Banner

Boletim informativo- ácido azelaico

Dra. Chris

1
Boletim informativo

Ácido azelaico

Estudos controlados mostram que o ácido azelaico tópico possui eficácia antiacne comparável à tretinoína, ao peróxido de benzoíla tópico, á eritromicina tópica e á tetraciclina oral.

Drugs. 1991 May; 41 (5): 780-98.

Propriedades do ácido azelaico:

Inibidor competitivo da enzima 5alpha redutase. Portanto inibe a conversão de testosterona para DHT. ISSO QUER DIZER QUE INIBE A PRODUÇÃO DE SEBO.

Possui atividade bacteriostática, incluindo a bactéria do acne.

É um agente antiqueratinizante, apresentando efeitos antiproliferativos da bactéria.

No entanto o ácido azelaico, tem baixa capacidade de penetração na pele. Então, faz-se necessário seu uso em um sistema de delivery (micro encapsulado).

Desta forma, seu resultado tem-se mostrado mais eficaz e como menor poder de irritação da pele.

Sugestão de tratamento:

Azeloglicina
Microcápsulas de retinol
asebiol
Citobiol
SUTOCCIDE A
KLUCEL
Essência maçã verde
Base gel aristoflex Qsp
30g.(BISNAGA DE ALUMÍNIO)

Re: Boletim informativo- ácido azelaico

Maskara_06

3
Que sistema seria esse? Sistema de delivery (micro encapsulado).

O único problema do AA é a irritação, o negócio é achar % "perfeita" que traga bons resultados sem a irritação.
Fina tópica lipossomada no gel transdérmico com procapil - 1 vez ao dia
Óleo de semente de abóbora - 1000mg/dia
Shampoo Kerium DS - 2 vezes na semana
Shampoo L'oreal anti-oleosidade - diário

AAG apertando $$

metal75

5
Interessante :
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1634 ... d_RVDocSum

Comparação de ácido azeláico e antralina para a terapia de alopecia areata: um estudo piloto.

Sasmaz S1, Arican O.

informações sobre o autor

abstrato

TEMA:

Embora o ácido azeláico tópica tem sido utilizado anteriormente para o tratamento de alopecia, não há estudos controlados de ácido azeláico para esta condição ter sido conduzido até à data.

OBJETIVO:

O objetivo deste estudo foi determinar a eficácia, tolerabilidade e segurança do tratamento ácido azeláico em pacientes com desigual alopecia areata (AA), em comparação com anthralin (dithranol) tratamento.

SUJEITOS E MÉTODOS:

Este estudo incluiu 31 pacientes com AA irregular que não receberam qualquer tratamento por pelo menos 1 mês antes do estudo. As características demográficas e clínicas desses indivíduos foram registrados no início do estudo. Os indivíduos foram randomizados para aplicar quer 20% de ácido azeláico (15 indivíduos), ou 0,5% anthralin (16 indivíduos), durante 12 semanas consecutivas. Em uma de 8 semanas após período de seguimento sem creme foi aplicada. Dois investigadores independentes realizaram uma avaliação da eficácia com exame clínico utilizando um terminal pontuação crescimento do cabelo (RGS), com uma escala que varia de 0 (resposta inadequada) a 2 (resposta completa) na semana 20. Resposta parcial foi aceito como marcador em 1.

RESULTADOS:

Ambos os grupos foram bem adaptado para os indicadores demográficos e clínicos relevantes que afetam a resposta ao tratamento no início do estudo. Todos os pacientes completaram o estudo. Na semana 20, os RGS foi de 1,27 + / - 0,9 no grupo ácido azeláico contra 1,37 + / - 0,8 no grupo antralina (p> 0,05). Uma resposta completa foi observada em 53,3% dos casos no grupo de ácido azelaico (8 de 15), em comparação com 56,2% (9 de 16) no grupo de antralina (p> 0,05). Nenhum evento adverso grave foi observada em ambos os grupos durante o estudo.

