33
Vc não entendeu. Os homens mais forte tinham maior prevalência durante a fase anterior a agricultura. A agricultura deu margem para tipos não tão robustos terem melhor chance de passar genes adiante, mudando assim a incidência genética da população em relação as genes para robustos ou menos robustos.
Não se pode querer comparar demais o homem de 12 mil anos atrás com o atual. A natureza era bem mais cruel com o homem naquela época, e a incidência genética de genes ligados a massa óssea podia ser outra, se comparada a do homem atual, se essa característica naquele ambiente favorecia os homens com tais genes e aumenta assim as chances de passar esses genes adiante.
Se esse estudo, sobre consumo de leite entre países e massa óssea, fosse tão confiável já teriam mudado as regras nessa questão na medicina.
Se vc olhar o Brasil, avaliar regiões muito pobres (sertão), e comparar a alimentação com regiões ricas, verá que a nutrição tem um diferencial, e que o consumo de leite é maior nas regiões mais ricas.
Mesma análise básica e que vê poucos fatores, assim como a que vc postou.
A vitamina-D tem grande papel na ficção do cálcio, e também em evitar depressão, e o sol é o maior fator em estimular a pele a produzir vit-D. Nos já discutimos isso no fórum N vezes antes de vc se cadastrar. Inclusive eu mesmo falei umas 3 vezes ou mais que os médicos antes diziam que no Brasil a vit-D não era problema e agora bateram com a cara na parede com estudos mostrando o contrário
A vida moderna afastou o homem do sol e reduziu a fixação do cálcio. Isso é um fator importante a ser estudado e não apenas o consumo de leite E os exercícios também são outro fator.
Outro fator importante, especialmente em mulheres, é a fixação do cálcio durante a infância e adolescência, que se não bem feita terá influência durante toda a vida adulta.
Assim todos fatores devem ser vistos antes de tirar conclusões, lembrando ainda que pode haver fatores que ainda desconheçamos. Se vc quer que o leite seja a razão pra tudo, e olhar só ele e não todos fatores, vai acabar chegando as conclusões que quer chegar de uma forma ou de outra.
Não digo que o leite é fundamental, mas é um nutriente importante pra muita gente dependendo da dieta que siga.
Lembre que a medicina muda também a incidência genética para várias características, na medida em que "trapaceia", burla a seleção natural e permite a pessoas que outrora morreriam, também passem seus genes adiante.
Pessoas com diabetes, leucemia, pressão alta, pessoas com dificuldade em absorver nutrientes ou assimilar nutrientes, hoje se tratam e passam genes adiante. Isso enfraquece um pouco a genética populacional, torna os seres humanos (media populacional) um pouco mais frágeis.
Ou seja, só porque o homem 12.000 anos atrás tinha ossos mais forte e caçava, não quer dizer que se o homem moderno parar de tomar leite e parar de comer trigo, e passar a comer mais carne gordurosa vai, ter os ossos como muitos homens de 12.000 anos atrás.
Editado pela última vez por
Jimmy Stewart em Dezembro 7, 2016, 2:41 pm, em um total de 2 vezes.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.
http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr