The Efficacy of 5% Minoxidil vs. Combined Topical Agent of 5% Minoxidil and 0.01% Tretinoin on Male Pattern Hair Loss:
A Randomised Comparative Clinical Trial
H.-S. Shin Department of Dermatology, Seoul National University College of Medicine, Seoul, Korea
Topical minoxidil 5% solution has been widely used to stimulate new hair growth and to help stop the hair loss successfully in men
with male pattern hair loss (MPHL). Nevertheless, it is not easy for the patients to keep applying the solution twice a day regularly.
The purpose of this 18-week, double-blind, randomised study was to compare the efficacy and safety of the treatment of combined solution
of 5% minoxidil and 0.01% tretinoin once a day with conventional topical 5% minoxidil therapy applied twice a day in the treatment of
MPHL.
A total of 29 male patients (25–50 years old) with MPHL (Hamilton type III–V) were randomly assigned to apply 5% minoxidil
twice daily or the combined agent once a day at night using vehicle placebo in the morning. The efficacy parameters were (1) changes
in total hair count, mean hair thickness and linear growth rate measured by phototrichogram and (2) the patient and investigator subjective
assessment of change in scalp coverage.
After 18-weeks of therapy, significant increases in the all macrophotographic variables of total hair count, mean hair diameter and linear growth rate were shown in both treatment groups. Moreover, the 5% minoxidil and the combined agent groups also demonstrated similar improvement in the subjective global assessment by patient and investigator
There was no statistically significant difference between the treatment groups. The occurrence of side effects like pruritus or local irritation was similar in 5% minoxidil group (5 of 14 subjects) and the combined agent group (5 of 15 subjects).
In conclusion, the efficacy and safety of combined 5% minoxidil and 0.01% tretinoin once-daily treatment would be equivalent to the conventional 5% minoxidil twice-a-day therapy for treatment of MPHL.

Re: minox 5% 2 x ao dia X minox 5%+ 0,01% de ac. retin.1 x dia
zooi
2muito bom ler isso! pq c eu uso minoxi 2 vezes ao dia fico cheio de escamaçao no couro e muita coceira!
porem uma vez ao dia nao acontece nada!
vou add acid retinoico pra ver c aumenta a eficacia
porem uma vez ao dia nao acontece nada!
vou add acid retinoico pra ver c aumenta a eficacia
Paulo
3Separadamente ou os dois (minox + retin A) no mesmo recipiente?
Lembro que havia essa discussão há alguns anos mas não sei qual é o consenso.
Lembro que havia essa discussão há alguns anos mas não sei qual é o consenso.
Jimmy Stewart
4Acho que o retinóico ajuda não só no minoxidil, mas em outros tópicos, por aumentar a penetração deles na pele.
Mas se a pessoa tiver reação alérgico ou irritação na pele pelo retinóico, aí se deve ervita-lo.
Mas se a pessoa tiver reação alérgico ou irritação na pele pelo retinóico, aí se deve ervita-lo.
Fina oral diária. Duta oral 1x semana. Gel tópico de duta lipossomado .
Minoxidil com ativos
Cetoconazol shampoo dia sim dia não.
http://pics.livejournal.com/sweetphaex/pic/0021hssr
Minoxidil com ativos
duban
5A Eficácia do Minoxidil 5% vs agente tópico combinado de minoxidil 5% e tretinoína 0,01% sobre calvície de padrão masculino:
Um estudo clínico comparativo randomizado
H.-S. Shin Departamento de Dermatologia da Faculdade da Universidade Nacional de Seul Medicina de Seul, Coréia
A solução tópica de minoxidil 5% tem sido amplamente utilizada para estimular o crescimento de cabelo novo e para ajudar a parar a perda de cabelo nos homens com êxito
com calvície de padrão masculino (MPHL). No entanto, não é fácil para os pacientes continuar aplicando a solução duas vezes ao dia regularmente.
O propósito deste 18 semanas, duplo-cego, randomizado foi comparar a eficácia ea segurança do tratamento da solução combinada
de 5% minoxidil e tretinoína 0,01% uma vez por dia com a terapia convencional, minoxidil tópico 5%, aplicada duas vezes ao dia no tratamento de
MPHL.
