Banner

27a - O que eu tenho?

joao.aguas

1
Eu tenho 27 anos e estou começando a ver meu couro cabeludo. Sempre que eu parto o cabelo, o couro aparece na divisão. Estou indo ao tricologista nessa quinta.
Pesquisei no fórum sobre AAG e entendi que ela tem relaçao com a miniaturização dos fios. O problema é que em mim eu nao identifico essa miniaturização. Entao, minha duvida é: existe AAG sem miniaturização ou obrigatoriamente meus fios precisam miniaturizar pra eu ter AAG?

PS: eu estou com falta de ar, tontura, e outros sintomas de anemia. Dependendo do que a médica falar na quinta pode ser que ela peça exames.
PS2: eu tomo antidepressivos. não sei se tem relação.

tentei tirar uma foto o mais próximo possível da minha linha da testa
https://ibb.co/9H2bfvS
Editado pela última vez por joao.aguas em Novembro 8, 2020, 12:02 pm, em um total de 1 vez.

Re: 27a - O que eu tenho?

JonBonesJones

3
E ai joao, td certo?
Primeiro: quando foi q a tua queda começou? Tens q ver isso. Se teu cabelo cai na mesma quantidade de sempre, ou se aumentou pouca coisa, creio q seja AAG.

Segundo: em que areas caem cabelo? Se for na area onde tem predisposiçao genetica, eh possivel AAG. Caso contrario, se for uma queda difusa, inclusive com fios da nuca e das laterais do cabelo, ai possivelmente eh outra complicaçao.

Alem da miniaturizaçao dos fios, q eh melhor vista por tricoscopio ou lente de aumento, eh importante tb saber responder as duas perguntas anteriores. Digamos q tu teve um evento traumatico algum tempo atras. De repente teu cabelo começou a despencar. Possivelmente o evento passado seja a causa, e logo tua queda normalizará. E se a queda for difusa, e antes nao era, tens q ver o q tu mudou na tua vida nesse tempo....

Quanto aos antidepressivos, eu tb uso. Comecei fiunal de abril/2020. Final de maio meu cabelo tava despencando. Pele ficou oleosa demais. Soh q bvem quando iniciei o tratamento da ansiedade, uma semana dps minha namorada terminou o relacionamento cmg. Entao nao tenho certeza se a queda foi decorrente do remedio. Na epoca usava MIRTAZAPINA (marca menelat). Dps troquei de marca, a queda diminuiu, mas nao cessou, e de quebra o remedio perdeu efeito no meu intestino (tenho sindrome do intestino irritado). Hoje tomo amitriptilina, e a queda ta uma desgraça tb. Cai mais de onde eh pra ser calvo, soh q antes caia somente das entradas, agora cai do topo tb, e da sobrancelha cai um pouco tb qdo passo os dedos. Na nunca eh dificil cair, assim como nas laterais, entao jah vejo maior controle do q qdo usava mirtazapina. E amitriptilina tomo somente 30mg, q eh uma dose bem baixa.
Fui num dermatologista q eh tricologista, e ela olhou com tricoscopio e me mostrou, tinha espassamento grande entre os fios, mas nao vi tanta miniaturizaçao como ela disse q tinha. Iniciei o uso da finasterida 20 de setembro, e ateh agora nao mudou nada na calvicie. Jah uso minoxidil ha 4 anos. Vou tentar consultar com o Dr Peruzzo pra ver o q ele tem a dizer.

Entao, acho q primeiro deves responder as perguntas q coloquei. Se tua queda iniciou pouco tempo depois de começares a usar antidepressivo, pode ser q seja. Mas eh dificil saber com certeza... E se a queda for difusa, ai eh mais um indicio de q pode ser.
Tu usas antidepressivo ha qto tempo? trocou de remedio ou de marca ha pouco tempo? Veja isso
Espero q consigamos ficar bem. Foda querer tratar uma coisa e se ferrar em outra...

