Banner

Re: finasterida........um êrro?

Paulo

26
Julio, quando falo em ser positivo não é para minimizar os danos da fina, mas sim para que isso ajude no processo de recuperação.

Por outro lado, você coloca de um jeito que parece que todo mundo que usou fina e resolve parar, vai ter efeitos danosos pro resto da vida, sendo que nem o pessoal do propeciahelp tem essa visão.

Você sabe que respeito muito sua contribuição e sempre lhe digo isso por mensagens privadas, mas as vezes o que você escreve dá a impressão de que quem usa ou usou fina está condenado, sendo que os fatos mostram que a FPS atinge uma parcela muito pequena de pacientes. Os fatos estão errados?

Eu mesmo, que estou num processo de interrupção do tratamento após 17 anos, fico apreensivo quando leio seus posts sobre esse assunto.

Oras, se você mesmo usou a fina, parou e se recuperou, por que as outras pessoas não podem ter a mesma sorte?

JulioGP

28
Não falo que são todos que não vão se recuperar.

Amigo Paulo, acho que já te falei que não tenho certeza se me recuperei 100%. Sinceramente, 100% 100% não sei se volta mais. E olha que já faz uns 4 anos hein.

Se eu não me engano, o Adriano comentou que depois de alguns anos, os efeitos dele recuperaram um pouco mais que 50%, mas também não voltaram ao normal. O Thyago não chegou nem perto desses 50%. Vários outros, a maioria que nem participa mais.

Enfim, até agora eu não tenho nenhum relato de quem teve um efeito colateral mais grave falando que se recuperou 100%, igualzinho como era antes.

Eu me baseio nessa realidade. Alguns podem ter mais sorte, mas quais as reais chances de alguém cair nesse %?

Eu acredito que vamos entrar em uma nova era agora, independentemente se vai ser positiva ou não, de usuários antigos(anos usando Fina) que estão abandonando o medicamento. Não sabemos como será, não houve estudos em cima disso. Literalmente serão todos cobaias da Merck, essa é uma grande verdade.

Se o medicamento fosse bom, ninguem pararia de tomar e nem ficaria preocupado.

Independente de SPF, eu acho muito mais válido parar e ver o que vai acontecer do que ficar eternamente dependente de um medicamento que modifica as funções hormonais do organismo.

E não sou só eu quem está escrevendo, vejo muitos usuários escrevendo as mesmas coisas que eu ou até pior. Só que todo mundo fala que é o que EU escrevo que preocupa as pessoas.

Se eu lesse o texto de um moderador dizendo que está enfrentando a SPF ou de usuários que ainda não conseguiram se recuperar, sim, certamente me preocuparia.

Ninguem sabe como reverter a coisa, como podemos não nos preocupar? Se viesse aqui algum medico com a receita de como se livrar dos colaterais, tudo bem, mas depois que a pessoa tem os colaterais, ela fica de escanteio se virando sozinha, pois não tem solução.

Numa boa, acho isso F... demais. Não acho que quem usa Fina está condenado, mas pelo risco dela, não vale a pena.
Dermaroller 1mm seg e qui.
Procianidinas no mesmo dia do Dermaroller
Demais dias: Polaris NR-11

Paulo

29
Caro Julio, compreendo sua preocupação, só que você precisa levar em conta essa "realidade" na qual você se baseia.

Você citou algumas pessoas do fórum. O próprio Jason, um cara honesto e confiável, é uma das pessoas que me fazem acreditar que existe a FPS. Mas mesmo assim, você está considerando uma amostragem muito pequena: um fórum de internet, onde é evidente que haverá vocalização daqueles que sofreram com isso.

Agora veja: conversei pessoalmente com o Dr. Peruzzo, que me disse que até hoje, NENHUM paciente dele teve FPS, incluindo ele próprio.

Conversei pessoalmente com o médico que fez meu transplante há 13 anos e a mesma coisa: mais de 5 mil pacientes e dos que pararam a fina, NENHUM teve FPS.

Ou seja, um universo bem maior do que o que vemos por aqui, Julio!

Conversei também com o autor do blog Risco do FInasterida, em minha opinião o cara que mais entende disso, se bobear no mundo também. ELe me disse que a GRANDE MAIORIA dos homens que param a fina não desenvolve FPS.

