Banner

Fé e Placebo

Paulistano

1
Olá pessoal. Espero que todos estejam tendo boas notícias em seus respectivos tratamentos. Desejo sinceramente.

Deparei-me com esse assunto e resolvi criar um tópico para colocar minha opinião sobre. Em um outro tópico, reforcei minha opinião sobre a necessidade de se ter fé na hora de se abraçar um tratamento. Sei, por intuição e um pouco de leitura, do poder da fé ou da crença de que o que se está fazendo irá, REALMENTE, ajudar a obter resultados muito satisfatório nas expectativas e no tratamento de cada um.

Infelizmente esse conceito foi confundido com religião. O Dr Peruzzo mexe com pesquisas de medicamentos e deve saber da importância do placebo para randomizar (Duplo Cego) seus trabalhos ou de colegas.

Placebo ? sim, PLACEBO. O que tem a ver com fé ? tudo ! Se não houvesse importância, nenhum trabalho científico, na área da bioquímica, poderia ter credibilidade sem a clara noção dos resultados sob a luz dos efeitos do placebo na mostra dos pacientes a ele submetidos.

Já sei que aqueles que não querem nem raciocinar sobre, ou os céticos, vão dizer: mas se fosse assim, eu usaria o shampoo picaretor tabajara esperança e teria fé e tuuuuuuudo taria resolvido.

Bom, primeiro, tu já sabes que ele é picareta. Segundo, quem não sabe, não tem esperança nele, mas sim nos componentes dele e que são inócuos, terceiro, esse efeito tem suas limitações, de acordo com o tamanho da fé de cada um (Isso se ele teve antes de usar) . É inevitável lembrarmos da figura de JESUS para falarmos do assunto, por isso que muitos relacionam essa palavra a religião, mas tentando se despojar desse conceito religioso, ELE foi uma pessoa que já percebeu a força que cada um tem, uma força interior que é pouco entendida pela ciência. Qualquer médico pode falar de experiências que passaram e viram recuperações milagrosas (força de vontade, vontade de viver), que a ciência não pode explicar e sem agregar conceitos religiosos, o efeito PLACEBO pode dar uma pista sobre o assunto.

Vou copiar alguns artigos, curtos sobre o assunto e ficará mais claro:

..."O Efeito Placebo como Condicionamento

Chegamos, então, a uma explicação fisiológica bastante convincente sobre o efeito placebo: trata-se de um efeito orgânico causado no paciente pelo condicionamento pavloviano ao nível de estímulos abstratos e simbólicos.

Segundo essa explicação, o que conta é a realidade presente no cérebro, não a realidade farmacológica. A expectativa do sistema nervoso em relação aos efeitos de uma droga pode anular, reverter ou ampliar as reações farmacológicas desta droga. Pode também fazer com que substâncias inertes provoquem efeitos que delas não dependem.

Poderíamos então definir efeito placebo como o resultado terapeuticamente positivo (ou negativo) de expectativas implantadas no sistema nervoso dos pacientes por condicionamento decorrente do uso anterior de medicação, contatos com médicos e informações obtidas por leituras e comentários de outras pessoas. "....

Obs: resumindo:..."expectativas positivas ou negativas antes do tratamento..."

fonte: http://www.cerebromente.org.br/n09/mente/placebo1.htm

Outro:

..."Muitos acreditam que o efeito placebo seja psicológico, devido a um efeito real causado pela crença ou por uma ilusão subjetiva. Se eu acreditar que a pílula ajuda, ela vai ajudar. Ou a minha condição física não muda, mas eu sinto que ela mudou. Por exemplo, Irving Kirsch, um psicólogo da Universidade de Connecticut, acredita que a eficácia do Prozac e drogas similares pode ser atribuída quase que inteiramente ao efeito placebo.

Em um estudo publicado [em junho de 1999], Kirsch e... Guy Sapirstein... analisaram 19 testes clínicos de antidepressivos e concluíram que a expectativa de melhora, e não ajustes na química do cérebro, foram responsáveis por 75 por cento da eficácia das drogas.*

"O fator crítico," afirma Kirsch, "são nossas crenças a respeito do que irá acontecer conosco. Você não precisa confiar nas drogas para ver uma profunda transformação." Em um estudo anterior, Sapirstein analisou 39 estudos, feitos entre 1974 e 1995, de pacientes depressivos tratados com drogas, psicoterapia, ou uma combinação de ambos. Ele descobriu que 50 por cento do efeito das drogas se deve à resposta placebo.