JonBonesJones

4
duban escreveu: Novembro 8, 2020, 11:54 am vá ao médico mesmo

e sim...alguns anti-depressivos causam queda de cabelo...leia a bula dos seus.
Ia ateh te perguntar, Duban, se existe exame q possa detectar q um remedio eh causa de queda de cabelo. Isso pq os de sangue soh vao demonstrar se tu tens as vitaminas e hormonios no lugar. Entao meio q me parece q o diagnostico do efluvio telogeno causado por remedios eh um diagnostico de exclusao, certo?
Pergunto se a biopsia do couro cabeludo consegue detectar se algum remedio vem inflamando o couro, ou que cause esse efluvio.
Obrigado

joao.aguas

5
JonBonesJones escreveu: Novembro 8, 2020, 4:18 pm E ai joao, td certo?
Primeiro: quando foi q a tua queda começou? Tens q ver isso. Se teu cabelo cai na mesma quantidade de sempre, ou se aumentou pouca coisa, creio q seja AAG.

Segundo: em que areas caem cabelo? Se for na area onde tem predisposiçao genetica, eh possivel AAG. Caso contrario, se for uma queda difusa, inclusive com fios da nuca e das laterais do cabelo, ai possivelmente eh outra complicaçao.

Alem da miniaturizaçao dos fios, q eh melhor vista por tricoscopio ou lente de aumento, eh importante tb saber responder as duas perguntas anteriores. Digamos q tu teve um evento traumatico algum tempo atras. De repente teu cabelo começou a despencar. Possivelmente o evento passado seja a causa, e logo tua queda normalizará. E se a queda for difusa, e antes nao era, tens q ver o q tu mudou na tua vida nesse tempo....

Quanto aos antidepressivos, eu tb uso. Comecei fiunal de abril/2020. Final de maio meu cabelo tava despencando. Pele ficou oleosa demais. Soh q bvem quando iniciei o tratamento da ansiedade, uma semana dps minha namorada terminou o relacionamento cmg. Entao nao tenho certeza se a queda foi decorrente do remedio. Na epoca usava MIRTAZAPINA (marca menelat). Dps troquei de marca, a queda diminuiu, mas nao cessou, e de quebra o remedio perdeu efeito no meu intestino (tenho sindrome do intestino irritado). Hoje tomo amitriptilina, e a queda ta uma desgraça tb. Cai mais de onde eh pra ser calvo, soh q antes caia somente das entradas, agora cai do topo tb, e da sobrancelha cai um pouco tb qdo passo os dedos. Na nunca eh dificil cair, assim como nas laterais, entao jah vejo maior controle do q qdo usava mirtazapina. E amitriptilina tomo somente 30mg, q eh uma dose bem baixa.
Fui num dermatologista q eh tricologista, e ela olhou com tricoscopio e me mostrou, tinha espassamento grande entre os fios, mas nao vi tanta miniaturizaçao como ela disse q tinha. Iniciei o uso da finasterida 20 de setembro, e ateh agora nao mudou nada na calvicie. Jah uso minoxidil ha 4 anos. Vou tentar consultar com o Dr Peruzzo pra ver o q ele tem a dizer.

Entao, acho q primeiro deves responder as perguntas q coloquei. Se tua queda iniciou pouco tempo depois de começares a usar antidepressivo, pode ser q seja. Mas eh dificil saber com certeza... E se a queda for difusa, ai eh mais um indicio de q pode ser.
Tu usas antidepressivo ha qto tempo? trocou de remedio ou de marca ha pouco tempo? Veja isso
Espero q consigamos ficar bem. Foda querer tratar uma coisa e se ferrar em outra...
1) Eu nao percebi queda. Comecei a notar esse ano que o meu cabelo estava mais espaçado (difuso). Basicamente, quando eu parto com o pente dá pra ver o couro.

Eu estava tomando sertralina desde 2016 (dose alta, 100mg), até que esse ano eu notei esse espaçamento no cabelo. Aí o médico mudou pra nortriptilina (tomo a dose mais alta permitida, 150mg) , mas o espaçamento continua visível. Inclusive voce disse que toma amitriptilina, né? Entao, a nortriptilina que eu tomo também é uma antidepressivo tricíclico... os 2 remedios sao parecidos. Mas eu tinha descartado já esse motivo porque mesmo trocando de remédio, ainda vejo o espaçamento. Mas agora que voce disse que trocou de remédio e continuou caindo, talvez comigo possa ter acontecido isso tambem.