CONCLUSÃO:

O presente estudo piloto mostraram que a utilização de ácido azelaico deu resultados semelhantes aos da antralina que diz respeito à regeneração do cabelo, e que podem ser uma terapia tópica eficaz para AA desigual. Estudos mais amplos são necessários, no entanto, chegar a uma conclusão definitiva

metal75

6
SOBRE O ÁCIDO AZELAICO :

http://www.nitidadesign.com.ar/sites/pe ... /acido.htm
O uso de ácido azeláico em casos de alopecia se aprofundou a partir de artigos publicados no British Journal of Dermatology, onde seu potencial é descrito para controlar o DHT (dihidrotestosterona).

Presentemente, há vários estudos para o ácido azeláico combinado com outras substâncias, em formulações tópicas. Aparentemente, embora esta substância seria capaz de diminuir a quantidade de DHT, os melhores resultados são obtidos quando combinada com zinco e Vit. B6. Estes três agentes podem actuar sinergicamente e eliminar até 98% da DHT nos tecidos.

Ácido azelaico é uma molécula única (HOOC (CH2) 7COOH, que é também conhecida como ácido 1,9-nonaedioico. Será em alguns grãos e em abundância no corpo humano. Embora seja um ácido, um ácido é muito fraca, mais fraca do que o vinagre.

Há documenta desde 1988 (Stamadiatis, Br J Dermatol novembro de 1988, 119 (5) :627-632) que sugeriu que a actividade inibidora da molécula, do 5-AR. A enzima 5-AR (tanto do tipo I e II) converter a testosterona em dihidrotestosterona, supostamente responsável pelo dano dos folículos pilosos e é onde o ácido azeláico intervir. Tem sido sugerido que o ácido azeláico pode competir para ocupar um sítio de ligação (NADPH) correspondente para o 5-alfa-redutase, inibi-lo. Esta inibição teria sido corroborado por outros estudos.

ÁCIDO AZELAICO :
Quando o ácido azeláico é adicionado ao zinco, os efeitos de ambos os inibidores foi ainda mais elevada, o que sugere que eles actuam por diferentes mecanismos.

Aparentemente, creme de ácido azeláico traria maiores benefícios para o paciente do que uma loção com a mesma substância. O creme também permitiria um teste de tolerância para determinar a quantidade (espessura) de creme pode ser adequada em cada caso.

Como mencionado, a sua combinação com loção de zinco .. e Vit B6 seria melhor. O Vit. B6 é conhecida para interferir com o metabolismo das gorduras da pele e, por isso, desempenha um papel importante na actividade das glândulas sebáceas, que regula a quantidade de sebo no couro cabeludo.

No entanto, existem dificuldades para a fixação de zinco e B6 com os veículos necessários, evitando que as substâncias que precipitam rapidamente, perdendo a sua eficácia potencial .

Talvez seja interessante uma manipulação dé Zinco + Vit b6 + ácido azelaico !!!!!!

J_Ferro

8
Geoto escreveu:Será que o dr Milton tem opinião sobe isto?
Ele não é contra a utilização do ácido azelaico, mas ele me disse que ele não costuma prescrever pra todos porque muitos tiveram problemas de irritação no couro cabeludo. Porém ele também me disse que vários pacientes dele usam o ácido azelaico a 5% sem problemas. Eu usei e tive irritação também, mas usei em elevada concentração (15%). Não acho que o ácido azelaico tenha baixo poder de penetração na pele, afinal é um ácido, e ele inclusive ajuda a dissolver obstruções nos poros, pois usei tanto o azelan (15% de AA em gel) quanto o AA em solução com propilenoglicol (15%), e posso afirmar com 100% de certeza que na forma de solução ele penetra muito mais que na forma gel, você até sente uma leve ardência, o que ja é esperado, ja que o gel realmente serve pra uma penetração mais lenta e menor.

Com o azelan não tive irritações, com a solução tive, então muda SIM a permeabilidade. Eu também vi alguns relatos do pessoal mais antigo do fórum sobre ele, e notei que ninguém se dispos a testar o ácido azelaico como deveria: sem finasterida ou outro inibidor de 5-AR. E como alguns tentaram testa-lo mas junto com fina e/ou duta, não se sabe se ele ajudou ou não. E como sempre muitos ja vieram criticar falando que o AA não adianta nada e bla bla bla, sem ao menos tentar usar por alguns meses.

Finalmente o JulioGP se propôs a testar com acompanhamento e fotos. E parece que ta funcionando sim. Eu tive essa irritação passageira, mas ja estou 100% e vou voltar pra concentração de 5%.