Um total de 29 pacientes do sexo masculino (25-50 anos) com MPHL (tipo Hamilton III-V) foram randomizados para aplicar o minoxidil 5%
duas vezes por dia ou o agente combinou uma vez por dia durante a noite usando o placebo do veículo pela manhã. Os parâmetros de eficácia foram (1) mudanças
na contagem total do cabelo, com média de espessura do cabelo e taxa de crescimento linear medido pelo fototricograma e (2) o paciente e investigador subjetiva
avaliação das mudanças na cobertura do couro cabeludo.
Após 18 semanas de terapia, aumentos significativos em todas as variáveis macrophotographic da contagem total do cabelo, o diâmetro médio do cabelo e taxa de crescimento linear foram mostradas em dois grupos de tratamento. Além disso, o minoxidil 5% e os grupos de agentes combinados também demonstrou melhora semelhante na avaliação subjetiva global pelo paciente e investigador
Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos de tratamento. A ocorrência de efeitos colaterais como prurido ou irritação local foi semelhante no grupo de minoxidil a 5% (5 de 14 indivíduos) eo grupo de agentes combinados (5 de 15 indivíduos).
Em conclusão, a eficácia ea segurança de minoxidil a 5% combinado e 0,01% tretinoína tratamento uma vez por dia seria equivalente a 5% minoxidil convencionais de terapia duas vezes por dia para o tratamento de MPHL.
Um estudo clínico comparativo randomizado
H.-S. Shin Departamento de Dermatologia da Faculdade da Universidade Nacional de Seul Medicina de Seul, Coréia
A solução tópica de minoxidil 5% tem sido amplamente utilizada para estimular o crescimento de cabelo novo e para ajudar a parar a perda de cabelo nos homens com êxito
com calvície de padrão masculino (MPHL). No entanto, não é fácil para os pacientes continuar aplicando a solução duas vezes ao dia regularmente.
O propósito deste 18 semanas, duplo-cego, randomizado foi comparar a eficácia ea segurança do tratamento da solução combinada
de 5% minoxidil e tretinoína 0,01% uma vez por dia com a terapia convencional, minoxidil tópico 5%, aplicada duas vezes ao dia no tratamento de
MPHL.
Um total de 29 pacientes do sexo masculino (25-50 anos) com MPHL (tipo Hamilton III-V) foram randomizados para aplicar o minoxidil 5%
duas vezes por dia ou o agente combinou uma vez por dia durante a noite usando o placebo do veículo pela manhã. Os parâmetros de eficácia foram (1) mudanças
na contagem total do cabelo, com média de espessura do cabelo e taxa de crescimento linear medido pelo fototricograma e (2) o paciente e investigador subjetiva
avaliação das mudanças na cobertura do couro cabeludo.
Após 18 semanas de terapia, aumentos significativos em todas as variáveis macrophotographic da contagem total do cabelo, o diâmetro médio do cabelo e taxa de crescimento linear foram mostradas em dois grupos de tratamento. Além disso, o minoxidil 5% e os grupos de agentes combinados também demonstrou melhora semelhante na avaliação subjetiva global pelo paciente e investigador
Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos de tratamento. A ocorrência de efeitos colaterais como prurido ou irritação local foi semelhante no grupo de minoxidil a 5% (5 de 14 indivíduos) eo grupo de agentes combinados (5 de 15 indivíduos).
Em conclusão, a eficácia ea segurança de minoxidil a 5% combinado e 0,01% tretinoína tratamento uma vez por dia seria equivalente a 5% minoxidil convencionais de terapia duas vezes por dia para o tratamento de MPHL.
Paulo
6Alguém aqui no fórum tem o combo Retin A + Minoxidil no tratamento? Imagino que o retin A possa oferecer benefícios maiores do que o simples incremento de absorção do minoxidil. O que acham?
Bom domingo!
Bom domingo!
Jimmy Stewart
7Já lí que o retinóico estimula divisão celular e que teria efeito nos receptores androgênicos, mas descopnfio das fontes que falaram isso quanto aos receptores.
Minoxidil com ativos
Minoxidil com ativos
Leandro
8Vocês acham que minoxidil manipulado com B12+ ácido retinóico seria uma boa combinação?
Paulo
9Leandro, boa noite.
Eu pretendo usar o minoxidil separadamente do Retin A para ter maior controle sobre possíveis irritações. Ou seja, devo começar bem devagar com as aplicações de Retin A, talvez 3 x semana, mantendo o Rogaine diariamente. Quanto à adição de b12, não sei o que traria em termos de benefícios.