Tirei umas fotos pra explicar:
cabelo sem partir: https://ibb.co/cYhd0kF
cabelo partido: https://ibb.co/P9Gx5b7
cabelo partido: https://ibb.co/Y0xj4yZ

JonBonesJones

8
Kra, pelas fotos, assim como o amigo falou acima, nao tem como ter certeza se eh AAG. O mais certo eh tu ir num tricologista q faça esse exame pra ver se eh AAG ou nao. Se for, ai pelo menos sabes mais ou menos como tratar. Se nao for, ai eh complicado....
Sim, a nortriptilina eh um triciclico bem semelhante a amitriptilina. Jah faz um tempo q nao tomo nada de mirtazapina (meu primeiro antidepressivo) e nao sinto grandes melhoras (no inicio tive aquela queda brutal, pele formava banha de tao oleosa, dps troquei de marca, diminui a dose e a queda diminuiu com o tempo... agora to soh na amitriptilina, mas continua caindo).
Mas penso q qdo o remedio eh a causa do problema, ocorre o efluvio telogeno. No caso, teu cabelo começaria a cair mais q o normal, e tu perceberias isso. Se nao sentiste nada no inicio do tratamento, lah em 2016, entao talvez nao seja do remedio tb. No meu caso, foi logo no inicio. Eu sei o qto de fios caia da minha cabeça e de que partes do couro eles caiam, e dps dos remedios isso mudou. Ateh a espessura dos fios, parece q nascem meio mortos

JonBonesJones

9
Q merda, kra. Tu nao chegou nem a tentar diminuir a dose da sertralina? Pq tu tava comando uma dose meio cavalar mesmo. E teu cabelo caia difusamente? Pele oleosa, despencava cabelo soh de por a mao na cabeça? Eh assim no meu caso.
E a tua queda com a sertralina iniciou mais ou menos dps de qto tempo de uso do remedio?

Pesquisando ha um tempo sobre antidepressivos no forum, se nao me engano vi q tu ta no lexapro agora, certo? Tua queda cessou com o lexapro? Ta em q dosagem? E quanto tempo demorou para regularizar a queda dps da sertralina?
Valeu

Quebrando o hábito

10
Tenho 23 anos, comecei a tomar com 13 por causa do toc, e tratamento para transtorno obsessivo compulsivo requer doses extremas de medicamrntos, que era extremamente forte, tomei por mais de 5 anos até que conversei com o psiquiatra e decidimos ingressar com escitalopram, tomo a dose máxima permitida, 20 mg, mas talvez por se tratar de um antidepressivo mais recente e com menos colaterais minha queda de cabelo cessou totalmente. Ansiedade e toc sob controle, não encontro mais nenhum fio no travesseiro
Minoxidil
Cetoconazol
Finasterida tópica 2x ao dia

duban

12
JonBonesJones escreveu: Novembro 8, 2020, 4:22 pm
duban escreveu: Novembro 8, 2020, 11:54 am vá ao médico mesmo

e sim...alguns anti-depressivos causam queda de cabelo...leia a bula dos seus.
Ia ateh te perguntar, Duban, se existe exame q possa detectar q um remedio eh causa de queda de cabelo. Isso pq os de sangue soh vao demonstrar se tu tens as vitaminas e hormonios no lugar. Entao meio q me parece q o diagnostico do efluvio telogeno causado por remedios eh um diagnostico de exclusao, certo?
Pergunto se a biopsia do couro cabeludo consegue detectar se algum remedio vem inflamando o couro, ou que cause esse efluvio.
Obrigado
eu desconheço se existe esses exames, ao meu ver é como vc disse, um diagnostico de exclusão.

JonBonesJones

14
Joao, outra coisa q esqueci de mencionar: no geral, os remedios triciclicos causam exatamente esses efeitos q tu falou q se assemelham a anemia. Falta de ar eh possivel, e tontura eh mto classico. No inicio do amytril eu tive, dps passou. Faça os exames, mas eh provavel q nao tenha nada a ver com anemia, e sim com colateral comum do remedio. E tu tomas uma dose alta, entao eh mais normal ainda

admin

15
SRS, por favor não usem QUOTE para textos longos, isso contamina o Forum e detona com a memória, usem o quote APENAS do local que vcs querem se referir, por favor
ADMIN
Nota: Nós não toleramos linguagem ofensiva ou ataques pessoais. Links de marketing,de clínicas,médicos ou anúncios comerciais serão eliminados.
MEU TRATAMENTO: MNX E FINA ORAL, LOÇÕES MANIPULADAS DE MINOX E INTRADERMOTERAPIA COM BICALUTAMIDA E DUTASTERIDA