As crenças e esperanças de uma pessoa sobre um tratamento, combinadas com sua sugestibilidade, podem ter um efeito bioquímico significativo. Sabemos que a experiências sensoriais e pensamentos podem afetar a neuroquímica, e que o sistema neuroquímico do corpo afeta e é afetado por outros sistemas bioquímicos, inclusive o hormonal e o imunológico. Assim, há provavelmente uma boa dose de verdade na afirmação de que a atitude esperançosa e as crenças de uma pessoa são muito importantes para o seu bem estar físico e sua recuperação de lesões ou doenças."...

Obs: ..."Você não precisa confiar nas drogas para ver uma profunda transformação"...
leia-se aqui, em meu conceito, não preciso ver fotos, basta saber que é provado cientficamente e que muitos estão relatando melhoras com ele.

Fonte: http://skepdic.com/brazil/placebo.html

Última:

A Teoria de Cura Mente-Corpo

A teoria de cura mente-corpo, criada por Milton Erickson, pai da hipnoterapia moderna, e divulgada pelo mundo pelos médicos que foram seus discípulos, reconhece a existência de uma estreita conexão entre a mente, o cérebro e o corpo. Dr. Ernest Lawrence Rossi, médico e psicoterapeuta ericksoniano, diz que a resposta placebo é uma pedra fundamental rejeitada na cura mente-corpo. Ele diz que as histórias de cura espontânea ou considerada ‘milagrosa’ são menosprezadas pela ciência, devido à nossa mente racional, como resultados não confiáveis. Em seu livro A Psicobiologia de Cura Mente-Corpo, Dr. Rossi diz que a premissa da ciência, neste caso, se aproxima de algo como "não é confiável, portanto não é real". Ele explica que, para uma parte da ciência, que tem uma abordagem tradicional, o efeito placebo é simplesmente um "fator aborrecido".

A teoria de cura mente-corpo pressupõe que exista uma rede de informações que passa do ambiente à mente do indivíduo, deste para o cérebro e em seguida ao corpo, através do que ele chama de "moléculas mensageiras". Em princípio, diz ele, a informação começa com os genes.

As pesquisas de Dr. Rossi incluem o funcionamento do sistema nervoso central de forma detalhada e também o funcionamento do sistema límbico-hipotalâmico. Na teoria ericksoniana, existe uma lista considerável de doenças que se pode curar conhecendo-se o mecanismo de comunicação psicofísico...

A Expectativa de Cura

Dr. Ernest Rossi afirma que a expectativa positiva de cura por parte de um paciente é 50% do caminho para sua recuperação. Nesses casos, o organismo, entre outras coisas, libera endorfina, que promove o relaxamento do estado de ansiedade provocado pelo pânico de uma doença.

A expectativa de cura é hoje muito mais reconhecida pelos médicos como um dos fatores benéficos decisivos, muito mais que 30 anos atrás quando se deu o caso do Sr. Wright.

Se ela realmente tem um papel fundamental no desempenho dos sistemas simpático, parassimpático e nos outros sistemas do organismo, a expectativa de cura pode ser considerada como uma espécie de ‘certificado de garantia’ para o funcionamento do corpo, no entendimento do médico. De acordo com a teoria ericksoniana, o locus de cura está dentro do organismo do próprio indivíduo, bastando ver que algumas doenças, mesmo sem remédio, também se curam espontaneamente. Essa abordagem, ainda pouco conhecida na América Latina, utiliza vários recursos antes de desistir e entregar o paciente à própria sorte. E, em meio a esses recursos, a resposta placebo é uma delas.

fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc. ... CatID=1786

Cabe salientar nesse último texto que o termo "CURA" não deve ser usado no nosso caso, da AAG. Peço que desconsiderem.

O que eu quero dizer com tudo isso é que as possibilidades são muito grandes quando se alia: Produtos reconhecidos cientificamente no combate a AAG, mais a fé que irá dar certo, fé sem fotos ou muita vontade de ver para crer. Se ficar esperando muito para ver, cai-se na armadilha do "quando mais tarde começar, pior será a recuperação". Pode ter certeza disso.

Ter a certeza que vai ajudar, que vai dar certo. Certeza. Baixar um poucos as expectativas ajuda muito. Tem me ajudado. 100 % de volume, ou volume igual a antes do ataque da aag NÃO EXISTE. Se for entrar com essa expectativa, guarda a grana e vai viajar, compre um carro novo, ou uma Harley Davidson para compensar.

Fotos ajudam para compartilhar, ajudar-se mutuamente. O que não pode é deixar o cérebro condicionar, ter a expectativa que vai ser igual ao outro, pressa, resultados imediatos. No combate diário a AAG não existe resultados imediatos. Mesmo quando se pára um longo tratamento, sabe-se que demora para perder aquilo que conquistou. E perde. Tudo funciona lentamente.