Portanto, por mais triste e preocupante que sejam os relatos deste fórum, eles não representam a realidade da maioria que para a fina. E mesmo esse pessoal que está tendo colaterais após anos de interrupção, precisa esperar mais um pouco. Já li em alguns lugares que pode levar até 7 anos para a recuperação TOTAL. Não sei se isso procede, mas mesmo sendo muito, não deixa de ser um alívio.

Eu espero, de coração, que as pessoas que estão tendo FPS se livrem disso. Mas acho que elas não podem ter uma visão negativa, precisam acreditar que as coisas vão melhorar e não ter esse medo do futuro.

Abração!

jason s

30
JulioGP escreveu:Jason, provavelmente é por causa do Clomid, pois se a sua testo subiu tanto assim, 17-beta estradiol também deve ter subido.

O que me salvou de Gineco na época do Veneno Finasterida foi o Citrato de Tamoxifeno. Mas esse não pode ser tomado por muito tempo, pois ferra o fígado. Além do mais, está na bula do citrato que ele causa alopécia, então, ele te ajuda com a gineco que a Fina criou(isso se a Gineco já não estiver estabilizada, caso contrário é só com cirurgia) mas provavelmente vai comprometer o resultado capilar, caso vc tenha tido algum.

Paulo meu amigo, eu concordo que temos que ser otimistas, acreditar que ficaremos melhor, afinal, só vamos saber se o estrago é para sempre ou não daqui 20, 30 ou 40 anos, ninguém passou tanto tempo assim após a suspensão da Fina e voltou para dizer...."Pessoal, depois de 30 anos eu me recuperei!".

Não estou querendo colocar ninguém para baixo, mas acho que não podemos nos apegar ao otimismo e pronto, pois isso cria uma falsa impressão que é possível se recuperar após a interrupção do medicamento e não sabemos se isso é realmente possível (até o momento, os que tiveram problemas sérios com o medicamento mostraram que não é e a própria bula americana já fala que os efeitos são permanentes e não temporários). Se os danos são nos neuroesteróides, não há alimentação ou exercício que vá reverter isso.

Mesmo que fosse/seja temporário, usar um medicamento que leva anos e anos para que você se recupere é extremamente desastroso, pois a vida não é infinita.

Temos que ser otimistas, mas não podemos ser cegos. Não quero criar terrorismo(e sim o mesmo alerta de sempre, pois o medicamento é de fato perigoso), mas tentar amenizar a coisa com esses pensamento na verdade não ajuda, torna sim o medicamento menos danoso para os olhos de muitos e consequentemente expõe essas pessoas a um grande risco.

Minha torcida será sempre para que todo mundo se recupere, mas não vamos criar uma falsa sensação de segurança, pois ela não existe com esse medicamento.
Não Júlio, o clomid foi ano passado. Por isso eu falei ginecomastia "do nada" pois eu não sabia de onde estava vindo. Vc acha que de alguma forma o DNC-S a longo prazo pode dar ginecomastia? E melatonina, a longo prazo pode dar hipogonadismo? Pois tirando essas duas opções não sei de onde veio. Hipogonadismo pode causar ginecomastia, né?
Lipogaine 1 x dia a noite - 1ml

JulioGP

31
Paulo, acho estranho o Dr. Peruzzo falar que nenhum paciente dele teve SPF. Conheço pelo menos 3 que sempre escrevem aqui no Forum, tiveram os efeitos permanentes e são pacientes dele.

Em relação à visão negativa, concordo com vc. Cara, eu sou um dos mais otimistas do Forum em relação aos tratamentos. Mas enquanto não surgir um medico endocrino, urologista ou cientista que apareça é fale: " Achei a solução para resolver os problemas permanentes da Finasterida, podem ficar tranqüilos." e provar isso, eu não acredito em medico nenhum, pode ser o Dr. X, Y ou Z.

Nenhum medico vai se preocupar com a sua ou com a minha saúde tanto quanto nós mesmos.

Abração

Jason, melatonina e DNC-S não causariam Gineco. Provavelmente foi outra coisa.

