Banner

O que causa efeito colateral é o mecanismo de ação do remédio ou redução do DHT em si?

LucasRodrigues

1
Galera, vou exemplificar minha dúvida. Dipirona e Ibuprofeno são ambos remédios para inibir a dor, porém o mecanismo de ação deles é diferente, portanto, eles tem colaterais diferentes.

No caso da Finasterida e Dutasterida, o mecanismo de ação deles de inibir o dht não seria diferente? Não seria errado dizer que a Dutasterida é uma Finasterida mais potente, se o mecanismo de ação da Dutasterida em reduzir o DHT for diferente do da Finasterida?

E o que causa efeitos colaterais seria o mecanismo de ação do medicamento ou o efeito dele em si?

Eu to perguntando isso porque minha dermato me disse que Dutasterida tem menos chances de colateral do que a Finasterida, pois é uma medicação mais moderna. E eu pesquisando na net aqui, alguns sites falam que a Dutasterida tem menos colaterais que a Finasterida. Dai surgiu essa minha dúvida, pq dizem que a Dutasterida reduz os dois tipos de DHT que temos no corpo, então eu penso que era pra ela ter mais colateral. E se ela de fato tem menos colateral, não seria plausível deduzir que o que da colateral é a forma como esse DHT é reduzido e não a redução dele em si?

Qual a opinião de vocês?

Re: O que causa efeito colateral é o mecanismo de ação do remédio ou redução do DHT em si?

mctimbu

2
Na verdade não é o DHT que é reduzido, e sim a 5-alpha-redutase, que é a enzima que converte a testosterona em DHT.

A finasterida inibe a 5-alpha-redutase tipo 2, a dutasterida inibe o tipo 1 e 2.

Tipo 1: presente na pele
Tipo 2: presente nos órgaõs genitais e pele

Por isso a dutasterida seria mais potente, pois inibe os dois tipos.

Por que a dutasterida teria menos colaterais, e se isso seria verdade, eu não sei.

Falando do meu caso específico: usei dutasterida tópica numa concentração alta, e chegou numa certa quantidade que comecei a ter queda de libido. Fiz o exame de sangue e o DHT estava normal. Meu achismo: esses medicamentos devem ter outros efeitos no organismos que não são bem conhecidas pela medicina.
Minoxidil tópico
Minoxidil oral
Finasterida tópica
Flutamida tópica
Cetoconazol
Vitamina D
Intradermoterapia com dutasterida e bicalutamida

Re: O que causa efeito colateral é o mecanismo de ação do remédio ou redução do DHT em si?

marcosgtsts

3
mctimbu escreveu: Março 29, 2024, 1:22 pm Na verdade não é o DHT que é reduzido, e sim a 5-alpha-redutase, que é a enzima que converte a testosterona em DHT.

A finasterida inibe a 5-alpha-redutase tipo 2, a dutasterida inibe o tipo 1 e 2.

Tipo 1: presente na pele
Tipo 2: presente nos órgaõs genitais e pele

Por isso a dutasterida seria mais potente, pois inibe os dois tipos.

Por que a dutasterida teria menos colaterais, e se isso seria verdade, eu não sei.

Falando do meu caso específico: usei dutasterida tópica numa concentração alta, e chegou numa certa quantidade que comecei a ter queda de libido. Fiz o exame de sangue e o DHT estava normal. Meu achismo: esses medicamentos devem ter outros efeitos no organismos que não são bem conhecidas pela medicina.
Qual a dosagem que vc usou ?
Você acha que a duta ou fina pode dar SPF ? Já ouviu algum relato sobre ?

mctimbu

5
marcosgtsts escreveu: Março 31, 2024, 2:08 pm Qual a dosagem que vc usou ?
Você acha que a duta ou fina pode dar SPF ? Já ouviu algum relato sobre ?
Eu uso 0,5%, mas tô querendo abaixar pra 0,25% pra poder usar uma quantidade maior e espalhar mais no couro.
Minoxidil tópico
Minoxidil oral
Finasterida tópica
Flutamida tópica
Cetoconazol
Vitamina D

julianobastos

7
mctimbu escreveu: Abril 1, 2024, 1:15 am Eu uso 0,5%, mas tô querendo abaixar pra 0,25% pra poder usar uma quantidade maior e espalhar mais no couro.
Como que você concilia o serum Dercos 1x ao dia e o Minoxidil 2x ao dia? Tava cogitando em testar o serum dercos, mas tava pensando na logística, porque penso que teria que intervalar o serum para não poder interagir com o minoxidil ou será que não interfere?

A propósito, qual sua experiência com o serum dercos?

mctimbu

8
julianobastos escreveu: Maio 16, 2024, 1:02 am Como que você concilia o serum Dercos 1x ao dia e o Minoxidil 2x ao dia? Tava cogitando em testar o serum dercos, mas tava pensando na logística, porque penso que teria que intervalar o serum para não poder interagir com o minoxidil ou será que não interfere?

A propósito, qual sua experiência com o serum dercos?
Minoxidil + dutasterida de manhã, Dercos Serum + creme de cetoconazol à tarde e minoxidil + alfaestradiol à noite.

Tenho pensado em parar com o Dercos Serum, custa quase 200 reais e não tô sentindo resposta nenhuma. Sem contar que ele não combate o problema principal, que é o DHT. Só comecei a usar ele porque o dermatologista do plano receitou.
Minoxidil tópico
Minoxidil oral
Finasterida tópica
Flutamida tópica
Cetoconazol
Vitamina D

julianobastos

9
mctimbu escreveu: Maio 16, 2024, 3:22 pm Minoxidil + dutasterida de manhã, Dercos Serum + creme de cetoconazol à tarde e minoxidil + alfaestradiol à noite.

Tenho pensado em parar com o Dercos Serum, custa quase 200 reais e não tô sentindo resposta nenhuma. Sem contar que ele não combate o problema principal, que é o DHT. Só comecei a usar ele porque o dermatologista do plano receitou.
eu uso o shampoo dercos, mas devido ao alto custo do serum dercos, tava pensando em experimentar o serum da principia SC-01 que tb tem cafeina por ser melhor custo-benefício (custa uns 50-60$). há uma especulação sobre a cafeina atuar inibindo o DHT, além da circulação, mas os estudos ainda são limitados.

tá usando o serum dercos há qnt tempo?

vc disse q n tá vendo mt resultado c a duta tópica né? tá usando há qnt tempo tb?

mctimbu

10
julianobastos escreveu: Maio 16, 2024, 7:39 pm eu uso o shampoo dercos, mas devido ao alto custo do serum dercos, tava pensando em experimentar o serum da principia SC-01 que tb tem cafeina por ser melhor custo-benefício (custa uns 50-60$). há uma especulação sobre a cafeina atuar inibindo o DHT, além da circulação, mas os estudos ainda são limitados.

tá usando o serum dercos há qnt tempo?

vc disse q n tá vendo mt resultado c a duta tópica né? tá usando há qnt tempo tb?
O Dercos Serum eu tô usando há uns 2 meses e meio. Sendo que eu nem tô usando a quantidade indicada no rótulo, que é de 2 a 3 pipetas todo dia. Quando fiz isso durou nem duas semanas o vidro.

A duta tópica eu tô usando já tem 9 meses, usei 6 meses hidroalcoólica e depois 3 meses lipossomada, já era pra ter visto algum resultado.

Esse monte de coisa que eu tô usando tá dando no mesmo que usar só o minoxidil tópico.
Minoxidil tópico
Minoxidil oral
Finasterida tópica
Flutamida tópica
Cetoconazol
Vitamina D