Eu pretendo usar o minoxidil separadamente do Retin A para ter maior controle sobre possíveis irritações. Ou seja, devo começar bem devagar com as aplicações de Retin A, talvez 3 x semana, mantendo o Rogaine diariamente. Quanto à adição de b12, não sei o que traria em termos de benefícios.
Dwight Schrute
10O Duban, será mesmo que o minoxidil 5% com ac retinóico 1x ao dia seja tão bom quanto o normal
de 2x ao dia.Agente só vai saber testando mesmo, quem se habilita? :shock: Eu não sei, estes estudos toda hora
dizem uma coisa, se o ac retinóico fosse tão bom assim, a Rogaine já usaria ele. :? Eu estou usando o minoxidil com vitb12 e estou gostando
muito.
de 2x ao dia.Agente só vai saber testando mesmo, quem se habilita? :shock: Eu não sei, estes estudos toda hora
dizem uma coisa, se o ac retinóico fosse tão bom assim, a Rogaine já usaria ele. :? Eu estou usando o minoxidil com vitb12 e estou gostando
muito.
Tratamento:
Shampoo Head and Shoulders 2 in 1 hair endurance for men
Shampoo Elseve Homem Prevenção
Finasterida 1mg por dia
Minoxidil 5% com vitB12
That was she said!
Shampoo Head and Shoulders 2 in 1 hair endurance for men
Shampoo Elseve Homem Prevenção
Finasterida 1mg por dia
Minoxidil 5% com vitB12
That was she said!
Jimmy Stewart
11Retinóico não pode ser usado por alguns, devido ao risco de irritação do couro cabeludo, e por isso não é colocado nos industriais de minoxidil.
Outros estudos contestam a suposta ajuda dele. Sempre tem algum estudo pra contradizer outro... :?
O Dr Peruzzo disse que oretinóico pode levar a perda dos ganhos que ajudou a dar, caso a péssoa tenha alguma irritação a ele, mesmo que não muita.
Outros estudos contestam a suposta ajuda dele. Sempre tem algum estudo pra contradizer outro... :?
O Dr Peruzzo disse que oretinóico pode levar a perda dos ganhos que ajudou a dar, caso a péssoa tenha alguma irritação a ele, mesmo que não muita.
Minoxidil com ativos
Minoxidil com ativos
duban
12sinceramente: eu acredito que o minox 2 x ao dia seja muito....MAS MUITO MESMO MAIS superior ao minox 1 x ao dia com ac. retin.
só que a casos e casos, então uma solução para quando não se dá para aplicar 2 x ao dia seja essa se usar ele com ac.ret.
outra solução é aplicar ele após passar o derma roller
eu por exemplo, atulamente, ha mais de 2 meses que só uso o minxo 1 x por dia, mas eu já havia passado a fase de 2 anos direto com ele, nessas minhas idas e vindas com o uso do minox, então tô tentando segurar com 1 x ao dia e também porque estou sem saco de passar por todo o trabalho que dá aplicar ele 2 x ao dia
talvez eu manipule uma fórmula SÓ COM MINOX E AC. RET.
mas se eu for fazer isso, só usarei o acido em 0,01%
acho 0,025% uma taxa muito elevado dele, e que traz várias merdas, como descamação ( fica descascando como uma big caspa nas primeiras duas semanas..é super anti-estético) e a alta taxa de incompatibilidade com a luz do sol
MINOX JÁ NÃO PODE SER USADO E IR PRO SOL....COM AC. RET. ENTÃO...FODE LEGAL O BARRACO
só que a casos e casos, então uma solução para quando não se dá para aplicar 2 x ao dia seja essa se usar ele com ac.ret.