Tem que ter Fé, disciplina e conhecimento.

Meu intuito é de ajudar. Aceito críticas a idéia. O debate é bem vindo. Quando começa a ser de cunho pessoal, aí fica estranho. Não há motivo para isso.

Abraço a todos e boa sorte
Editado pela última vez por Paulistano em Abril 28, 2008, 5:45 pm, em um total de 1 vez.
Minoxidil manipulado 5% (noite)
Avicis (noite - 1h e meia depois do minox)
Cetaconazol 4 x por semana
Chá Verde
Centrum (almoço)
Xampoo antiqueda capicilin e Johnson's baby
Aloe Vera ProAloe 10:1 a 98,5%

lucas.renoh

2
Pensamento positivo faz bem ao corpo pois nos faz liberar boas substâncias e inibir outras ruins. Até aí, realmente é verdadeiro, não há o que ser contestado.

Mas... rs

Infelizmente não sabemos controlar o pensamento positivo para inibir substâncias específicas, como o DHT. O DHT não é secretado de acordo com o estresse. O corpo não o vê como uma coisa destruidora. Então, infelizmente, pensamento positivo não é suficiente para nos dar resultados capilares se o problema for genético. Agora, se for estresse, vai ajudar muito.

Headbanger

3
Se é mental é físico, se é físico é mental...não há como escapar.

Mesmo que haja algo espiritual nos rondando, ele só poderá agir sobre o bruto e frio físico.

Agora é evidente que não ter fé fará com que possivelmente perca o controle sobre sua calma e inicie o famoso Ciclo do estresse. Em que, quando mais se estressa, mais fios caem, e mais estressado fica...

Paulistano

4
lucas.renoh escreveu:Pensamento positivo faz bem ao corpo pois nos faz liberar boas substâncias e inibir outras ruins. Até aí, realmente é verdadeiro, não há o que ser contestado.

Mas... rs

Infelizmente não sabemos controlar o pensamento positivo para inibir substâncias específicas, como o DHT. O DHT não é secretado de acordo com o estresse. O corpo não o vê como uma coisa destruidora. Então, infelizmente, pensamento positivo não é suficiente para nos dar resultados capilares se o problema for genético. Agora, se for estresse, vai ajudar muito.
Só um trechinho para te mostrar que a linha de raciocínio não é por aí:

..."A expectativa do sistema nervoso em relação aos efeitos de uma droga pode anular, reverter ou ampliar as reações farmacológicas desta droga"...

Não é pelo DHT... amplie a visão e o conceito....
Por isso fiz questão de frizar... não existe cura...
Chá Verde
Centrum (almoço)

lucas.renoh

5
Paulistano escreveu:Só um trechinho para te mostrar que a linha de raciocínio não é por aí:

..."A expectativa do sistema nervoso em relação aos efeitos de uma droga pode anular, reverter ou ampliar as reações farmacológicas desta droga"...
Eu acho que não dá para anular. Falta comprovação. Seria muito generalizado.

Estou focando apenas na AAG, que é o que interessa para nós que fazemos tratamento contra ela.

Paulistano, o nosso corpo não vê o DHT como coisa que depende de circunstâncias. Pensa nisso. Não é como um cortisol, adrenalina, cujos níveis são liberados em determinadas circunstâncias.

O problema está na nossa genética mesmo. Não adianta. Se você carrega genética para ficar careca, se não fizer nada ou não se tratar muito bem, vai ficar, independentemente se é o Dalai Lama ou não.
Editado pela última vez por lucas.renoh em Abril 28, 2008, 6:08 pm, em um total de 1 vez.

Freddy

6
Existem pesquisas em que o grupo placebo tem 41% de melhoras. Por aí vocês tiram! :lol:

Estou saindo agora, em breve elaborarei meu raciocinio sobre o tópico.
Editado pela última vez por Freddy em Abril 28, 2008, 6:12 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

lucas.renoh

7
Freddy escreveu:Existem pesquisas em que o grupo placebo tem 41% de melhoras. Por aí vocês tiram! :lol:
Masssssssssss depende da pesquisa.

Por exemplo: se fizerem uma pesquisa sobre libido, pode ser que a água pura qualquer dê melhoras a 41% das pessoas, pois elas começaram a achar que melhoraram, mesmo que seus níveis hormonais continuem os mesmos. Como comprovar? Não tem como comprovar, é coisa da cabeça, vai valer o que eles dizem e pronto.

Só que isso terá de ser estendido para outros grupos de pesquisas. É aí que as coisas falsas não vão pra frente. O lance do laser na AAG é esse.