Quanto a manipular com zinco e vit. b6, realmente é muito complicado mante-los numa mesma fórmula com o AA. Além disso, vários relatos de pessoas utilizando zinco em fórmulas tópicas, tendo efeito contrário no cabelo, e ele ficando mais fino e fraco depois de um tempo. Vi até um médico respondendo uma pergunta se zinco demais pudesse causar isso, e pode sim. Acho que não compensa não pessoal, o negócio é ingerir zinco e b6 através de uma boa dieta de preferência, e em ultimo caso de multivitamínicos.
Tratamento Tópico Apenas:
Minoxidil + espironolactona e ativos (manhã)
Lipogaine (pela noite antes de dormir)
Shampoo de cetoconazol 3 a 4x por semana alternado com Alpecin nos outros dias

metal75

10
Jota , o meu caso foi o contrário de vc tive o formigamento usando a 5% ácido azelaico manipulado em forma de gel , estou usando agora o de 15% ácido azelaico e nem senti este formigamento está tudo ok por enquanto .
Creio mesmo que cada um reage de maneira mesmo as substâncias !!!
J_Ferro escreveu:
Geoto escreveu:Será que o dr Milton tem opinião sobe isto?
Ele não é contra a utilização do ácido azelaico, mas ele me disse que ele não costuma prescrever pra todos porque muitos tiveram problemas de irritação no couro cabeludo. Porém ele também me disse que vários pacientes dele usam o ácido azelaico a 5% sem problemas. Eu usei e tive irritação também, mas usei em elevada concentração (15%). Não acho que o ácido azelaico tenha baixo poder de penetração na pele, afinal é um ácido, e ele inclusive ajuda a dissolver obstruções nos poros, pois usei tanto o azelan (15% de AA em gel) quanto o AA em solução com propilenoglicol (15%), e posso afirmar com 100% de certeza que na forma de solução ele penetra muito mais que na forma gel, você até sente uma leve ardência, o que ja é esperado, ja que o gel realmente serve pra uma penetração mais lenta e menor.

Com o azelan não tive irritações, com a solução tive, então muda SIM a permeabilidade. Eu também vi alguns relatos do pessoal mais antigo do fórum sobre ele, e notei que ninguém se dispos a testar o ácido azelaico como deveria: sem finasterida ou outro inibidor de 5-AR. E como alguns tentaram testa-lo mas junto com fina e/ou duta, não se sabe se ele ajudou ou não. E como sempre muitos ja vieram criticar falando que o AA não adianta nada e bla bla bla, sem ao menos tentar usar por alguns meses.

Finalmente o JulioGP se propôs a testar com acompanhamento e fotos. E parece que ta funcionando sim. Eu tive essa irritação passageira, mas ja estou 100% e vou voltar pra concentração de 5%.

Quanto a manipular com zinco e vit. b6, realmente é muito complicado mante-los numa mesma fórmula com o AA. Além disso, vários relatos de pessoas utilizando zinco em fórmulas tópicas, tendo efeito contrário no cabelo, e ele ficando mais fino e fraco depois de um tempo. Vi até um médico respondendo uma pergunta se zinco demais pudesse causar isso, e pode sim. Acho que não compensa não pessoal, o negócio é ingerir zinco e b6 através de uma boa dieta de preferência, e em ultimo caso de multivitamínicos.

metal75

12
Carpet cheguei a manipular gel transdérmico + ácido azelaico + minox , se vc tem interesse de manipular só o gel + ácido azelaico é possível sim !
carpet escreveu:Estava pensando em manipular um gel na porcentagem de 5% AA.
A dúvida reside na fórmula.

No gel industrial para acne vai: propilenoglicol, lecitina, polissorbato, ácido poliacrílico, triglicéride de cadeia média, hidroxido de sódio, edetato dissódico, ácido benzoico, água purificada.

savanahh

16
metal75 escreveu:Carpet cheguei a manipular gel transdérmico + ácido azelaico + minox , se vc tem interesse de manipular só o gel + ácido azelaico é possível sim !
carpet escreveu:Estava pensando em manipular um gel na porcentagem de 5% AA.
A dúvida reside na fórmula.