Paulo

32
Julio, o Dr. MIlton não acredita que a FPS seja real. Quando ele me pediu para parar a fina por causa da minha depressão (não por ela causar, mas por agravar, já que meus pais e meus irmãos tbm têm depressão), eu perguntei se poderia ficar com danos permanentes, inclusive sexuais. Ele falou que isso não existe, que não vai acontecer nada, que eu poderia inclusive parar a fina após sair do consultório.

Se existem pacientes dele com FPS, eu não estava sabendo. Acho estranho, gostaria até de saber quem são para que possa argumentar na minha próxima consulta em dezembro.

Estou sendo muito franco expondo detalhes da minha conversa para mostrar que a FPS não é tão comum assim como você sugere.

E pensando bem, se eu vier a ter FPS, o que eu vou fazer? É encarar e seguir em frente. Será triste? Sim, claro que será. Mas não vou me matar por causa disso nem ficar lamentando. Vou fazer de tudo para reverter isso, como é ensinado no blog que postei. A vida nunca foi fácil para mim e não vai ser essa FPS que vai me derrubar, se é que eu vou ter essa merda.

Abraços, meu amigo. Bom fim de semana.

JulioGP

33
Fazendo uma correção aqui, síndrome pós-Finasterida que eu tenha visto no Forum, talvez não tenham sido pacientes do Dr., não sei se o Duban era ou não paciente dele.

Paulo, coloquei de forma errada, os pacientes dele que eu citei, tiveram problemas permanentes(pelo menos até o momento) e não síndrome pós-Finasterida. São coisas diferentes e eu queria deixar isso claro, para não fazerem confusão.

Também não gostaria de ficar falando nomes, se eles se sentirem à vontade, podem vir aqui falar. Alguns já saíram do Forum. Mas foi efeito permanente e não SPF.

Para explicar aos demais, SPF é a situação em que a pessoa toma o medicamento por vários anos sem nunca ter tido nada(talvez me chamando de terrorista) e quando interrompe o uso, aparece um monte de problemas e ninguem sabe como resolver.

Agora é estranho o Dr. achar que a SPF não é real. O PropeciaHelp então é uma farsa? O relato do Duban é uma farsa? Acho muito estranha essa posicao, mas enfim, não sou medico, não sou dono do Forum e também não sou paciente dele. Mas nem por isso sou obrigado a seguir essa visão.

Gosto do resultados das cirurgias do Dr., mas acho que sendo um Forum democrático, tenho o direito de discordar completamente dessa opinião dele. Falar que danos permanentes não existem, ok, então a bula é uma Farsa e o FDA idem? E todos os problemas das pessoas com efeitos permantes (aqui sim se encaixam alguns foristas pacientes dele) são irreais?

Paulo, acho que nós discutirmos se essa visão do Dr. está certa ou não, não vai nos beneficiar em nada e eu nem quero entrar nesse mérito. Acho que talvez ele tenha falado isso tudo para não te preocupar, se não foi isso, aí quem vai ficar perplexo com essa história seria eu, prefiro nem comentar isso. Mas valeu por compartilhar esse seu diálogo com ele.

No mais cara, desencana. Larga isso e bola pra frente, pensamento positivo. Aí concordo com vc em tudo nesse quesito.

Bom final de semana e forte abraço meu amigo.

Paulo

34
Julio, apenas uma correção sobre o que você escreveu:

Síndrome Pós FInasterida não é só para quem usou a fina, nunca teve problemas e passou a ter após suspender. Aliás, são raríssimos os casos onde isso aconteceu. Ela é associada para todos os casos e tem a ver com efeitos colaterais que persistem ou aparecem após a interrupção.

Ela não é comum e a maior incidência é nos casos de quem apresentava colaterais sexuais durante o tratamento.

Pelo menos é isso o que eu entendi até hoje. Se minha compreensão estiver equivocada, peço desculpas pela confusão.

JulioGP

35
Acho que pode ser Paulo:
"A Síndrome Pós Finasterida (SPF)[1] engloba reações adversas e persistentes no campo sexual, neurológico e físico em pacientes que fizeram uso do medicamento anti-androgênico Finasterida.