Se o cara está achando que o finasteride não está funcionando, faça exames. Se acha que algum medicamento não está surtindo efeito, tire fotos.

Paulistano

8
lucas.renoh escreveu:
Paulistano escreveu:Só um trechinho para te mostrar que a linha de raciocínio não é por aí:

Eu acho que não dá para anular. Falta comprovação. Seria muito generalizado.

Estou focando apenas na AAG, que é o que interessa para nós que fazemos tratamento contra ela.

Paulistano, o nosso corpo não vê o DHT como coisa que depende de circunstâncias. Pensa nisso. Não é como um cortisol, adrenalina, cujos níveis são liberados em determinadas circunstâncias.

O problema está na nossa genética mesmo. Não adianta. Se você carrega genética para ficar careca, se não fizer nada ou não se tratar muito bem, vai ficar, independentemente se é o Dalai Lama ou não.
Cuidado com a visão binária. Qualquer profissional sabe que a abordagem multifacetada é a que tem melhores perspectivas, resultados e chances.

Você está focando e desviando no DHT, daqui a pouco vai falar da 5ar, etc... vou repetir mais uma vez:

Por isso desfiz o conceito de cura, no caso. Não existe cura com as terapias que se conhece. Um dia vai existir, tenho certeza. Só não sei quando.

A questão é a ação dos fármacos... a ação da droga... do minox, do alfaestradiol, da finasterida, etc... o efeito deles, potencialização, fatores psicológicos predisponíveis para menor resposta, etc...

Pense...
Chá Verde
Centrum (almoço)

lucas.renoh

9
Paulistano escreveu:A questão é a ação dos fármacos... a ação da droga... do minox, do alfaestradiol, da finasterida, etc... o efeito deles, potencialização, fatores psicológicos predisponíveis para menor resposta, etc...

Pense...
Sem comprovação. E enquanto não existe comprovação, nada pode ser afirmado, sendo apenas hipóteses. É isso.

Ninguém deve ficar encanado se está achando que determinado medicamento está ou não funcionando porque se encontra estressado ou sem fé. Deve-se confiar no método, confiar em exames e fotos. São as únicas coisas concretas.
Editado pela última vez por lucas.renoh em Abril 28, 2008, 7:37 pm, em um total de 1 vez.

Paulistano

10
lucas.renoh escreveu:
Paulistano escreveu:A questão é a ação dos fármacos... a ação da droga... do minox, do alfaestradiol, da finasterida, etc... o efeito deles, potencialização, fatores psicológicos predisponíveis para menor resposta, etc...

Pense...
Sem comprovação. E enquanto não existe comprovação, nada pode ser afirmado, sendo apenas hipóteses. É isso.
Dei três sites para leitura. Respeitados artigos científicos. Se necessitar existe uma vasta literatura a respeito.
Se abrir a mente e usar aquele que responde até: "qual é o sentido da vida", o google, vai encontrar muita coisa científica e respeitada sobre o assunto.
Não estamos falando de "achismos". definitivamente. Senão não existiria literatura científica e estudos obrigatórios na bioquímica.

Basta digitar: Efeito Placebo
Editado pela última vez por Paulistano em Abril 28, 2008, 7:40 pm, em um total de 1 vez.
Chá Verde
Centrum (almoço)

lucas.renoh

11
Paulistano escreveu:Dei três sites para leitura. Respeitados artigos científicos. Se necessitar existe uma vasta literatura a respeito.
Cara, mas isso é generalizado, não serve.

E não está se falando de minoxidil, nem finasteride nesses artigos. Estou focando no que eu acho que importa pra gente, que é AAG. Exames estão aí para serem feitos. É só fazer exames e tirar fotos. Por que nego foge disso? Não entendo.

lucas.renoh

12
Paulistano escreveu:Senão não existiria literatura científica e estudos obrigatórios na bioquímica.
Então aponta um estudo que mostra que se eu começar a perder minha fé e ter estresse o finasteride pode parar de fazer efeito em mim.

NÃO EXISTE ESTUDO NENHUM QUANTO A ISSO.

Paulistano

13
lucas.renoh escreveu:
Paulistano escreveu:Dei três sites para leitura. Respeitados artigos científicos. Se necessitar existe uma vasta literatura a respeito.
Cara, mas isso é generalizado, não serve.

E não está se falando de minoxidil, nem finasteride nesses artigos. Estou focando no que eu acho que importa pra gente, que é AAG. Exames estão aí para serem feitos. É só fazer exames e tirar fotos.
Quando não se quer, não adianta. Espero que lhe tenha servido de alguma utilidade. Mas, principalmente, para desenvolver o debate e enriquecer para todos. Isso é uma útil ferramenta que ajuda no tratamento. Em qualquer tratamento.

