Banner

Shedding com minox 5% - tempestade e depois a calmaria

tecosantos

1
Olá a todos,

Venho lendo há alguns meses o fórum mas só agora me registrei e compartilhar do drama do shedding no início do tratamento com minoxidil 5%.
Muitas e muitas pessoas ainda virão a passar pela primeira vez com uma queda elevadíssima de cabelos, o que certamente assusta já que seria um tratamento para diminuir a queda e no início só parece estar piorando.
Culpa muitas vezes do dermatologista que não orienta o paciente que isto provavelmente iria acontecer. Ao menos foi o que aconteceu comigo e foi quando comecei a pesquisar na internet mais a fundo.

Casei há 4 meses, o que foi uma fase bem estressante e também uma fase bem stressante no meu serviço na mesma época. Acredito muito que este foi o ponto desencadeante de uma acentuação de queda, que justamente me fez notar a rareação da coroinha, o que até então era bem mínima e se tornou bastante notável em questão de 1 mês.

Fui então me consultar com 2 dermatologistas e 1 endocrinologista pois queria tb exame de sangue (vitaminas, minerais e hormônios).

Exames de sangue dentro da normalidade e foi diagnosticado AAG. O primeiro dermato me receitou Aloxidil 2 vezes ao dia + shampoo de cetoconazol dia sim, dia não. O segundo Dermato receitou Aloxidil 1x + avicis 1x ao dia. No passado ja havia tentado finasterida 1mg, porém tive queda grande na libido, e não foi psicológico pois nem sabia que havia esse efeito reverso. Prefiro um tratamento tópico mesmo que menos safisfatório do que mecher com o desempenho do Jhonny.

Resolvi fazer o tratamento seguindo a vastidão de informações daqui do fórum que é o uso de Shampoo de cetoconazol 3x na semana, 2x ao dia Aloxidil e 1x ao dia Avicis + suplementação por minha conta com Centrum.
Antes de ouvir críticas aos insdustrializados, que não valem o custo-benefício, minha empresa tem um plano de benefício custeando os medicamentos aos funcionários, então não estou gastando 1 centavo com este tratamento.

Bem, o meu shedding após o início dos tópicos demorou por volta de 45 dias para parar, já estava ficando muito preocupado achando que algo mais estava acometendo a queda. Nunca contei quantos fios cairam ao longo dos dias, mas no travesseiro ficavam certamente mais de 50 fios da noite pro dia....ao passar a mão no cabelo em cima da pia, caiam outros 100 facilmente... no banho mais de 200...era cabelo pra todo lado. Acredito que cairam cerca de 30% dos fios do cucuruto, estes praticamente todos grossos e aparentemente saudáveis.
Esse shedding devastou a coroinha e rareou muito o topo, virando uma gozação no meu serviço.
Não estou dando ibope porque sei que os fios vão voltar a crescer ainda mais fortes.

Estou agora com 2 meses do início do tratamento. Quando aplico os tópicos sinto cabelos nascendo aos montes, espetando os dedos, gosto desta sensação quando massageio a cuca rsrsrs. Como tenho cabelo curto, acredito que dentro de 60 dias a situação melhore muito, voltando a aparência anterior ao início do tratamento.
Estou tirando fotos semanalmente da evolução, mais pra frente vou postá-las.

Bom, estou deixando este depoimento para aqueles que estão passando por esta fase do shedding e que fiquem despreocupados que depois da tempestade virá a calmaria.

Grande abraço
Tratamento atual:
- Aloxidil (2x ao dia);
- Avicis (1x ao dia);
- Shampoo de Cetoconazol Arcolan e Capel alternadamente (3x na semana);
- Shampoo e Condicionador Head & Shoulder for men nos demais dias;
- Centrum Select 1 compr. ao dia.

Re: Shedding com minox 5% - tempestade e depois a calmaria

tecosantos

3
Oi Dani
Concordo que com mulher realmente é bem mais complicado pois os fios perdidos demorarão anos até atingir o comprimento desejado. Meu caso que tenho cabelo curto, questão de 2 meses de crescimento ja atingem a altura dos demais cabelos.
Ainda não vejo como caso de sussesso até porquê são apenas 2 meses do início com minoxidil, mas fico feliz da queda ter diminuido muito...agora caem fios dentro da normalidade, no banho caem no máximo 20 fios...quando penteio não tem caído nem tenho notado fios no travesseiro.

Agora é esperar que brotem novamente todos os fios que cairam, e quem sabe novos fios. Dizem que quando o shedding do minox é intenso é porquê o organismo responde bem ao medicamento...ser for verdade acredito que terei bons resultados. O problema é manter um tratamento deste pra toda vida, sempre se preocupando em passar os tópicos. Mas se for pra não ficar careca, o esforço compensará.

Acho que ajudou também o fato de ter passado a fase estressante da minha vida...estou mais sossegado no emprego, mantendo a atividade física diária, ocupando a mente e não dando muita bola pro pessoal zoando da rareação que ocorreu muito rápido, nem eu acredito comparando fotos com 2 meses de intervalo, é gritante o quanto perdi de cabelos pelo shedding do minox aliado a queda motivada pelo stress.

Agora é manter a disciplina na aplicação e aguardar por melhoras.

Boa sorte em seu tratamento.

