoxidil sublingual 2mg
TC em 06.2024