A AAG não é diferente como o sr. Lucas quer fazer supor. A ciência e a resposta do corpo aos fármacos são iguais em qualquer tratamento. Da unha encravada que dói e inflama, até o câncer terminal.

Abraço a todos
Chá Verde
Centrum (almoço)

Paulistano

14
lucas.renoh escreveu:
Paulistano escreveu:Senão não existiria literatura científica e estudos obrigatórios na bioquímica.
Então aponta um estudo que mostra que se eu começar a perder minha fé e ter estresse o finasteride pode parar de fazer efeito em mim.

NÃO EXISTE ESTUDO NENHUM QUANTO A ISSO.
Cuidado com o ego. Parece aquela história: Mas DEUS não apareceu para mim !!! não me provou nada !!! como eu vou acreditar ?
Como se ele tivesse alguma obrigação....

Use a intuição... mente aberta...
Chá Verde
Centrum (almoço)

lucas.renoh

15
Paulistano escreveu:Cuidado com o ego. Parece aquela história: Mas DEUS não apareceu para mim !!! não me provou nada !!! como eu vou acreditar ?
Como se ele tivesse alguma obrigação....

Use a intuição... mente aberta...
Pare com esse papo de ego, cara. Não tem nada a ver.

Mente aberta para sustentar algo sem comprovação na AAG eu não tenho mesmo, na boa. Desculpa aí se isso te deixa bravo. É diferente de acreditar ou não num "ser" superior, num criador.

Eu tenho pavor a mitos. Não vejo porque sustentar algo sem comprovação como se fosse uma culpa, um motivo de "insucesso" de um cara que faz um tratamento disciplinado.

TODO MUNDO que faz um tratamento disciplinado contra a AAG terá sucesso! Só que as pessoas querem um sucesso difícil de ser alcançado, que é recuperação a ponto de não serem mais carecas. Isso não é culpa de estresse ou falta de fé. É simplesmente uma incapacidade ou do medicamento ou de reação dos folículos da pessoa, que é involuntária.

Fazer o quê? Esperar por novidades ou partir para cirurgia.

lucas.renoh

16
Paulistano escreveu:a resposta do corpo aos fármacos são iguais em qualquer tratamento. Da unha encravada que dói e inflama, até o câncer terminal.
Cara, a resposta varia de indivíduo para indivíduo, independentemente da disciplina de uso. Cada pessoa possui uma genética e um estado de seus folículos.

Freddy

17
Voltei, vamos la:

Quando me referi aos 41% de melhora no grupo placebo, quis dizer que muitas vezes temos um "wishful thinking" bem pesado e isso nos faz acreditar que melhoramos.

Veja: Ja vi muitos relatos que o cara usa finasteride por 1 mês e volta dizendo "meu cabelo voltou!". Sabemos que isso é biologicamente e fisicamente impossivel, pois tem a questão das fases dos cabelos e também ele cresce geralmente 1cm por mês apenas.
Provavelmente o cabelo do cara cresceu um pouco e ele achou que nasceram fios. Ou mudou o penteado ou até mesmo o shampoo. Fazemos isso inconscientemente e pensamos ter melhorado.

Pois então, não acredito na cura da fé. Se fosse assim eu poderia vender meu mijo e falar que é água benta sagrada do córrego de um santo milagroso curador das doenças genéticas. Vai um monte de idiota comprar a suposta água milagrosa e pela fé vão ficar acreditando que vai melhorar. De tanto olhar querendo que melhore de fato um dia o cara vai notar que nasceu um fio. O medicamento falso funcionou? NÃO! O que aconteceu? Algum fio que estava dentro do foliculo chegou na fase de crescimento e resolveu aparecer. Isso acontece muito, noto muitos fios aleatorios aparecendo, mesmo quando não estava tratando.

Portanto, para mim algo que funciona de verdade para AAG tem fazer algo assim: estancar a queda (ficar anos sem avançar mais) ou ter uma melhora visível em fotos.
Não existe essa de fé que está funcionando. A única maneira de provar que funciona é com fotos, e melhor ainda: vendo ao vivo o cabelo e as pessoas comentando, o cabelo mostrando melhor volume em PLENO SOL QUENTE NA CABEÇA.
Essa é a prova real.

