Seu post clarifica muita coisa, bacana o seu compartilhamento. Há alguns anos atrás, se você fizesse essa postagem, provavelmente seria massacrado aqui no Fórum. A maioria falaria que era algo psicológico seu, e não tem nada a ver com a Fina (alguns ainda hoje insistem em dizer isso e provavelmente morrerão repetindo isso).otaviosamsung escreveu:NãoPodeC,NãoPodeC escreveu:Como está sua recuperação duban, está evoluindo? Estou na minha terceira semana sem fina e não me sinto recuperado, na vdd senti uma piora na recuperação nos últimos dias, mesmo com um período de uso pequeno. Vc está com depressão? Este é, para mim, o pior sintoma pois reflete negativamente sobre os outros. No entanto parece que isto se deve a um desequilíbrio nos neurotransmissores GABA, o que pode ser corrigido com antidepressivos. Mas se vc desenvolveu algum grau de disfunção erétil tomar antidepressivos pode piorar o quadro.
Abç
Espero que vc melhore
Deixei de tomar a finasterida a quatro meses e infelizmente os efeitos que vieram com força após a parada foram a depressão, ansiedade e insonia. Fui ao psiquiatra e ele me receitou um anti depressivo da classe dos inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS) e digo por experiencia própria: Jamais tome antidepressivo da classe do ISRS para tratamento da síndrome. Eles pioram em muito o seu quadro que já está complicado. Os únicos anti depressivos que surtem algum efeito são os benzodiazepínicos que atuam aumentando o efeito do neurotransmissor natural, o “ácido gama-aminobutírico” (GABA). Porém este tipo de antidepressivo é um pouco perigoso, pois causa dependencia e ao longo do tempo existe a necessidade de aumentar as doses para que este medicamento surta efeito. Portanto minha sugestão é não usar antidepressivos para tratamento da SPF. Existem alternativas que estou usando para amenizar a ansiedade e depressão. Decidi abolir qualquer tipo de medicamento e estou usando apenas suplementos para atingir meu equilibrio hormonal novamente:
5htp - que é um precursor do neurotransmissor serotonina, proporcionando sensação de bem estar. A falta de serotonina pode causar no organismo uma série de problemas tais como: instabilidade emocional, insônia, ansiedade...
Omega 3 (fish oil) - Tem um papel fundamental no combate e prevenção da depressão, já que o nutriente também atua no controle das emoções e do humor, diminuindo sintomas típicos da depressão, como a ansiedade e perturbações do sono.
Capsulas de Magnésio - É bloqueador natural de um receptor cerebral chamado NMDA. Este receptor é estimulado pelo cálcio levando a uma hiperexcitação do cérebro, com irritabilidade, ansiedade, depressão e stress. O magnésio age como antagonista, impedindo esta hiperexcitação, ajudando a acalmar o sistema nervoso.
Diria que com estes 3 suplementos tenho obtido avanço no meu quadro depressivo e sem qualquer efeito colateral.
Abraços e melhoras.
É algo muito óbvio que um medicamento capaz de inibir uma produção natural de hormônios DHT(que é ativo da testosterona) cause depressão, principalmente se tratando de um hormônio mais potente do que a testosterona(alguns sites dizem ser cerca de 30x mais forte que a testosterona).
Idosos muitas vezes fazem reposição de testosterona, pois ter esse hormônio baixo trás inúmeras consequências, dentre elas a depressão, perda de massa magra, aumento da gordura corporal, perda de memória, disfunção erétil e etc. Curioso é que são os mesmos sintomas que aparecem em quem inibe o DHT. Será que é coincidência? :roll:
Mexer com o equilíbrio químico hormonal e acreditar que isso é algo "de rotina", é ser muito ingênuo.