O remédio é um inibidor da enzima 5 alpha reductase usado no tratamento de calvície ou no tratamento de hiperplasia benigna da próstata. A SPF, condição considerada rara até o momento, pode persistir por meses ou anos mesmo após a descontinuação do uso de Finasterida. Na maioria dos casos, os danos podem ser permanentes.[2] A síndrome pode ocorrer tanto em indivíduos que usaram o medicamento por pouco tempo como nos que usaram por muitos anos."

Fala-se que é raro, até o momento(mas aqui no fórum já temos alguns casos disso). Mas também que na maioria dos casos, os danos são permanentes(são os mesmos casos).

Enfim, fonte Wikipédia. Mas se encaixa nisso que vc falou também.

Paulo

36
JulioGP escreveu:Acho que pode ser Paulo:
"A Síndrome Pós Finasterida (SPF)[1] engloba reações adversas e persistentes no campo sexual, neurológico e físico em pacientes que fizeram uso do medicamento anti-androgênico Finasterida.

O remédio é um inibidor da enzima 5 alpha reductase usado no tratamento de calvície ou no tratamento de hiperplasia benigna da próstata. A SPF, condição considerada rara até o momento, pode persistir por meses ou anos mesmo após a descontinuação do uso de Finasterida. Na maioria dos casos, os danos podem ser permanentes.[2] A síndrome pode ocorrer tanto em indivíduos que usaram o medicamento por pouco tempo como nos que usaram por muitos anos."

Fala-se que é raro, até o momento. Mas também que na maioria dos casos, os danos são permanentes.

Enfim, fonte Wikipédia. Mas se encaixa nisso que vc falou também.
Sim, Julio. Também pesquisei de novo no site da Fundação FPS e dá a entender isso que eu falei, de que ela se refere ao fenômeno em que o corpo da pessoa não consegue retomar ao estágio que era antes do uso do medicamento.

Ou seja, a FPS e danos "persisitentes" são a mesma coisa.

JulioGP

37
É, e são persistentes mesmo. Lembram quando falaram de casos de suicido aqui?

"Há vários anos que um grupo de médicos nos EUA tem pedido que esta droga saia do mercado. Nos seus consultórios têm surgido dezenas de homens com impotência, ausência de libido e desaparecimento das características sexuais masculinas (perda dos pêlos corporais, aparecimento de seios, perda de massa muscular). O incomum é que os sintomas não desaparecem. Por vezes as vítimas apenas se recuperam ao fim de mais de sete anos, mas ocorreram casos em que não houve recuperação e as vítimas acabaram por se suicidar.

A dimensão do problema permanece desconhecida e a comunidade médica não está sensibilizada. Os estudos oficiais afirmam que o fármaco é seguro. A grande maioria dos médicos em todo o mundo continua a receitar finasterida e ignorar os seus efeitos secundários.

O tecido erétil do pênis precisa de testosterona e de DHT para se manter. A ausência destes hormônios leva à sua degeneração, que apenas pode ser revertida numa fase inicial. Em fases mais avançadas a impotência é irreversível.
"

Importante:

"No cérebro, a DHT está presente e é essencial para a capacidade de memorização, comportamento masculino, aprendizagem, etc. Os pacientes que fazem uso da finasterida sofrem durante anos de problemas de concentração, depressão, “brain fog” ou insônias sem saber a verdadeira causa. A finasterida reduz ainda a testosterona disponível no sangue, e aumenta o estradiol, um estrogênio, levando a um aumento da probabilidade do homem sofrer de câncer da mama ou de sinais de feminilização."

Paulo, muito importante isso para o seu caso, eu não sabia:

"Aconselha-se a todos os leitores que estejam utilizando ou utilizaram a finasterida, que procurem um médico para fazer um check-up hormonal ao longo dos cinco anos que se seguem ao fim da medicação. Não se aconselha a ingestão de soja ou produtos derivados de soja, linhaça ou sementes de abóbora, ou qualquer outro produto com fitoestrogênios por estes pacientes, que deverão aumentar drasticamente a ingestão de legumes e vegetais, pois a carência de anti-oxidantes é uma das causas da queda de cabelo."

Fonte:http://www.robertofrancodoamaral.com.br ... drogenica/

Não sabia dessa de não usar semente de abóbora para quem saiu da Fina. Veja só, conversando aqui, a gente sempre acaba encontrando coisas novas para debater.