Eu tenho algumas frases que resumem o que é a fé:
"If you tell a big enough lie and tell it frequently enough, it will be believed."
Adolf Hitler

"It is always more difficult to fight against faith than against knowledge."
Adolf Hitler

"It is not truth that matters, but victory."
Adolf Hitler

"Make the lie big, make it simple, keep saying it, and eventually they will believe it."
Adolf Hitler

Mas lembrem-se que uma coisa é acreditar num medicamento comprovado e persistir para obter os beneficios dele. Outra é viver se enganando que um dia vai cair um milagre do céu e vai ficar cabeludo com medicamentos que ja provaram que não crescem mais do que uns 5 fios na cabeça e mantêm o restante.
Imagem

Jimmy Stewart

18
PLACEBO PODE SER TERAPIA PRA ALGUMAS COISAS SIM!!!!!!

Lembro de um programa sobre o uso de pílulas placebo no lugar de morfina:

O paciente já havia tomado morfina em capsulas várioas vezes. Um dia ligaram um aparelho capaz de medir a dor e deram pra ele uma capsula de morfina. A dor passou.
Em outro dia deram um placbo, açucar, e a dor passou do mesmo modo.
A teoria é de que ele já tinha a memória do efeito do medicamento, e se lembrava da sensassão que tinha depois de toma-lo. Aquilo fez o corpo dele, de alguma forma, liberar endorfinas anestésicas quando ele tomou o comprimido placebo.

Claro, nem todos respondem assim. Mas se estuda a possibilidade de prescrever medicamentos com algumas das capsulas em forma de placebo, diminuindo a agressão que alguns remédios fortes podem causar ao corpo.

O cérebro comanda muita coisa no corpo, está ligado a cada órgão. Ainda há muito a ser descoberto, e certamente a mente exerce forte influência sobre o corpo.
Editado pela última vez por Jimmy Stewart em Abril 28, 2008, 10:50 pm, em um total de 1 vez.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

Freddy

19
Jimmy Stewart escreveu:PLACEBO PODE SER TERAPIA PRA ALGUMAS COISAS SIM!!!!!!

O paciente já havia tomado morfina em capsulas várioas vezes. Um dia ligaram um aparelho capaz de medir a dor e deram pra ele uma capsula de morfina. A dor passou.

Claro, nem todos respondem assim. Mas se estuda a possibilidade de prescrever medicamentos com algumas das capsulas em forma de placebo, diminuindo a agressão que alguns remédios fortes podem causar ao corpo.

O cérebro comanda muita coisa no corpo, está ligado a cada órgão. Ainda há muito a ser descoberto, e certamente a mente exerce forte influência sobre o corpo.
Acho que a hipnose explora essa questão do placebo. O problema é que se o paciente não acreditar, a hipnose não funciona. É quase uma auto-indução. Talvez continue sentindo dor ou tendo o problema. A questão é que a mente passa a ignorar isso.
Imagem

Paulistano

20
Jimmy Stewart escreveu:PLACEBO PODE SER TERAPIA PRA ALGUMAS COISAS SIM!!!!!!

A teoria é de que ele já tinha a memória do efeito do medicamento, e se lembrava da sensassão que tinha depois de toma-lo. Aquilo fez o corpo dele, de alguma forma, liberar endorfinas anestésicas quando ele tomou o comprimido placebo.

Excelente comentário. Claro, conciso e sem paradigmas. Verifica-se, sem pré conceitos, que esse é fator fundamental na ciência, tornando-se obrigatório na randomização de qualquer trabalho científico (obrigatório).

A mente exerce sim, concordo Jimmy, muita influência no corpo. Nas respostas dos fármacos. Você entendeu o que eu quis expor.

A Fé é uma palavra que pode designar, genericamente, esse conjunto de fatotes que se explicam, cientificamente, como "efeito placebo". Mas infelizmente ela vem carregada de simbologias que muitos preferem utilizar para desacreditar em algo que existe, é um fato.

Vou descrever, mais uma vez, a frase que resume muito o que quer dizer a questão colocada:

..." A expectativa do sistema nervoso em relação aos efeitos de uma droga pode anular, reverter ou ampliar as reações farmacológicas desta droga".....

Fonte: fonte: http://www.cerebromente.org.br/n09/mente/placebo1.htm

Obs: foi o primeiro texto que copiei e colei. A íntegra está no site acima.

Quem escreveu esse artigo, vamos ver:

1 - Júlio Rocha do Amaral, MD - Professor de farmacologia clínica, anatomia e fisiologia . Gerente Médico Científico da Merck S/A Indústrias Químicas. Redator de manuais didáticos sobre anatomia, fisiologia e farmacologia para uso da Merck. Supervisor de editoração das publicações científicas: Senecta, Galenus e Sinapse. Redator de protocolos e relatórios de pesquisas clínicas de produtos, a partir de 1978. Coordenador adjunto dos cursos de formação de especialistas em Oxidologia, promovidos pelo Instituto da Pessoa Humana (IPH) e Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Chefe do Serviço de Psiquiatria do Departamento de Neurociências do Instituto da Pessoa Humana (IPH). Co-autor do livro 'Princípios de Neurociências, entre outros.
Obs: leia-se MD: mestre/doutor

2 - Renato M.E. Sabbatini, PhD. Doutorado em Neurofisiologia do Comportamento pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pesquisador convidado do Instituto Max Planck de Psiquiatria, Munique, Alemanha. Professor Associado do Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diretor associado do Núcleo de Informática Biomédica, Universidade Estadual de Campinas.