eu por exemplo, atulamente, ha mais de 2 meses que só uso o minxo 1 x por dia, mas eu já havia passado a fase de 2 anos direto com ele, nessas minhas idas e vindas com o uso do minox, então tô tentando segurar com 1 x ao dia e também porque estou sem saco de passar por todo o trabalho que dá aplicar ele 2 x ao dia
acho 0,025% uma taxa muito elevado dele, e que traz várias merdas, como descamação ( fica descascando como uma big caspa nas primeiras duas semanas..é super anti-estético) e a alta taxa de incompatibilidade com a luz do sol
MINOX JÁ NÃO PODE SER USADO E IR PRO SOL....COM AC. RET. ENTÃO...FODE LEGAL O BARRACO
Adriano Moura
13realmente, 0,025 eu só consigo usar uns 3 ou 4 dias seguidos, isso porque já uso a + ou - 8 meses... para uso diário seria esse percentual mesm=o, 0,01%.duban escreveu:sinceramente: eu acredito que o minox 2 x ao dia seja muito....MAS MUITO MESMO MAIS superior ao minox 1 x ao dia com ac. retin.
sucesso!!!
danizitu
14Só pra colocar lenha na fogueira, segue trecho do estudo que já havia colocado em outro tópico:
"The use of topical minoxidil together with retinoic acid(tretinoin) was first advocated in 1986 to enhance the
eficacy of topical minoxidil. Retinoic acid, an all trans-retinoic acid, promotes and regulates epithelial cell growth
and differentiation, and increases percutaneous absorption by affecting cell membrane uidity and lipid composition of
membranes.
Combination treatment has subsequently fallen out of favour because of local irritation, systemic side-effects such
as headaches, Fluid retention and postural dizziness, an explosive eruption of pyogenic granulomas on the scalp, and
failure to demonstrate superior eficacy.
A double-blind study in 92 patients showed no augmentation of hair growth with minoxidil plus retinoic acid versus minoxidil plus placebo despite increased systemic absorption of minoxidil.
Segue o link do artigo, com as referencias se alguém quiser ler mais: -Sensitization to saw palmetto and minoxidil inseparate topical extemporaneous treatments for androgenetic alopecia. Sobre possíveis reações à utilização de Minoxidil. Mostra estudo onde a adição de ácido retinóico ao minoxidil não melhorou o resultado em relação ao grupo de controle (placebo).
"The use of topical minoxidil together with retinoic acid(tretinoin) was first advocated in 1986 to enhance the
eficacy of topical minoxidil. Retinoic acid, an all trans-retinoic acid, promotes and regulates epithelial cell growth
and differentiation, and increases percutaneous absorption by affecting cell membrane uidity and lipid composition of
membranes.
Combination treatment has subsequently fallen out of favour because of local irritation, systemic side-effects such
as headaches, Fluid retention and postural dizziness, an explosive eruption of pyogenic granulomas on the scalp, and
failure to demonstrate superior eficacy.
A double-blind study in 92 patients showed no augmentation of hair growth with minoxidil plus retinoic acid versus minoxidil plus placebo despite increased systemic absorption of minoxidil.
Segue o link do artigo, com as referencias se alguém quiser ler mais: -Sensitization to saw palmetto and minoxidil inseparate topical extemporaneous treatments for androgenetic alopecia. Sobre possíveis reações à utilização de Minoxidil. Mostra estudo onde a adição de ácido retinóico ao minoxidil não melhorou o resultado em relação ao grupo de controle (placebo).
Finasterida 1mg/dia (Pro-Hair)
Minox Kirkland 2x/dia
Cetoconazol 2% 3x/semana
MSM 1500 mg/dia
Biotina 5000 mg/dia
Blended Scotch 50mL/dia
Minox Kirkland 2x/dia
Cetoconazol 2% 3x/semana
MSM 1500 mg/dia
Biotina 5000 mg/dia
Blended Scotch 50mL/dia
Paulo
15Eu acho que a questão toda gira ao redor do fato de que, com o retin A, a pessoa só precisa usar o minoxidil uma vez ao dia. Pelo menos é isso o que eu entendi do estudo postado inicialmente pelo Duban. É mais uma questão de conveniência.
Logo mais visitarei um dermatologista aqui da minha cidade que receita há vários anos minoxidil + retin A para os pacientes. É um baita estudioso do assunto e talvez ele possa passar algum dado concreto baseado na experiência com seus pacientes ao longo desses anos. Postarei aqui assim que voltar.
Bom dia a todos!
Logo mais visitarei um dermatologista aqui da minha cidade que receita há vários anos minoxidil + retin A para os pacientes. É um baita estudioso do assunto e talvez ele possa passar algum dado concreto baseado na experiência com seus pacientes ao longo desses anos. Postarei aqui assim que voltar.
Bom dia a todos!