Daniela2015 escreveu:É bom ouvir histórias de sucesso de vez em quando... A maioria aqui não tem a mesma sorte . Estou evitando o uso do minoxidil a todo custo. Já me foi receitado 3 vezes mas eu não tenho coragem de usar por causa do shedding. Sou mulher e com cabelos longos. Meus fios que caírem demorarão anos para voltar ao comprimento do cabelo. Estou "num mato sem cachorro"
Tratamento atual:
- Aloxidil (2x ao dia);
- Avicis (1x ao dia);

Raikkonen

4
É fato que minox funciona e tem grande chance de ter shedding. É o que melhor funciona e apresenta menor colateral.

A dermato me receitou esse Aloxidil também, será que tem muita diferença dele para os famosos Kirkland e Rogaine? Pois sai bem mais barato importar.

Só não entrei no minox ainda porque até os fios que nascerem chegar no tamanho do restante do cabelo demoraria uns 2 anos, aí complica minha vida.

tecosantos

5
Não tenho como comparar pois nunca testei estes importados.

Cheguei a testar um minox 5% manipulado que vendia em uma farmácia de manipulação, inclusive era produto de prateleira, nem precisava de receita.
Só não sei a composição da solução pois só dizia Minoxidil 5%, a data de validade e que era para aplicar 1x ao dia, pra ver como a farmácia nem sabe dar a orientação correta. Tenho quase certeza que não tinha propilenoglicol na fórmula pois deixava o cabelo duro e avaporava muito rápido. Eu testei esse manipulado por uns dias antes de começar com o aloxidil...gostei bem mais do aloxidil, espalha melhor, não evapora rápido, dando tempo suficiente pra massagear bem o produto em toda a região, não deixa o cabelo duro e vem com um aplicador prolongador que é bem prático, 6 borrifadas = 1 ml, que é suficiente para espalhar em todo o topo, entradas e coroa.

O preço do aloxidil em 50ml está na faixa de 110 reais, aplicando 2x ao dia daria pra 25 dias de tratamento enquanto o manipulado sai por 20 reais com 100ml...gritante a diferença. Duro é confiar na manipulação, se não estaria comprando gato por lebre, creio que os industriais sejam mais confiáveis.

Como disse, provavelmente só estou usando o aloxidil pois a grana não sai do meu bolso, caso contrário estaria procurando por alternativas, provavelmente os importados.
Editado pela última vez por tecosantos em Março 27, 2015, 8:08 pm, em um total de 1 vez.
Tratamento atual:
- Aloxidil (2x ao dia);
- Avicis (1x ao dia);

tecosantos

6
Ooutra coisa que notei diferença foi no shampoo de Cetoconazol.
Comecei aplicando o genérico da medley que paguei R$22 (120ml) e agora estou utilizando o Arcolan da Galderma R$55 (100ml) e Capel da Aché R$44 (120ml). Achei os 2 últimos bem semelhantes entre si e superiores ao medley na questão de fragrância e ressecamento.
Achei que o Medley deixa um cheiro estranho (ruim) e que resseca mais.
O Galderma e Aché têm boa fragrância, dá pra usar até antes de ir pegar um barzinho rsrsrs e também achei que ressecam menos.
Custam o dobro agora se vale o custo vai de cada um.
Não sei até que ponto um ressecamento dos cabelos e couro cabeludo gera mais fabricação de oleosidade e possível efeito rebote.
Tratamento atual:
- Aloxidil (2x ao dia);
- Avicis (1x ao dia);

tecosantos

9
cara, acredito que aumentou muito o shedding com uns 10 dias do início da aplicação. Mas com uns 5 dias de aplicação a queda estava aumentando dia após dia.
Eu aplico só no topo, desde as entradas até a coroa, tanto o minox quanto o avicis.
Eu ja vinha com uma queda acima do normal antes de começar com o minox...mas se comparado com o auge do shedding, a queda tava insignificante rsrs
foi desesperador, achei que iam cair todos os fios do topo...deu uma rareada animal. Agora com 1 mes pós shedding ja está muito melhor, o cabelos estão crescendo e já deu uma boa recuperada. Estou tirando fotos semanais, em breve vou abrir um tópico no "meu caso".
Barrao escreveu:Amigo,

Quanto ao shedding, apos quanto tempo de aplicação do minox vc começou a nota-lo?
passas o minox em toda parte superior?

Meu tratamento é parecido com o seu...apenas uso o lipogaine no lugar do seu minox.

Abraço,
Tratamento atual:
- Aloxidil (2x ao dia);
- Avicis (1x ao dia);

tecosantos

10
pelo que sei o minox acelera a queda dos fios que estão na fase catágena e telógena, ou seja, fios que iriam cair algumas semanas depois.

Sobre a nuca, em mim acredito que faria cair se eu aplicasse, pq em mim caem bastante fios nessa região, quando puxo cabelos nessa área, eles se soltam mais facilmente do que no topo por exemplo. Não sei qual o motivo, se os fios estão enfraquecidos ou o que poderia ser, mas tem bastante cabelo nessa região e dizem que aag não afeta esse local então num fico muito preocupado com isso.

Raikkonen escreveu:Uma dúvida que sempre tive, o shedding "ataca" somente os fios que já estão fragilizados ou faz efeito em qualquer fio.

Por exemplo, se aplicar o minox na nuca, onde os fios não sofrem com a AAG, o minox causa algum efeito ali na área? Shedding na nuca?
Tratamento atual:
- Aloxidil (2x ao dia);
- Avicis (1x ao dia);