Engraçado, não tem nenhum bispo, padre, mulá, rabino, monge ou congêneres como autor do artigo.

Na minha opinião, fatores importantes no tratamento:

Medicações (ou princípios ativos) que são consagradas mundialmente (cientificamente) no combate a AAG.

Disciplina no tratamento. Receitado todos os dias ? tooodos os dias. 2 vezes ao dia ? 2 vezes ao dia... religiosamente... melhor ! sem religião, senão vão querer manipular... Disciplinadamente... faça chuva, faça sol, dia santo, ou feriado... tooooodo santo dia... faz parte...

Leia, se informe, conheça sua doença... informação é muito importante. conhecimento é poder... saiba sobre todas as possibilidades...conheça o máximo... e escolha um tratamento.

Ao escolher um tratamento, com ajuda médica e do fórum, vá até um ponto e pré-determine um número de meses para dar chance a medicação mostrar o que ela pode fazer por você. E POR NADA pare antes de atingir essa meta. Alongue esse meta. Determinadas medicações ou tópicos precisam de um tempo bom para se mostrarem eficientes ou não... varia de cada um, mas desconfie de algo com menos de 6 meses.... é o mínimo para qualquer um. Mesmo que tiver caindo os cabelos, segure a onda ! vá em frente...e

Acredite ! acredite ! não custa nada, não precisa do mastercard, é de graça e ajuda sim. Muito mais do que alguns tentam induzir que é balela.
Leiam a respeito, informe-se, deixe seu próprio senso ou capacidade de discernimento falar e verá que existe co-relação entre a resposta aos fármacos e o acreditar que eles vão funcionar. Isso ajuda muito. Não despreze de antemão a força disso. Existe uma vasta publicação científica sobre o assunto. O exemplo que o Jimmy citou é real. É muito pouco conhecido o mecanismo do corpo que favorece a melhor resposta aos ativos, mas sabe-se e é provado que existe. Não despreze algo que pode ajudar. A força disso é grande.

Quem começa duvidando ou precisando ver para crer senão duvida de tudo, já tem uma predisposição, interna, para dificultar o a ação do princípio ativo. Já tem uma força grande e interna agindo contra. Isso tem a ver com sistema nervoso, não com o além....

Boa sorte a todos
Chá Verde
Centrum (almoço)

Paulistano

22
Freddy escreveu:Voltei, vamos la:

Quando me referi aos 41% de melhora no grupo placebo, quis dizer que muitas vezes temos um "wishful thinking" bem pesado e isso nos faz acreditar que melhoramos.

Veja: Ja vi muitos relatos que o cara usa finasteride por 1 mês e volta dizendo "meu cabelo voltou!". Sabemos que isso é biologicamente e fisicamente impossivel, pois tem a questão das fases dos cabelos e também ele cresce geralmente 1cm por mês apenas.
Provavelmente o cabelo do cara cresceu um pouco e ele achou que nasceram fios. Ou mudou o penteado ou até mesmo o shampoo. Fazemos isso inconscientemente e pensamos ter melhorado.

Pois então, não acredito na cura da fé. Se fosse assim eu poderia vender meu mijo e falar que é água benta sagrada do córrego de um santo milagroso curador das doenças genéticas. Vai um monte de idiota comprar a suposta água milagrosa e pela fé vão ficar acreditando que vai melhorar. De tanto olhar querendo que melhore de fato um dia o cara vai notar que nasceu um fio. O medicamento falso funcionou? NÃO! O que aconteceu? Algum fio que estava dentro do foliculo chegou na fase de crescimento e resolveu aparecer. Isso acontece muito, noto muitos fios aleatorios aparecendo, mesmo quando não estava tratando.

Portanto, para mim algo que funciona de verdade para AAG tem fazer algo assim: estancar a queda (ficar anos sem avançar mais) ou ter uma melhora visível em fotos.
Não existe essa de fé que está funcionando. A única maneira de provar que funciona é com fotos, e melhor ainda: vendo ao vivo o cabelo e as pessoas comentando, o cabelo mostrando melhor volume em PLENO SOL QUENTE NA CABEÇA.
Essa é a prova real.

