Paulo escreveu:Em tempo:
Não deixem de ler os posts do J-ferro, exemplo de quem teve FPS e se recuperou 100%.
Ja visualizei o tópico. Vamos lá então. Primeiramente pessoal, eu usei fina oral durante cerca de 1 ano, e os colaterais apareceram depois de alguns meses, sendo primeiramente somente uma diminuição no volume de esperma ejaculado, ele ficou muito mais líquido, deixando de ser concentrado e espesso como antes. Esse foi meu primeiro sinal de que algo começava a se mostrar negativo com o uso da finasterida. Depois disso, parei por uns meses, e o esperma voltou ao normal. O cabelo, naturalmente, começou a afinar novamente, e eu perdi alguns fios que eu havia revertido o processo de miniaturização nas entradas, e de NW2 saltei pra NW3, na faixa dos 22 aos 24 anos mais ou menos.
Como todos aqui sabem como é ruim ter o problema da AAG, principalmente na juventude, pensei lendo várias indicações por aí de pacientes e até alguns médicos, que afirmavam que os colaterais da fina eram mais raros e costumavam desaparecer com a continuação do medicamento, e pensando que isso poderia acontecer comigo, voltei a tomar novamente.
Quando voltei, dessa vez o esperma ficou mais líquido como antes, e além disso, comecei a sentir uma dor nos testículos, o que obviamente me preocupou, Larguei novamente.
Finalmente, depois de conseguir dinheiro para um transplante, marquei consulta com o dr. Peruzzo e depois de ele me explicar tudo sobre a AAG, me passou 2 fórmulas tópicas, e eu marquei a cirurgia. Usei a fórmula da manhã, que continha finasterida, a qual ele me passou por ver minha experiência negativa com a fina oral, e me passou numa concentração baixíssima (0,05%), para me auxiliar nos cabelos. O dr. tem bastante experiência no assunto e me disse que poucos pacientes dele tiveram problemas mais graves com a fina, e muitos dos que tiveram colaterais padrão, ao suspenderem voltaram ao normal depois de 6 meses a 1 ano.
Depois de um tempo usando a fina tópica, antes e depois da cirurgia, notei que minhas ereções ja não eram as mesmas de antes. Nunca cheguei a broxar, mas meu pênis não tinha a mesma dureza e potência que tem quando não estava com a fina. Digamos que ele ficava menos cheio de sangue e consequentemente menos duro, e isso atrapalhava o sexo, pois eu provavelmente sentia menos prazer, demorava mais pra gozar, e minha namorada provavelmente também devia sentir alguma diferença, embora ela nunca tenha reclamado. Depois de gozar, obviamente ficamos um tempinho sem nos interessar por sexo novamente, devido a um mecanismo presente no corpo de todo homem, que é a alta temporária da prolactina, que é liberada após o orgasmo, para o homem ficar um tempinho sem sexo, e isso provavelmente se deve porque o corpo precisa repor o estoque de semên liberado, e isso não ocorre de uma hora pra outra. Deve levar pelo menos algumas horas pra repo-lo em boas quantidades para se gozar novamente e poder engravidar alguma mulher. Acontece também que senti que o tempo de recuperação entre uma ereção e outra, estava sendo maior do que antes, e todos esses fatores me preocupando, geram um efeito psicológico negativo, o que faz com que tenhamos ainda mais dificuldade na área sexual.
Após tudo isso, fazendo uma revisão de tudo o que experimentei com o uso da fina ao longo do tempo que usei, concluí que não tive a SPF (graças a Deus), mas também notei que não valia a pena insistir em tomar a finasterida, pois notei que conforme o tempo de uso, as coisas não melhoravam, e tendiam a piorar, pelo menos comigo. Eu não tive porque nunca cheguei a utiliza-la por período mais longos, mas talvez se eu tivesse usado, poderia ter tido maiores problemas: vejam, a SPF é mais rara e acomete uma porcentagem bem menor de pessoas sim, mas com toda a minha experiência, eu concluí que quanto mais vc toma a finasterida, e quanto maior as dosagens que vc utiliza, maiores serão as chances de desenvolver a SPF, não que isso NECESSARIAMENTE vai fazer com que vc desenvolva. Do mesmo jeito que existem os que tomam e tem graves problemas e dificuldades de voltar ao normal, desenvolvendo a SPF, também existem aqueles que, mesmo tomando a fina por 5, 10 ou até 15 anos, podem conseguir se recuperar dos colaterais padrão após a suspensão do medicamento, ocorrendo recuperação gradual em 3 meses,6 ou até 1 ano normalmente, sendo que em até 1 ano geralmente conseguem recuperar-se 100%.
O dr. Peruzzo também me disse algo da experiência dele que eu juntei e vi que era verdade com tudo que ja havia visto sobre fina e medicamentos em geral, e vira e mexe eu repito aqui para lembra-los: CADA UM É CADA UM E É IMPOSSÍVEL PREVER COMO CADA PESSOA REAGIRÁ A DETERMINADO MEDICAMENTO. É por isso que alguns tem problemas e tomam por muito tempo, param e conseguem se recuperar. Outros tomam pouco tempo e tem grandes problemas, difíceis de recuperar. Outros tomam por muito tempo, e depois que param, talvez não mais conseguem recuperar, e por aí vai. Uma coisa que eu duvido muito, é que exista alguma pessoa que não tinha SEQUER 1 colateral com o uso da fina, e não estou falando de SPF aqui, longe disso, mas qualquer colateral previsto na bula, seja somente 1, ou mais.
Concluí 2 coisas com a fina: ela funciona? geralmente sim, e pra mim funcionou MUITO BEM, e acho uma pena que não posso, ou não devo, por razões de me previnir de possíveis maiores problemas futuros, tomar fina. Mas infelizmente, o mecanismo de ação, apesar de eficiente, por combater a raiz do problema, também é muito arriscado, por simplesmente inibir uma enzima e um hormônio que atuam no equilíbrio natural do corpo do homem. Essa inibição não é saudável, pois é forçada, e é aí que podem surgir os problemas mais sérios. Não estou demonizando o seu uso, apenas alertando do que pode ocorrer, e afirmando que deveríamos ter algo melhor para o tratamento de AAG nos dias atuais, e não ficarmos presos a uma droga que, se por um lado se mostra ser a mais eficaz, também por outro é arriscado toma-la, e de certa forma imprevisível do que pode surgir com o seu uso.
Atualmente, todos estão vendo a minha busca por alternativas saudáveis no combate ao DHT, de forma mais natural, para evitar esses infelizes efeitos colaterais que podem ocorrer com a fina. Meu resumo de tudo sobre a fina: funciona na maior parte dos usuários, algum efeito colateral é quase inevitável surgir com o seu uso, pois interfere no equilíbrio hormonal do corpo, e efeitos colaterais permanentes são mais raros sim, sendo que a maioria consegue se recuperar, desde que não abuse com o uso, principalmente. Ao meu ver, se vc tem tido problemas, e principalmente, se eles tendem a piorar, NÃO INSISTA, seu corpo está te alertando pra vc parar, e vc tem um tempo de escolha, use-o sabiamente e pare, pois os colaterais e a chance de apresentar a SPF só aumentam com o tempo de uso e as doses maiores. É isso, desculpe por ser tão longo assim o post, mas era a única forma de descrever toda a minha experiência em 1 publicação. Abraço e melhoras a todos que sofreram ou sofrem com algum problema advindo disso!