Uma coisa importante...não se prendam somente à uma única opinião. Aqui no fórum sempre vai haver uma certa proteção à Fina, algo óbvio até pq o Dr. que é o dono do Fórum prescreve o medicamento e diz ser seguro e etc, natural essa linha que o fórum vai seguir. Se fosse um fórum de alguém que é contra, seria o inverso, como o caso de um BTT, por exemplo, que os usuários são massivamente contra o medicamento. Independentemente de qual fórum você participe, é importante analisar todas as situações.

J_Ferro

38
É foda viu. Maldita medicina, pra reverter ou em alguns apenas retardar o processo de AAG, o medicamento mais indicado e utilizado pode trazer graves efeitos colaterais em quem o toma... Da com uma mão e tira com a outra. Ajuda numa coisa e prejudica em outra. Infelizmente até hoje não temos nada de novo e melhor no mercado! O jeito é apostar em tratamentos menos agressivos, como AA e óleo de semente de abóbora.

Quanto ao óleo de coco, não sei se ele tem propriedades contra a calvície, mas a semente de abóbora ja tem estudos apontando que sim. Então eu aposto mais nela mesmo!

Por último, quanto á SPF, acredito que sejam bem poucos os casos nos usuários de fina. Volto a dizer que acho a finasterida arriscada, mas também não exagerem tanto com essa síndrome-pós-finasterida, acontece numa minoria muito provavelmente.

Paulo, eu ja te falei que vc não teve efeitos colaterais severos com o uso de fina, então duvido muito que vc venha a ter SPF, fique tranquilo. A libido e todo o restante volta com o tempo. Daqui 1 ano vc ja deve estar 100% como eu te disse.
Tratamento Tópico Apenas:
Minoxidil + espironolactona e ativos (manhã)
Lipogaine (pela noite antes de dormir)
Shampoo de cetoconazol 3 a 4x por semana alternado com Alpecin nos outros dias

JulioGP

39
Isso é normal na medicina. Quem se lembra do Rimonabant que os médicos tanto defendiam?
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Rimonabanto

Foi vendido entre 2006 e 2008 parou depois de vários casos de suicídio. Mas até então, os médicos prescreviam e muito. Eu mesmo quase cai nessa cilada aí, mas acreditei no que eu lia e não achava tudo uma conspiração.

Todo medicamento é seguro até que se mostre o contrario. Agora, um medicamento tão perigoso como esse, também passou nos estudos e foi aprovado para a comercialização.

Eu não teria medo de sair do medicamento(Fina), teria medo de entrar ou continuar tomando. Sair é mole, é lucro para a saude.

diego999

40
Até no presente momento nada a reclamar sobre a finasterida , ereções normais, ejaculação normal, tesão normal,academia normal, ainda pique para caminhada de 30 minutos todas as manhãs.....Ahhhhhhhh depressão...se eu perder os cabelos com certeza ela voltará .

Agora o dia de amanhã eu já não sei,pode ser que tenho todos esses sintomas de uma só vez.Mas hoje nada a reclamar.

Finasterida x Tabagismo x idade , é querer demais também...Tenho a leve impressão que muitos ainda não aceitam a triste realidade que todos envelhecemos e que querendo ou não as coisas não funcionaram tão bem aos 30,40,50 em comparação aos 20.

Sinceramente sinto pena de quem está iniciando agora no forum, e lê essas coisas.Dou graças a Deus que quando entrei não tinha muito esse bla bla bla terrorista ,que infelizmente uma meia duzia se dão mal e generaliza como se todo organismo fosse igual. Triste, muito triste, muitos nem terão a chance de tentar driblar esse problema que é a queda de cabelo.

Dr. Ribeiro não é aquele charlatão do youtube que já foi motivo de discussões aqui anos atras e que fala que trabalhou até na nasa ? rsrss
Editado pela última vez por diego999 em Julho 20, 2014, 12:36 am, em um total de 2 vezes.
17 anos na luta
Finasterida 1mg Diariamente
Shampoo Cetoconazol 3x Semana

diego999

41
peterson escreveu:Vc generaloza e fala que só meia duziia do forum nao tem colaterais.Ja falei aqui que das 5 pessoas,eu incluisve,do meu convivo que usam fina apenas um parou por ter notado colateral.Se alguem levantar uma minima palha sobre colateral e vc vem tocar fogo.Nao sou hipocrita,sou moderado mesmo.
Respeito os que nao se deram bem,assim como os que se dao bem.