Eu tenho algumas frases que resumem o que é a fé:
"If you tell a big enough lie and tell it frequently enough, it will be believed."
Adolf Hitler

"It is always more difficult to fight against faith than against knowledge."
Adolf Hitler

"It is not truth that matters, but victory."
Adolf Hitler

"Make the lie big, make it simple, keep saying it, and eventually they will believe it."
Adolf Hitler

Mas lembrem-se que uma coisa é acreditar num medicamento comprovado e persistir para obter os beneficios dele. Outra é viver se enganando que um dia vai cair um milagre do céu e vai ficar cabeludo com medicamentos que ja provaram que não crescem mais do que uns 5 fios na cabeça e mantêm o restante.
Esqueça a fé. Fixe suas conclusões no efeito placebo. Força da autosugestão (positiva ou negativa). Leia os artigos e verás que eu usei a palavra fé é no sentido amplo, no conjunto de crenças (não religiosas) que fazem eu ajudar meu corpo a responder aos tratamentos. Se você ler bem o que escrevi antes, no início do tópico, irá ler que eu falei sobre isso e dei o exemplo do Picaretor tabajara esperança.

100 % de volume não existe. Nem com transplante. Depois de tanto ler, tanto escrever será que você ainda não percebeu isso ? se manter o que você já tem não é bom para você, acho duas coisas: ou você está mentindo, coisa que eu duvido, ou você está jogando dinheiro fora.

Já disse sobre isso. Não só mantive meus cabelos como tive um regrowth que fez esconder meu scalp. Quem me vê não diz que tenho alopécia, mas se molhar, praia, piscina, suor muito intenso, aí começa a parecer uma parte do scalp... eu estou satisfeitíssimo com isso. Sabe qual era a outra opção freddy, a muito pouco tempo atrás ?:

FICAR CARECA !
ou usar peruca. Ridículo !

Desejo-lhe sorte. sinceramente

Faith: belief in anything, as a code of ethics, standards of merit, etc. ;)
Chá Verde
Centrum (almoço)

Paulistano

23
Freddy escreveu:Quando vocês conseguirem curar a AAG com a fé/placebo me deêm as dicas. :mrgreen:
Outro ego...esse é o que mais atrapalha...o tal do ego

:roll: :roll: :roll:
Chá Verde
Centrum (almoço)

Paulistano

24
lucas.renoh escreveu:
Paulistano escreveu:a resposta do corpo aos fármacos são iguais em qualquer tratamento. Da unha encravada que dói e inflama, até o câncer terminal.
Cara, a resposta varia de indivíduo para indivíduo, independentemente da disciplina de uso. Cada pessoa possui uma genética e um estado de seus folículos.
Quando escrevi isso, era porque parecia que vc estava dizendo que o tratamento da AAG era diferente de outros tratamentos.

A genética tem influência na resposta, concordo contigo. Como a disciplina no uso. E agora, eu tenho certeza absoluta, que esse efeito placebo, ou como estou predisposto a acreditar na eficácia do meu tratamento, é uma das variáveis do sucesso do tratamento. Todas as três.
Chá Verde
Centrum (almoço)

Freddy

25
100% do volume não existe porque não existe cura para a calvicie. Nem na fé, nem na ciência.

Agora sim, os medicamentos que temos hoje podem dar bons resultados em alguns com pequena predisposição genética.

Pega um Patrick Stewart e trás a juventude dele para a nossa época e da esses remedios que temos hoje para ele. Você acha que ele não ia ficar careca? É claro que ia! Não da para vencer a genética.
Podemos atrasar o processo, mas infelizmente se for agressiva nem duta segura.

Se fosse simples manter os cabelos em TODOS, esses milionarios não ficariam carecas. Eles podem contratar uma industria farmaceutica para produzir medicamentos só para eles! Nem venham dizer que é falta de disciplina, porque não é só quem é pobre que tem disciplina. Tem muitos ricos que não gostam de ser carecas.

Não acredito nesse tipo de resultado "seco fica bom, molhado não fica". Isso é simplesmente o estilo de penteado que você faz. Eu quando fazia combover ninguém falava que eu era careca. Quando eu passei a maquina 3 todos passaram a ver.
Quando o volume é bom, seco ou molhado não faz diferença.
Atualmente com meu cabelo cortado de máquina, ele fica com o couro menos visivel quando ta molhado. Por aí vocês percebem.

Resultados vísiveis, que mudam radicalmente o volume, que todos na rua percebem, eu acho que ainda não temos, salvo rarissimas excessões que o cara da uma sorte enorme.
Imagem