Re: [TÓPICO OFICIAL] Original de marca X similares X genéricos
gssleal
101Muito complicado mesmo. Sou estudante de Farmácia e sei que um pequeno erro na produção (e entendam que são diversas etapas, equipamentos e frescuras) pode comprometer todo um lote e que o controle de qualidade tenta, mas nuncao reproduz fielmente a amostra em questão, ou seja, o lote. Sendo assim temos que considerar que não há um controle absoluto do que está sendo colocado no mercado. Não lembro muito bem os números, mas se consultarem a Farmacopéia Brasileira, ou qualquer outra, de qualquer país, vão ver que a maioria dos testes de comprimidos pega poucas unidades de um lote para realizar a avaliação e só em caso de reprovação em algum dos critérios propostos é que se realizam novos testes, com mais unidades. Essas coisas podem acontecer e alguns fatores como dureza e desintegração do comprimido podem afetar a dissolução do mesmo, com consequente comprometimento da absorção do fármaco. Estou falando isso porque já ouvi 3 relatos de pessoas que tomaram comprimidos (nesse caso nenhuma era de finasterida) e os viram INTEIROS nas fezes. Pode ser isso, pode ser que tenham sido adulterados como ''comprimido de farinha''. Como já disseram vivemos num país de terceiro mundo, onde a falcatrua prevalece, então devemos ficar mesmo muito espertos com o que estamos comprando e usando em nossos tratamentos. Nesse caso é até passível de comunicar também a farmácia que vendeu o comprimido, pois a legislação, teoricamente, garante que o farmacêutico deve separar a caixa e todas aquelas que são do mesmo lote e relatar aos órgãos que inspecionam os medicamentos sobre o ocorrido. Achei muito interessante esse controle que o Leandro vem realizando com o tratamento e acho sim que todos poderíamos fazer, inclusive estou pensando em começar, pois tive uma aceleração abrupta na queda nesses 3 primeiros meses de 2011.
Tópicos:
Flutamida 3%/Finasterida Lipossomada 0,5%/Procapil 4%/Klucel 0,5%/minoxidil 5%-noites (19/02/11)
Minoxidil 5%-manhãs (19/02/11)
Oral:
Finasterida 1 mg (2010)
Flutamida 3%/Finasterida Lipossomada 0,5%/Procapil 4%/Klucel 0,5%/minoxidil 5%-noites (19/02/11)
Minoxidil 5%-manhãs (19/02/11)
Oral:
Finasterida 1 mg (2010)