Paulo
16O dermato com quem conversei hoje, que até uns 4 a 5 anos receitava direto retin A + minoxidil, desaconselha atualmente o uso do ácido no couro cabeludo por conta justamente da irritação, como já exposto aqui por outros amigos. Ele citou também o mesmo problema com o DMSO que, a exemplo do Retin A, potencializa a absorção do minoxidil. Melhor tentar encaixar as 2 aplicações do minoxidil na rotina diária. Paciência.
Abrs!
Abrs!
duban
17interessante tocar nesse assunto do DMSO
eu já conhecia a ALTA capacidade dele de transportar substâncias até elas atravessarem as camadas dérmicas e atingirem a absorção sistêmica das mesmas...por isso ( absorção sistêmica elevada do minoxidil) e pelo fato de alguns lugares na net atribuírem possibilidades carciogênicas a ele, eu sempre descartei o DMSO ( ao contrário dos gringos que em muitos locais insistem nele como um carreador de tópicos)
mas eu desconhecia essa capacidade de irritação do DMSO
já quanto ao ac. ret., eu sei que em mim 0,025% é anti-estético demais, pois no começo do meu uso do minoxidil, o meu derma da época me aconselhou a passar o creme de ac. ret. a 0,025% antes do minox e depois passar o minox em cima, e o resultado foi uma descamação enorme ( tipo caspa mesmo) que eu não consegui levar adiante o uso dos dois juntos
mas penso sim em vir a utilizar ele 3 x por semana a 0,01% ( tipo dia sim e dia não) e sempre a noite...mas para isso eu terei de TESTAR ele....tipo mandar fazer uns 30 ml's e testar para ver como fica
eu já conhecia a ALTA capacidade dele de transportar substâncias até elas atravessarem as camadas dérmicas e atingirem a absorção sistêmica das mesmas...por isso ( absorção sistêmica elevada do minoxidil) e pelo fato de alguns lugares na net atribuírem possibilidades carciogênicas a ele, eu sempre descartei o DMSO ( ao contrário dos gringos que em muitos locais insistem nele como um carreador de tópicos)
já quanto ao ac. ret., eu sei que em mim 0,025% é anti-estético demais, pois no começo do meu uso do minoxidil, o meu derma da época me aconselhou a passar o creme de ac. ret. a 0,025% antes do minox e depois passar o minox em cima, e o resultado foi uma descamação enorme ( tipo caspa mesmo) que eu não consegui levar adiante o uso dos dois juntos
mas penso sim em vir a utilizar ele 3 x por semana a 0,01% ( tipo dia sim e dia não) e sempre a noite...mas para isso eu terei de TESTAR ele....tipo mandar fazer uns 30 ml's e testar para ver como fica
Paulo
18Sim, Duban. Na hora surpreendeu-me um dermato citar o DMSO como potencializador do minoxidil rs, geralmente eles só conhecem fina, minoxidil e avicis.
Ele até comentou que, há 30 anos, receitava flutamida tópica, mas considerava os resultados muito incipientes, a exemplo da espiro tópica. Bem, é a opinião dele baseada na experiência dele.
Voltando ao DMSO, na época que era febre entre os gringos, o famso OZ Brew (se não me engano), eu cheguei a usar. Dava uma certa tontura, era bem estranho. Mas tive a impressão nítida de que deu uma turbinada no minoxidil. Mas o risco não compensava.
Quanto ao retin A, esse dermato mencionou afinamento na camada de queratina, o que provavelmente abre espaço para maior absorção de minox mas, ao mesmo tempo, torna o escalpo mais suscetível a irritações. Bem, não domino o aspecto técnico e posso ter escrito besteira, mas foi mais ou menos isso que ele falou.
Ele até comentou que, há 30 anos, receitava flutamida tópica, mas considerava os resultados muito incipientes, a exemplo da espiro tópica. Bem, é a opinião dele baseada na experiência dele.
Voltando ao DMSO, na época que era febre entre os gringos, o famso OZ Brew (se não me engano), eu cheguei a usar. Dava uma certa tontura, era bem estranho. Mas tive a impressão nítida de que deu uma turbinada no minoxidil. Mas o risco não compensava.
Quanto ao retin A, esse dermato mencionou afinamento na camada de queratina, o que provavelmente abre espaço para maior absorção de minox mas, ao mesmo tempo, torna o escalpo mais suscetível a irritações. Bem, não domino o aspecto técnico e posso ter escrito besteira, mas foi mais ou menos isso que ele falou.