Pois é, bem lógico o maior número de pessoas colaterais se concentrarem em um fórum sobre calvície. Alguns esquecem esse pequeno detalhe. Tenho também 3 conhecidos que tomam até mais tempo que eu e não relataram nada.E sempre brincam com a careca e que fazem tratamento. 2 deles teve filhos nesse meio tempo. Talves se entrasse aqui ,procurasse problemas, não teriam conseguido nem engravidar suas esposas.
17 anos na luta
Finasterida 1mg Diariamente
Shampoo Cetoconazol 3x Semana

JulioGP

42
Eu não tenho pena de quem está iniciando o fórum e lê isso ou aquilo, tenho pena de quem está doente por causa do remédio, sendo que alguns ainda continuam usando só por causa do cabelo, mesmo ferrando a saúde.

Quem está começando no fórum tem a opção, e quem se ferrou? Qual a opção você dá para eles? Até pq médico nenhum até o momento sabe como ajudá-los.

É fácil falar até o momento que não se tem nada. Mas eu vejo que as pessoas mudam de lado com uma facilidade muito grande quando aparece algum problema.

Infelizmente na época que entrei nesse forum, só existiam os mesmos super protetores de sempre da Finasterida que acabam passando uma ideia completamente errada sobre os possíveis problemas do medicamento, como se fosse tudo uma grande conspiração.

Fala-se como se as pessoas que tiveram colaterais se aglomerassem aqui e ponto, como se os problemas não houvessem sido noticiados em mais nenhum outro lugar. Alguns dizem isso por nunca ter tido o real interesse em acessar outros fórum/mídias internacionais/revistas/jornais e procurar mais informação, talvez justamente por não querer parar o remédio ou por falta de interesse ou falta de informação mesmo.

Uma coisa curiosa, isso eu já li dessa mesma meia-dúzia que defende o remédio.
Se houvesse outro medicamento que pudesse substituir a Fina sem os colaterais, esses mesmos sairiam fora dela e partiriam para esse outro medicamento. Eu não entendo essa atitude uma vez que é dito por eles que não há risco.

Contraditório isso, não? Mas é uma conversa sem fim, não vale à pena.

O que surpreende mais essa vez, é agora o moderador Duban voltar após 2 anos e relatar que está com SPF após 12 anos usando o medicamento.

Boa sorte aí na recuperação Duban, espero que você consiga sair da SPF.

Ficaram mais preocupados com o vídeo do Dr. Ribeiro que vc postou falando mal da Fina, mas não vi sequer uma pessoa preocupada com o seu problema sobre a SPF.

peterson

43
Tenho pena de quem visita o forum e acredita em uma pessoa,e desconfia de cientistas,medicos,dermatologistas renomados,fda,ministerio da saude etc.

Se ficarmos pesquisando iremos encontrar materias assustadoras contra a dipirona,medicamento pra febre usado ha decadas.Ate na Wikipedia,livre,deve ter.Ate um alimento pode causar um efeito colateral fatal.Aos que frequentam o forum,com duvidas sobre a fina,como ja disse confiem em um dermatologista ,o pessoal do forum conhece varios,e o Dr Milton pra quem é de SP.
Uma materia interessante sobre a auto medicacao http://drauziovarella.com.br/entrevista ... rescricao/

Muitos se dao muito bem com fina,sem colateral ou colaterais leves e irrelevantes.Outros a deixam por sentirem ou temerem colaterais.Querer induzir a todos a nao usa-la pq se deu mal é dose.
Editado pela última vez por peterson em Julho 20, 2014, 9:17 am, em um total de 1 vez.
SEMPRE NA LUTA!

JulioGP

45
Engraçado você postar sobre o Drauzio Varella. Na época que eu postei um link dele falando mal da finasterida, todos foram contra ele. Agora você o cita como uma "matéria interessante".