No gel industrial para acne vai: propilenoglicol, lecitina, polissorbato, ácido poliacrílico, triglicéride de cadeia média, hidroxido de sódio, edetato dissódico, ácido benzoico, água purificada.

Valeu Metal, acho que vou pedir assim mesmo, o que você achou do produto, deixa o cabelo melequento?

Era 5 ou 15 porcento de aa?

abrç.
limitetr uguai

Adriano Moura

17
Dra. Chris escreveu:Boletim informativo

Ácido azelaico

Estudos controlados mostram que o ácido azelaico tópico possui eficácia antiacne comparável à tretinoína, ao peróxido de benzoíla tópico, á eritromicina tópica e á tetraciclina oral.

Drugs. 1991 May; 41 (5): 780-98.

Propriedades do ácido azelaico:

Inibidor competitivo da enzima 5alpha redutase. Portanto inibe a conversão de testosterona para DHT. ISSO QUER DIZER QUE INIBE A PRODUÇÃO DE SEBO.

Possui atividade bacteriostática, incluindo a bactéria do acne.

É um agente antiqueratinizante, apresentando efeitos antiproliferativos da bactéria.

No entanto o ácido azelaico, tem baixa capacidade de penetração na pele. Então, faz-se necessário seu uso em um sistema de delivery (micro encapsulado).

Desta forma, seu resultado tem-se mostrado mais eficaz e como menor poder de irritação da pele.

Sugestão de tratamento:

Azeloglicina
Microcápsulas de retinol
asebiol
Citobiol
SUTOCCIDE A
KLUCEL
Essência maçã verde
Base gel aristoflex Qsp
30g.(BISNAGA DE ALUMÍNIO)
.

Dra. Eu usei por que um ano k acido retinoico com essa finalidade. Redução da glândula sebácea e menos conversão em DHT. Só percebi o aumento das absorção sistêmica do minoxidil e os efeitos colaterais. Então fiquei pensando. Tanto o AC. Retinoico como o azelaico são usados contra acner, assim não seria possível o uso da ISOTRETINOÍNA em uso tópico?
>>>>MEU CASO <<<<

J_Ferro

19
Nick01 escreveu:
J_Ferro escreveu:Eu estou usando esse: http://www.minoxidilmax.com/product_htm ... ith_PG.php
Essa fórmula parece bem completa em!! Vc comprou aonde e quanto custou, J_Ferro?

Obs.: vc não acha que pode ter problemas usando 15% de minox não?
Eu estou manipulando ela Nick01. Eu mudei 2 coisas apenas: diminui a concentração do minox pra 5%, mantive a do azelaico a 5% pra não dar irritação, e acrescentei a espironolactona 2%, que no uso tópico não apresenta colaterais. De resto tem o retinol e cafeína tbm. Estou gostando, vamos ver mais pra frente.

JulioGP

20
Vejam que engraçado...esse tópico foi criado em 2007 e teve apenas 1 postagem, do próprio autor.

Talvez se o pessoal tivesse testado naquela época, muitos teriam conseguido reverter alguma coisa. Pena que eu não vi antes.

E ainda tem muita coisa parecida no fórum, algum produto é discutido aqui, todos atiram as pedras e o assunto é esquecido, ficando apenas com o de sempre e que para muitos não trazem nenhum resultado, Fina e Minox.

Sempre que vocês botarem fé em alguma coisa, não se deixem levar pelos pessimistas de plantão. :wink:
Dermaroller 1mm seg e qui.
Procianidinas no mesmo dia do Dermaroller
Demais dias: Polaris NR-11

Jimmy Stewart

21
Sei que existe isotretinoína pra uso tópico, mas não tem a mesma eficiência que a oral.

Julio, creio que oDr Peruzzo já deve ter prescrito o azelaico antes, e se não prescreve hoje é porque ou não achou grande coisa ou tem algo melhor já.