Paulo
19Acabei de me lembrar também da reação dele quando eu falei do minoxidil 15%. Ele deu uma risada e perguntou: "você acredita mesmo que tenha diferença com relação ao minoxidil 5% ?"
Araujo99
20duban escreveu:interessante tocar nesse assunto do DMSO
Duban por favor me de uma dica:
Fui ao médico e ele me passou finasterida e uma loção capilar da qual não estou entendendo direito, é o seguinte:
minoxidil 5%
cafeína 2%
pantenol 2%
loção capilar 200 ml
eu não conheço esse pantenol e tô com medo de usar isto, já o minoxidil eu sei que é bom e queria saber se não posso mandar manipular esta loção capilar somente com o minox e deixar de fora o pantenol e a cafeína,
o que você acha?
outra coisa é que a médica disse que são 80 gotas 1 vez ao dia sendo que um colega meu aplica 20 gotas 1 vez ao dia, ou seja tá estranho...
minox industrial é duas vezes ao dia, o manipulado é uma vez?
gassef
2180 gotas dá pra sair com a cabeça molhada. :lol:
Mas falando sério. O problema dessa formula é a ausência de um permeabilizante, como o propilenoglicol, por exemplo. Sem contar que mandar manipular 200ml é exagero. O ativo vai perdendo o efeito com o tempo.
Mas falando sério. O problema dessa formula é a ausência de um permeabilizante, como o propilenoglicol, por exemplo. Sem contar que mandar manipular 200ml é exagero. O ativo vai perdendo o efeito com o tempo.
Finasterida EMS 1mg - 1X dia
Minoxidil 5% (+ kopexil, follicusan e B12) - 2X ao dia
Spectral DNC - 1X noite
Shampoo Cetoconazol - 3X semana
Pill Food: B6 + C + Biotina + Zinco + MSM + CoQ10 + Cisteina - 2X dia
Levedo Cerveja Herbarium 500mg - 7X ao dia
Spectral DNC - 1X noite
Araujo99
22gassef escreveu:80 gotas dá pra sair com a cabeça molhada. :lol:
Valeu Gassef
Qual o ideal? 100ml ou 150ml?
Este permeabilizante é como? como acrescentaria nesta fórrmula que descrevi acima para pedir na farmacia, qual a quantidade (% ou ml) ???
basta eu acrescentar junto com a fórmula que a médica me passou?
Obrigado.
gassef
23O ideal é 100ml. Essa sua formula deve conter uns 45% de propilenoglicol, para garantir uma boa permeação.Araujo99 escreveu:gassef escreveu:80 gotas dá pra sair com a cabeça molhada. :lol:
Valeu Gassef
Qual o ideal? 100ml ou 150ml?
Este permeabilizante é como? como acrescentaria nesta fórrmula que descrevi acima para pedir na farmacia, qual a quantidade (% ou ml) ???
basta eu acrescentar junto com a fórmula que a médica me passou?
Obrigado.
Mais uma coisa. Só vai funcionar se usar 2X ao dia.
Finasterida EMS 1mg - 1X dia
Spectral DNC - 1X noite
Spectral DNC - 1X noite
jujuzinha
24Neste estudo fala-se só em homens, e as mulheres também podem usar o minox + ac. ret 0,01%? Será que posso acrescentar a Auxina tricogena, q já uso?
Espirolactona 100mg
Pant
Cetoconazol (3x semana)
Suplemento com biotina (1x ao dia)
Vit D 5000 U.I (1 ao dia)
Pant
Cetoconazol (3x semana)
Suplemento com biotina (1x ao dia)
Vit D 5000 U.I (1 ao dia)
Sandman
25http://www.bernsteinmedical.com/medical ... minoxidil/
"Once a day topical use of Rogaine (topical minoxidil 2% and 5%) seems to be almost as effective as using it twice a day. The reason is, that although minoxidil has a relatively short half-life of several hours when given orally, when topically applied, it has a half-life of 22 hours in the skin."
"Once a day topical use of Rogaine (topical minoxidil 2% and 5%) seems to be almost as effective as using it twice a day. The reason is, that although minoxidil has a relatively short half-life of several hours when given orally, when topically applied, it has a half-life of 22 hours in the skin."