Boa tarde, pessoal!
Estou retornando ao Fórum depois de muito tempo, mais para falar sobre um problema que é decorrente do uso de finasterida: a perda de libido e a disfunção erétil.
Luto contra a calvície desde novo, tendo já iniciado e parado vários tratamentos. O mais duradouro foi há uns 6 anos, em que tomei finasterida por 2 anos. Não senti muito impacto negativo, apenas mais para o final do segundo ano, em que os efeitos de perda de libido e dificuldade de manutenção de ereção surgiram. Veja, eu tinha uns 24 anos na época.
Agora estou com 28 e, depois de fazer alguns dos tratamentos alternativos (óleo de semente de abóbora, por exemplo), resolvi mais uma vez apostar na finasterida + minoxidil, o tratamento clássico. Estava há seis meses tomando fina (sempre usei a finasterida da MEDLEY).
Bem, de um mês pra cá venho apresentando perda de libido e a maldita disfunção erétil. Claro, após a primeira "falha", a mente já fica pendendo para uma nova falha e aí o ciclo segue... O único lance que me deixa encucado realmente (descartando o fato de ser unicamente psicológico) é a não incidência de ereções espontâneas/matinais. Ou seja, de uns meses pra cá, nunca mais acordei com uma ereção, o que costumava ser comum, um dia ou outro, há alguns meses.
Parei de tomar a finasterida há uns dez dias e, pluft!, a saúde sexual já tornou a melhorar. Não está igual a antes ainda, mas também tem muito pouco tempo de intervalo. Ah, já apresentei duas ereções espontâneas nessa última semana.
Sabem qual é o mais curioso? Fiz exame antes de começar a semente de abóbora, fiz exame antes de começar a finasterida e, agora, fiz exame no dia em que parei de tomar finasterida (ou seja, com ela no corpo há uns seis meses). Sabem o resultado? Tudo dentro dos parâmetros, inclusive estando com os maiores níveis de testosterona total e livre recentemente, enquanto apresento perda de libido e disfunção erétil. COMO EXPLICAR essa doideira??? Existe algo além do DHT, Testo Total e Testo Livre que a Finasterida pode atacar?? Minha aposta é que a Finasterida inibe mais alguma coisa - ou trava algum receptor, não sei - e aí que isso não aparece no exame, embora a parte hormonal aparece ótima, inclusive melhor do que antes de tomar Finasterida! Loucura total. Vejam abaixo o paralelo que fiz:
..................DHT.....T Livre.....T Total
Ago.2014.....1444.....497.........603.......um dia antes de iniciar semente de abóbora
Jan.2015.....1773.....393.........484........um dia antes de iniciar finasterida
Jul.2015......1502.....500.........664........último dia de finasterida
Vejam que o DHT depois da semente de abóbora aumentou! A Testosterona Livre e Total caíram. Depois, com a Finasterida, o DHT caiu um pouco (mas ainda ficou maior do que antes de eu fazer QUALQUER TRATAMENTO, em agosto do ano passado) e a Testosterona Livre e Total ficaram melhores do que nunca!!!!
Nesse quadro todo, eu apresentei ganho de muitos novos fios e perda de libido e ereção. COMO EXPLICAR TUDO ISSO EM CONJUNTO, EXAMES E PARTE PRÁTICA?? Procurei fazer sempre os exames pra ter uma noção exata do desenvolvimento do tratamento, mas nada parece se encaixar.
Última informação, que quase esqueci: há muitos anos faço uso do Natrilix SR, pois tenho a pressão um pouquinho acima. Ele é um medicamento aparentemente bastante leve, atua como diurético, na excreção de sódio. Não sei se pode haver alguma interação ruim entre ele e a Finasterida. Nunca nenhum médico falou algo do tipo... E, quando estou só com ele, não tenho qualquer problema. A perda de libido e perda de ereção ocorre sempre após o uso continuado da finasterida.
Ah, faço acompanhamento com um dermatologista. Só comecei a tomar fina por indicação dele (ele mesmo é usuário há muito tempo e não tem colaterais). Agora, depois de eu apresentar colaterais, ele me receitou um substituto de manipulação, que é, na verdade, um polivitamínico para tentar manter os ganhos: com queratina, cistina, tiamina, zinco glicina, acido fólico, vita b6 e b12, levedura medicinal, pantotenato de calcio e betacaroteno. Sigo com um cápsula desse polivitamínico três vezes ao dia e usando minoxidil tópico.
Help!
Abraços a todos os foristas!
AJUDA/OPINIÕES: Uso de Finasterida e Disfunção Erétil
Countdown
1Tto semanal:
Shampoo Ceto - 2x (manhã)
Shampoo Alpecin C1 - 5x (manhã)
Shampoo Revita - 5x (noite)
Tto diário:
Lipogaine - 1x (manhã)
iiSolutions 5% minox 15% a. azelaico - 1x (noite)
Óleo Semente de Abóbora Swanson - 1 cp (1000 mg)
Shampoo Ceto - 2x (manhã)
Shampoo Alpecin C1 - 5x (manhã)
Shampoo Revita - 5x (noite)
Tto diário:
Lipogaine - 1x (manhã)
iiSolutions 5% minox 15% a. azelaico - 1x (noite)
Óleo Semente de Abóbora Swanson - 1 cp (1000 mg)