Adriano Moura escreveu:
Dra. Eu usei por que um ano k acido retinoico com essa finalidade. Redução da glândula sebácea e menos conversão em DHT. Só percebi o aumento das absorção sistêmica do minoxidil e os efeitos colaterais. Então fiquei pensando. Tanto o AC. Retinoico como o azelaico são usados contra acner, assim não seria possível o uso da ISOTRETINOÍNA em uso tópico?
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.

http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr

J_Ferro

23
Jimmy Stewart escreveu:Sei que existe isotretinoína pra uso tópico, mas não tem a mesma eficiência que a oral.

Julio, creio que oDr Peruzzo já deve ter prescrito o azelaico antes, e se não prescreve hoje é porque ou não achou grande coisa ou tem algo melhor já.

Adriano Moura escreveu:
Jimmy, ele não prescreve porque observou incidencia de sensibilidade em alguns pacientes. Mas ele me disse que vários pacientes dele usam o azelaico nessa concentração de 5% e não tem nenhum problema. Difícil dizer que o azelaico seja mais eficiente que a fina. É provável que não, mas isso não quer dizer que ele seja nulo no tratamento, pois ja vi vários usuários, incluindo o JulioGP daqui, que ja tiveram algum resultado com ele.

A finasterida oral pra mim trouxe excelentes resultados, mas não da pra usa-la. Ao mesmo tempo que traz ótimos resultados, eu sinto que também vai piorando minha saúde sexual. E isso é uma coisa muito delicada.

Cada um é cada um, e na maioria das vezes, o que funciona pra um, dificilmente funciona pra todos. Alguns se dão bem com fina, muitos outros sentem colaterais mais graves e não podem utiliza-la. O azelaico é a mesma coisa, pra alguns funciona, pra outros traz irritação. E em termos de resultados é a mesma coisa, as vezes a fina não traz colaterais pro cara, mas também não traz grandes resultados. As vezes o azelaico não traz irritação, mas também não traz grandes resultados. Não tem outro jeito senão tentando. Não há como prever.

JulioGP

24
Eu acho que tanto a Fina tópica quanto o AA funcionam bem.

Agora vejam, será que o AA poderia ter uma efetividade maior em quem tem a pele muito oleosa(meu caso)?

Eu boto muita fé na Fina tópica também, principalmente pelos resultados dos exames de DHT que fiz e etc, mas da mesma forma que o Azelan é indicado para espinhas(uma das causas do excesso de oleosidade) provavelmente ele possa sanar esse problema no couro cabeludo de forma mais eficaz para quem também tem a pele excessivamente oleosa.

O que vcs acham?

Para os outros casos de pele não tão oleosa, quem sabe eu não ficaria ainda com a Fina tópica mesmo, tanto que pretendo voltar com o Genhair e quem sabe, com o NR-11 que eu já tenho guardado.
Dermaroller 1mm seg e qui.
Procianidinas no mesmo dia do Dermaroller
Demais dias: Polaris NR-11

J_Ferro

25
JulioGP escreveu:Eu acho que tanto a Fina tópica quanto o AA funcionam bem.

Agora vejam, será que o AA poderia ter uma efetividade maior em quem tem a pele muito oleosa(meu caso)?

Eu boto muita fé na Fina tópica também, principalmente pelos resultados dos exames de DHT que fiz e etc, mas da mesma forma que o Azelan é indicado para espinhas(uma das causas do excesso de oleosidade) provavelmente ele possa sanar esse problema no couro cabeludo de forma mais eficaz para quem também tem a pele excessivamente oleosa.

O que vcs acham?

Para os outros casos de pele não tão oleosa, quem sabe eu não ficaria ainda com a Fina tópica mesmo, tanto que pretendo voltar com o Genhair e quem sabe, com o NR-11 que eu já tenho guardado.
Faz sentido sua linha de raciocínio JulioGP. Também acredito que o azelaico esteja me ajudando por causa da pele/couro cabeludo oleosos. Acho que seria bacana combinar o azelaico em um momento e outro anti-DHT tópico, como a fina tópica em outros momentos, para maior sucesso no combate ao DHT.

Estou com a espironolactona de anti-DHT, que não tem nenhum tipo de efeito colateral na forma tópica, porque não apresenta absorção sistêmica. Ela provavelmente é um pouco mais fraca que a fina, porque se restringe somente ao combate do DHT local, mas acredito que pode ser o suficiente pra mim, juntamente com o AA. Além disso ela me foi recomendada pelo proprio dr. Peruzzo, por eu não ter me adaptado á fina. Então eu confio!