Você faz comparações absurdas sobre efeitos fatais, alimentos vs finasterida. Agora eu entendo pq alguém como o Luciano Hulk compara a goleada de 7x1 do Brasil com o desastre do WTC. "É pra cabar mesmo!"

Continuo sem ver qualquer tipo de apoio dos antigos defensores ao moderador Duban pela SPF que ele está passando. A preocupação continua sendo em proteger a Fina.

Nick01

46
Lendo esse texto que o Julio postou eu até fiquei um pouco assustado. Se eu tivesse só umas entradinhas ou fosse até um NW2 eu com certeza pararia com a fina oral, pq os tópicos poderiam ser suficiente nesse caso. Porém arriscar evolui para um NW3, NW4 ou pior ainda NW5 em plenos 20 anos (que é uma previsão q eu faço sem nenhum ttm mais eficiente) sem dúvidas é um risco que eu não quero correr. Os efeitos colaterais psicológicos que eu teria seriam muito mais graves que estes outros, podendo slá, levar à um suicido em situações mais extremas.

A grande questão é vc saber colocar tudo em uma balança e ver o que seria pior para vc.

Levando em conta todos esse supostos problemas que a finasterida poderia causar, deveria ser feito um estudo rigoroso e minucioso a longo prazo, para se saber de fato quais são os reais efeitos colaterais que a fina pode provocar. E caso fossem comprovados colaterais mais sérios, o correto seria recomendar a finasterida somente para AAGs do tipo difusa e para pessoas com idade inferior a 35, 40 anos, tendo em vista que pessoas mais velhas tendem a sofrer mais com o efeitos colaterais de ordem sexual.

É assim que eu penso. :roll:
Finasterida 1mg/dia.
Shampoo de Cetoconazol 3x/semana.
Minoxidil 5% 2x/dia.

peterson

47
Quem se ater a dar uma lidinha no post do DRauzio vera que ele entrevista um pediatra,sobre a auto-medicacao, e cita Paracelso: "A diferenca entre o remédio e o veneno está na dose".

Ate agua diz o texto,pode ser tóxica.Se a maça pode causar uma reacao alergica fatal em 0,000000000000000000000000000000000009% da populacao mundial,nao vou mais comer.E vou sair alardeando que ela mata.Absurdo mesmo.
SEMPRE NA LUTA!

Nick01

48
peterson escreveu:Quem se ater a dar uma lidinha no post do DRauzio vera que ele entrevista um pediatra,sobre a auto-medicacao, e cita Paracelso: "A diferenca entre o remédio e o veneno está na dose".

Ate agua diz o texto,pode ser tóxica.Se a maça pode causar uma reacao alergica fatal em 0,000000000000000000000000000000000009% da populacao mundial,nao vou mais comer.E vou sair alardeando que ela mata.Absurdo mesmo.
Coincidentemente eu li esse essa entrevista do Dr. Drauzio semana passada, essa e a dos males que o café pode provocar em excesso. E mim lembro muito bem desta frase do Paracelso, realmente é muito interessante isso!
Finasterida 1mg/dia.
Minoxidil 5% 2x/dia.

Nick01

49
Em uma previsão do futuro mais otimista, eu diria que SE EU NÃO INICIAR UM TTM COMPLETO LOGO incluindo a fina oral que eu já uso, minha situação capilar seria a mesma que a do membro Tiritan, na mesma idade que ele (24 anos): viewtopic.php?f=14&t=15233

Obs.: ESSA É UMA PREVISÃO OTIMISTA PARA O MEU CASO.

Até surgir algo mais eficiente que a fina, eu não arriscaria chegar a esse ponto. Se bem que mesmo com a fina e um ttm mais top eu ainda posso chegar a esse nível, mas de qualquer forma, assim eu tenho mais chances de retardar esse futuro triste para uma idade mais aceitável.
Finasterida 1mg/dia.
Minoxidil 5% 2x/dia.

JulioGP

50
Peterson, parabéns pela comparação da Fina VS 0,000000000000000000000000000000000009% de pessoas alérgicas à maçã. "Faz todo o sentido".

Isso só reforça que a discussão é perda de tempo, assim como foi no tópico sobre Copa do Mundo e suas "maravilhas".

Nick, já tentou a Fina tópica?